4 sentimentos que surgem quando você se divorcia

Reconheça e identifique esses sentimentos e emoções após tomar a decisão de se divorciar, para que possa curar seu coração mais rápido.

Adriana Acosta Bujan

“Eu sentia minha alma rasgada em dois pedaços, minhas lágrimas não paravam de molhar meu rosto, quando meu marido me pediu o divórcio, não entendia por que o fazia”, disse Carmen.

“Pedi o divórcio porque já não aguentava sua infidelidade, humilhação e gritos, fico feliz por tê-lo feito”, comentou Alessandra com um sorriso.

“As circunstâncias nos obrigaram a nos divorciar, seu trabalho se tornou sua prioridade”, mordendo os lábios, acrescentou Sebastião.

Você acabou de ler algumas razões pelas quais as pessoas tomam a decisão de divorciar-se. Aqueles que experimentaram um divórcio poderão concordar que essa decisão não é tomada de um dia para o outro, mas que leva algum tempo, pois não só o casal, mas também os filhos, os familiares e os amigos estão envolvidos.

Nesse processo, é comum que surjam muitas emoções e sentimentos negativos, que vão ligados aos sonhos inconclusos que se tinha em casal, pois não é fácil aceitar que a família se dividirá por completo, que os filhos talvez guardarão certo rancor, que os entes queridos deixarão de frequentar sua casa, que as finanças não serão mais as mesmas, entre outras coisas.

Advertisement

No entanto, reconhecer esses sentimentos irá ajudá-lo a aumentar o seu nível de autoestima, além de ter paz interior, a sua mente poderá estar calma e, pouco a pouco, poderá recuperar as suas expectativas e sonhos.

Quais são os sentimentos que surgem quando se divorcia?

1. Culpa

Culpar a si mesmo ou deixar-se culpar, as duas opções são comuns, porque o problema que surge quando se toma a decisão de divorciar é a culpa por ter “destruído” a sua própria família, bem como os seus sonhos. Mas simplesmente estava insustentável a situação que vivia.

Por outro lado, você pode estar ciente dos seus erros, mas muitas vezes culpamos o outro pela dor que sentimos com a decisão de nos divorciarmos. Neste ponto, o que se deve entender é que os dois são culpados, já que se há concordância em divorciar é porque ambos falharam em alguma coisa. Será conveniente refletir sobre seus próprios erros, já que serão lições valiosas que terá que aprender para melhorar suas relações amorosas futuras.

2. Solidão

Você tem medo da solidão, você pensa que não pode sobreviver sem a ajuda de seu ex, porque estava acostumado a pedir sua ajuda, apoio e aprovação para fazer as coisas, desde as mais simples até as mais complexas.

Mas agora as coisas vão mudar, porque você vai estar sozinho e deve provar a si mesmo que pode lidar com isso e muito mais. Você perceberá uma força inigualável que sempre esteve dentro de si e que nunca tinha percebido. Além disso, com o passar do tempo, verá que o seu medo da solidão era apenas uma limitação mental que o impedia de acreditar em si.

Advertisement

3. Tristeza

Sim, você vai sentir a sua alma partindo-se ao meio, porque os seus sonhos, anseios e metas terão sido desfeitos em sua maioria. Ao fechar os olhos, verá sua vida passar rapidamente como se fosse um filme no qual não há final feliz como acreditava.

Nesses momentos tudo será negativo, não há nada de bom que possa esperar, em seu coração só há pranto, dor, tristeza, decepção e frustração. No entanto, esse sentimento vai diminuindo gradualmente à medida que os assimilamos e deixamos fluir. Lembre-se que chorar cura a alma e clareia a mente.

Evite reprimir as suas emoções, deixe-as fluir para que se sinta bem.

4. Medo de se apaixonar

Depois de superar o luto do divórcio, é normal que sinta medo de se apaixonar de novo, porque não quer sentir a mesma dor ou passar pelas mesmas experiências do passado. No entanto, esse medo será eliminado quando começar a pensar em si mesmo, a recuperar a confiança e o amor-próprio, para que seja como um ímã que atrairá olhares irresistíveis.

Lembre-se primeiro de trabalhar em si, no seu amor-próprio e em satisfazer as suas necessidades. Comece! Porque depois disso, o amor voltará à sua vida sem que você se dê conta.

Advertisement

Identificar essas emoções e sentimentos vai fazer com que se sinta melhor com o divórcio. Lembre-se de não se sentir culpado ou culpada, mas aprender com os erros e assumir as consequências de seus atos.

Também recomendo deixar fluir sua tristeza para que sua dor seja mais suportável. O sentimento de solidão, desaparecerá conforme o tempo passa e você consiga reconhecer a fortaleza que há em seu interior. Não hesite em procurar sempre a ajuda de um especialista no assunto, para que seu processo de divórcio seja leve e fácil de superar.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 sentimientos que surgen cuando te divorcias

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.