4 sinais de que você está ficando endividada

Segredos para sair do endividamento. Saiba mais aqui.

Shana Padilha

É natural querer adquirir as coisas materiais, fazer muitas compras, mas existem algumas situações que podem levar sua vida à falência.

É errado julgar se uma pessoa é bem financeiramente pela aparência, pelo poder de compra, viagens, padrão de vida social.

Um dos maiores motivos dos endividamentos é a frustração em alguma área da vida, uma pressão social do meio em que vive, uma necessidade de mostrar para as pessoas que está bem e sempre melhor que os demais, uma competição constante para com o seu próximo.

Tem motivações ao consumo que são tão internas e obscuras, que só serão reveladas para a própria pessoa, muitas vezes com terapia.

Não existe nada errado em gastar. O erro está em não ter o dinheiro para esses gastos e viver endividada, por não parar com os gastos desnecessários.

Advertisement

Mas, será que somente as mulheres se endividam? Não. Os homens também. O que difere muito são os motivos do endividamento.

Uma pesquisa relata que nesse momento as mulheres estão mais endividadas, sim.

Então, preste muita atenção a esses quatro sinais. Faça para você estas perguntas, reflita sobre seus gastos, o que lhe move ao gasto.

1. Você realiza todas as suas compras com o cartão de crédito? E quando paga à vista, deixa de pagar alguma outra conta?

2. Pega dinheiro emprestado ou recebe ajuda ou mesada de seus pais, sogros, banco ou algum membro da família ou amigos?

3. Se surgir uma emergência, você tem alguma reserva?

4. Você gasta tudo o que ganha?

Normalmente a pessoa só é considerada estatisticamente como endividada quando fica com as contas em atraso. No entanto, existem muitas mulheres com suas contas em dia e endividadas.

Se você se identificou com alguns desses sinais, tenha muita atenção e tome muito cuidado, pois qualquer imprevisto pode lhe levar ao endividamento propriamente dito.

Advertisement

Mas, é possível sair dessa situação, basta muita disciplina, força de vontade e foco.

1. Evite realizar todas as suas compras no cartão de crédito, esse é um dinheiro que não é seu. Está pegando emprestado. Se for necessário usar, quando chegar a fatura pague o valor total. Evite pagar o mínimo. Saia para compras com as amigas após já ter pago suas contas, para não correr o risco de gastar o dinheiro.

2. Muitas famílias hoje em dia recebem uma ajuda ou mesada dos pais, sogros, amigos, algum familiar e empréstimos frequentes com o banco. Alguns não pagam a prestação da escola de seus filhos, e essa responsabilidade fica sobre os ombros dos pais ou sogros. Evite isso, ou melhor, não conte com esse dinheiro, ele não é seu, ele não faz parte do seu orçamento. É uma ilusão. Busque viver exatamente com o que você e seu marido recebem. Tenha os pés no chão e seja humilde para reconhecer que se está endividada esse não é o momento de ostentar, e sim para economizar e quitar suas dívidas.

3. Caso fique desempregada, doente, você consegue se manter sem ajuda de amigos, pais ou outros familiares ou empréstimos com bancos? Então, pare e se organize para isso.

4. Mude seus hábitos, faça metas para melhorar suas finanças, economize. Para economizar, você precisa parar de gastar e tentar uma renda extra.

Hoje em dia muitas pessoas estão endividadas, então faça a diferença, mude. Equilibre sua vida financeira e não viva de aparência, se preocupando com o que os outros irão achar de você.

Quem realmente se importa com você, vai entender, agora quem não gosta vai falar sim, mas esses sempre irão falar, pois esse é o papel deles: falar e criticar. Cabe a você decidir, pois é sua vida que está em jogo.

Toma un momento para compartir ...

Shana Padilha

Cursando Licenciatura em Pedagogia. “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original. ” (Albert Einstein)