4 problemas de saúde que podem ser identificados apenas ao olhar para as unhas

Talvez você não saiba, mas suas unhas contam muito sobre o estado geral do seu organismo.

Stael Ferreira Pedrosa

As unhas são camadas de queratina sobrepostas. A parte visível é chamada de lâmina ungueal e cresce a partir de uma matriz – tecido conjuntivo repleto de terminações nervosas. Nas laterais o tecido é chamado de paroníquia e a “lua crescente” na base das unhas, sob a placa ungueal, é chamada de lúnula, já o tecido que se sobrepõe à unha em sua base, é chamado de cutícula.

As funções básicas da unha, além de embelezar mãos e pés, é proteger os tecidos, coçar e ser um indicativo da saúde geral do organismo. O formato, a cor e a textura podem indicar se a saúde está em risco ou não. Normalmente a pessoa percebe quando há algo de errado com as unhas. Procure o médico caso suas unhas se apresentem fracas, quebradiças, alterem a cor e ou o formato e também se surgirem manchas ou listras.

Algumas doenças podem ser percebidas apenas olhando as unhas. Observe suas unhas e veja se você tem algum dos problemas abaixo. Lembrando que as indicações abaixo não são decisivas, mas um guia geral. Somente o médico poderá dar o diagnóstico correto.

4 problemas de saúde que podem ser identificados através das unhas

1. Problemas cardíacos

Unhas arroxeadas – ou azuladas que surgem súbita ou permanentemente. Devido à falta de oxigenação decorrente de problemas cardíacos as unhas podem adquirir essa coloração. Também podem aparecer manchas escuras em baixo de cada unha das mãos. Manchas de sangue (manchas marrons) embaixo da unha também apontam para uma má circulação devido a problemas cardíacos.

2. Desnutrição

Unhas que quebram, esfarelam, ou se apresentam em lâminas, indicam problemas relacionados à falta de nutrição adequada (desnutrição) e anemia – desde que excluídas a psoríase e micose. No caso da anemia ferropriva, a unha pode apresentar deformações.

Advertisement

3. Problemas pulmonares

Unhas amareladas, unhas em forma de baquetas (dedos hipocráticos). Ocorre um crescimento anormal dos tecidos que ficam embaixo da unha, fazendo com que esta adquira uma aparência de colher virada para baixo. Indica desde disenteria até câncer de pulmão. Também surge na presença de cardiopatia congênita, doença celíaca, cirrose e tuberculose do intestino.

4. Doenças metabólicas e autoimunes

Diabetes: unhas vermelhas, quebradiças e que não crescem. Unhas que podem apresentar sulcos – as chamadas linhas de beau.

Lúpus: Linhas ou pontos marrons embaixo de cada unha, sugerem diagnóstico de lúpus, psoríase e até doenças cardíacas.

Psoríase: Unhas quebradiças, com depressões (pequenos afundamentos)

Hipotireoidismo: unhas fracas, secas e quebradiças (que descamam)

Advertisement

Unhas que apontam para problemas mais graves

Unhas com listras verticais escuras: Geralmente não têm maior significado, principalmente em pessoas negras que tendem a apresentar esse tipo de mancha nas unhas. De qualquer forma procure um médico para avaliação, pois pode ser um tipo de câncer de pele (melanoma ungueal). Unhas que se curvam para baixo podem sinalizar para câncer de pulmão. Já as pálidas ou brancas podem indicar a existência de câncer no fígado.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.