4 sinais de que você está desapontado com seu parceiro
Entre o amor ao ódio há um passo, mas isso pode ser evitado se houver uma boa comunicação.
Erika Otero Romero
Não conheço um único relacionamento que seja perfeito. Há casamentos felizes? Claro que sim! Mas o amor nele não é perfeito. O que posso dizer dessas relações é que souberam enfrentar e vencer seus mal-entendidos.
Atrevo-me a dizer que o amor não é perfeito porque é um sentimento de natureza humana. Ao ser assim, está longe de não causar feridas, às vezes lamentáveis.
Pode-se amar muito o cônjuge e ainda o machucar de maneiras que jamais se imaginou que fosse possível. Essas feridas fazem com que, pouco a pouco, a pessoa se sinta decepcionada com o seu parceiro. O problema é que raramente as pessoas falam de frente sobre as atitudes de seu parceiro que as ferem. A realidade é que preferem não dizer nada por medo de que seu cônjuge lhes diminua a importância; ou então, querem que ele mesmo se dê conta de suas falhas; algo que poucas vezes acontece.
É importante que os casais falem do que os incomoda; caso contrário, chegarão a um ponto em que será impossível seguir adiante com a relação. A acumulação de decepções pode levar o casamento a um divórcio.
Francamente, é muito difícil saber quais atitudes podem ferir quem se ama; no entanto, há comportamentos que deixam claro que você ou seu parceiro estão decepcionados um com o outro. São os seguintes:
1 As discussões são sempre sobre os mesmos temas
Isso acontece porque existem pequenos conflitos que não são superados. A memória está sempre girando sobre o mesmo assunto. O que você disse doeu no outro ou pode ter sido um insulto; ou você não se lembra de uma data importante ou o seu par prefere sair com amigos a sair com você.
O ponto é que começam uma discussão pelo que seja, de repente, terminam censurando-se por aquilo que dói em vocês. É sempre igual e a outra pessoa chega a seu limite. É quando podem perder o respeito. Algo que poderia ser resolvido de forma direta e a tempo se tornou um grande problema.
2 Tornam-se muito exigentes
Qualquer circunstância causa um problema. A pia do banheiro ficar cheia de pelos de barba ou a roupa que não foi colocada no cesto: é motivo de briga. O que quer que seja, o menor motivo é suficiente para tirar a raiva acumulada, e agora esse é o resultado, um grande problema por insignificâncias.
3 Se sentem ignorados
É o que acontece quando o casal está farto dos problemas que surgem por tudo e por nada. Uma das partes começa a ignorar as reclamações, fala o estritamente necessário e vai-se afastando.
Acontece também que se dão as costas na cama e já não se dizem palavras de afeto. Não é que não se amem, é que não sabem como falar diante de como está a relação e o cansaço de brigar por bobagens.
4 Os encontros íntimos vão diminuindo
No início das relações, é natural que os casais exprimam fisicamente o amor que sentem um pelo outro. Isto é algo que muda com os anos, mas não de forma tão radical como quando há rancor e decepção de uma das partes.
É que os encontros íntimos se reduzem a nenhum. É como se eles se negassem como forma de castigo. Isto é muito danoso porque o homem se sente rejeitado e a mulher pensa que ele é infiel.
A solução está em suas próprias mãos
A verdade é essa, mas muitas vezes, por orgulho, recusam-se a dar o primeiro passo para a reconciliação. O que o casal deve fazer é não ter medo de falar francamente.
Uma coisa clara, nós, mulheres, temos o péssimo hábito de pensar que o marido ou namorado “lê a nossa mente”. Não, por estranho que pareça, os homens não leem a mente e nem entendem indiretas. Se quer que o seu parceiro saiba o que a incomoda, tem que ser direta.
Por exemplo:
Incomoda você o fato de ele ter esquecido de buscá-la na casa dos seus pais. Ele ficou com seus amigos assistindo um jogo de futebol, quando olhou para o relógio, viu estava 2 horas atrasado. Ele se apressa, mas quando chega lá, você já tinha ido. Ele chega rapidamente em casa, mas como não sabe abordar o problema, ele leva um agrado. O problema é que ele não pede desculpa e é isso que você quer, que ele peça desculpa.
Você não fala sobre o assunto, só fecha a cara e o ignora. De nada valem as flores ou que se aproxime de você na cama; você se esquiva dele que, então, acaba se afastando. Agora, sua raiva está aumentando, ele se afasta e não insiste em se aproximar. Mulheres, quem as entende? Certamente ele não. Acontece uma pequena coisa atrás da outra, até que estoura uma grande briga em que gritam um ao outro coisas horríveis que talvez nem sintam.
Algo tão simples como dizer a ele que estava chateada por ele ter se atrasado; que não era tão difícil ligar para você e dizer que chegaria tarde, pronto! Teria sido o fim de um problema. É como se algo tão pequeno voltasse a crescer devido ao acúmulo de raiva.
Falar claro é a diferença entre o amor e a guerra
O exemplo que dei acima ilustra de maneira simples como uma comunicação clara e concisa acabaria logo com um mal-entendido. A situação é que, muitas vezes, os casais se deixam levar pelo incômodo do momento.
Há que ter cuidado, o casal deve falar claro e na hora, sem dizer coisas ofensivas; sempre com respeito. Podem estar muito chateados, mas que isso não os faça esquecer o amor que sentem um pelo outro. Há que recordar sempre que, quando se perde o respeito mútuo, perde-se tudo.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 señales de que estás decepcionada de tu pareja