4 sinais que indicam que você tem um parceiro violento

Algumas ações podem parecer atos puros de amor, mas a realidade é que ocultam a maldade que não se pode perceber a olho nu.

Adriana Acosta Bujan

“Apenas fechando os olhos por um momento, posso sentir a sensação de medo ao recordar, quando meu parceiro me açoitava violenta e bruscamente e me dizia gritando que eu era a pior mãe e esposa do mundo”.

“Lembro-me de como as minhas lágrimas molhavam as minhas bochechas e o meu corpo prostrava-se estático, ficando imóvel como se me tivesse transformado num saco de pancada para apanhar. Muitas vezes ficava deitada no chão totalmente inconsciente”.

“Confesso que com todos os golpes que recebi, tive vários abortos. Ainda assim, deixei passar muito tempo para abandonar meu parceiro e me dar conta de que minha vida era o mais precioso“, disse Juliana.

Essa história não é um filme de ficção ou uma série, mas, pelo contrário, infelizmente, é um caso real, com o qual podemos nos identificar quando somos vítimas de maus-tratos físicos e psicológicos por parte do nosso parceiro.

Se quiser conhecer e entender quais são os sinais que indicam que está com um parceiro violento, continue lendo.

Advertisement

Violência invisível

A violência pode ser entendida como aquela ação na qual uma pessoa é submetida por outra e podem haver tapas, bofetadas ou empurrões. Esse tipo de violência é perceptível a olho nu, porque causa danos fisicamente.

Outro tipo de violência é a psicológica, que tem uma maneira sutil de ferir uma pessoa por ser enganosa e silenciosa. Vai lentamente destruindo as emoções, o amor-próprio, a segurança e a confiança em si mesmo, até que a vítima, não encontrando uma saída, opte por tirar a própria vida.

Para evitar consequências graves, é importante saber reconhecer quando se está com um parceiro violento, por isso partilho o seguinte:

1. Falta de confiança

A confiança é um valor difícil de construir e fácil de destruir, em qualquer relação. Ela vai crescendo pouco a pouco com as ações diárias que os casais fazem para alcançar seu bem-estar e felicidade. Inclusive, podemos afirmar que quando há amor, existe confiança.

Agora, uma maneira de reconhecer se você está com um parceiro violento é quando a confiança se quebra e não há mais paz em seu relacionamento. Por exemplo, se o seu parceiro está constantemente espionando você, fechando seu espaço ou a privando dele simplesmente porque pensa que você o vai trair, é um sinal de violência psicológica.

Advertisement

Esse tipo de violência pode dar-se com comentários como, por exemplo: “Melhor ficar em casa, não saia”, “Você é uma mentirosa, eu a vi com outro!”, “Você não deve usar esses decotes provocadores”, “Por que curtiu a foto de tal pessoa?”, “Eu a vi conectada nas redes a tal hora, estava falando com quem?”, etc.

2. A sua opinião não conta

Uma forma de reconhecer se você está com um parceiro violento é quando a sua opinião é completamente ignorada; o outro pode até pedir, mas não fará o que você disser. Preste atenção às pequenas coisas que você faz e que realmente não queria, por exemplo: quer assistir a uma série de TV, mas acaba vendo uma luta de boxe, ou você quer comer pizza e acaba comendo sopa de legumes, você quer sair com amigos e seu parceiro pede para não ir e você decide ficar, entre outras coisas.

Você também pode perceber que o seu parceiro é violento quando ele assume o controle do relacionamento, ele decide o que fazer; se ele comete um erro em alguma ocasião, jogará a culpa de tudo em você.

3. Minimiza ou ridiculariza

A violência psicológica é enganosa, às vezes seu parceiro a faz sentir-se amada, especial e importante; mas terá comportamentos contraditórios que destruirão seu coração. Talvez a diminua em público, envergonhando-a em frente aos seus amigos e familiares.

Por exemplo, pode ser que lhe diga frases como: “Você não sabe, melhor se calar”, “Você faz tudo errado”, “Você está louca”, “Você vai assim, com essa roupa?”, “Você nunca consegue fazer nada bem feito”, “Não gosto de sair com você porque você é exibicionista”.

Advertisement

O parceiro violento minimiza, é difícil para ele reconhecer e valorizar o amor que você pode dar, normalmente foca em seus defeitos e deixará você saber deles sem piedade, inclusive poderá fazer comentários sarcásticos sobre seu aspecto físico ou suas ações, de uma maneira, segundo ele, divertida.

4. Você não é a prioridade dele

Ele pode gritar aos quatro ventos que a ama, mas as suas ações mostram que o amor que sente está em segundo plano. Uma maneira de saber se você está com alguém violento é quando o outro não a prioriza.

Por exemplo: haverá situações nas quais ele a ignorará por completo, não atenderá suas necessidades, não dará importância a seus sonhos, objetivos e expectativas. Normalmente, assumirá o controle da relação porque sempre pensará em si mesmo.

Lembre-se de que a violência pode ocorrer de diferentes maneiras, por isso você deve estar atenta a todos aqueles sinais que indicam dor e sofrimento. Pense no seu bem-estar e peça ajuda a um especialista para saber como agir, a sua vida é valiosa!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 señales que indican que estás con una pareja violenta

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.