4 pilares do estresse infantil, um problema que todos os pais devem saber

Um excesso de estresse durante a infância propicia mudanças negativas em nível psicológico e um déficit na aprendizagem. Você proporciona um entorno saudável para seus filhos?

Fernanda Gonzales Casafús

Muito se fala do estresse em adultos, no entanto, a vida agitada que levamos não nos permite ponderar por um momento se as crianças também não sofrem dos efeitos deste mal. A velocidade, o viver no agora e no efêmero das coisas fazem com que nossas crianças também padeçam deste transtorno contemporâneo.

Um excesso de estresse durante a infância propicia mudanças negativas em nível psicológico, assim como um importante déficit na aprendizagem. Neste sentido, vale a pena nos fazer a pergunta: estamos proporcionando aos nossos filhos um entorno saudável?

Como pais, sempre desejamos dar o melhor a nossos filhos e por isso, no afã de conseguir, muitas vezes terminamos dando em excesso. Segundo o professor e mestre em educação Kim John Payne, existem 4 pilares do estresse infantil que têm a ver com os excessos, os quais compartilho aqui.

1. Excesso de coisas

As crianças de hoje costumam ter tudo em demasia. Incontáveis brinquedos, dispositivos eletrônicos, livros, roupas, o que seja. Isso termina sendo um círculo interminável: quanto mais têm, mais querem e mais seus pais lhes dão.

2. Excesso de liberdade

Tudo bem dar às crianças opções para que escolham e possam decidir por si mesmas, mas quando essas opções são uma sobrecarga, a criança perde sua capacidade de reflexão e análise.

Advertisement

Se você pensa ser um bom pai/mãe porque seu filho é livre para fazer o que quiser, saiba que está prejudicando seu futuro. Seu filho precisa de limites saudáveis para tornar-se um adulto responsável.

3. Excesso de informações

Na era da tecnologia é difícil restringir a informação. No entanto, é indispensável que, como pais, garantam que seus filhos tenham momentos de autoconhecimento e exploração. Proponha-lhes momentos em que o celular e a TV sejam desligados e surja um espaço propício ao diálogo. Se fizerem isso desde cedo, irá se tornando um hábito para eles.

4. Excesso de velocidade

Tudo acontece em passos de gigante. Quando nós, adultos, vemo-nos apressados, aceleramos nossos filhos e nem percebemos, gerando neles uma grande ansiedade quanto ao aqui e o agora.

Desta forma, mesmo sem intenção, estamos fazendo com que tenham pouca paciência e baixa tolerância à frustração. Temos que baixar os decibéis e diminuir o ritmo de vida. Às vezes menos significa mais.

Para que esses pilares fiquem para trás, é necessário simplificar a infância, ou seja, voltar a brincar e a descobrir o mundo. Como pais, devemos oferecer a nossos filhos tempo livre para que desenvolvam seu ócio recreativo, assim como tempo de qualidade junto a eles.

Advertisement

Também é importante um quarto de dormir livre de dispositivos eletrônicos, sem televisão e com uma iluminação de cabeceira que favoreça a leitura antes de dormir. Outro ponto fundamental para evitar o estresse é garantir às crianças um bom descanso e criar um espaço de tranquilidade antes de irem para a cama.

O excesso de estímulos na infância faz com que as crianças percam sua capacidade de sonhar. Para que uma criança não seja afetada pelo estrese, ela deve ser criança livremente, já que terá tempo suficiente para ser um adulto mais tarde. Enquanto nós, como pais e mentores, aproveitamos junto a elas essa bela fase.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 pilares del estrés infantil, un problema del que debes saber

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.