4 soluções para a alergia alimentar do seu filho
Descobrir que seu filho tem uma alergia alimentar pode trazer um grande desafio. Substituir alimentos e controlar sua ingestão é um trabalho diário. Algumas dicas ajudam.
Georgia Lee
Descobrir que seu filho é sensível, alérgico ou totalmente incapaz de processar certos alimentos pode ser desafiador. O organismo de muitas crianças reage imediatamente contra os alimentos ou aditivos que desencadeiam o problema, mas outras desenvolvem problemas crônicos cujos sintomas crescem ao longo do tempo. Esses sintomas, chamados anafilaxia, podem variar de erupções de pele inexplicáveis, dores de cabeça, dor abdominal, náusea ou vômito até fechamento da glote, que pode levar à morte.
Descobrindo a intolerância
Para determinar definitivamente se o seu filho sofre de sensibilidade ou intolerância alimentar devem ser realizados vários testes. O pediatra pode administrar um teste cutâneo para vários tipos de alérgenos mais comuns ou pedir um exame de sangue.
Sintomas a observar se seu bebê tem alergias
Você pode fazer com seu filho um teste alimentar, dando-lhe o alimento que você acha que ele tem sensibilidade e monitorar suas reações – mas cuidado! Só faça isso com a supervisão de um médico! Você pode também excluir esses produtos tóxicos potenciais da dieta do seu filho para ver se os sintomas desaparecem ou persistem.
Alimentos que mais causam alergia
-
Laticínios.
Advertisement -
Glúten – encontrado no trigo, cevada, centeio e na aveia e trigo sarraceno processados. Aveia e trigo sarraceno não contêm glúten em si, mas podem passar a ter esse aditivo após o contato com a farinha de trigo durante o processamento.
-
Milho.
-
Ovos.
-
Mariscos (inclusive peixes).
-
Soja.
Advertisement -
Castanhas.
6 sintomas de alergias alimentares no bebê
Então, o que você faz quando sua criança está tendo problemas alimentares grandes?
1. Substituições comuns
-
Prefira os alimentos orgânicos e evite os geneticamente modificados (transgênicos) sempre que puder. Às vezes, o corpo simplesmente não reconhece ou rejeita as alterações anti-naturais de nossos alimentos e reage a elas. As moléculas dos alimentos em si não são o problema, mas os hormônios, pesticidas, toxinas, corantes e aditivos alimentares são.
-
Tente o leite de cabra em vez de leite de vaca. O leite de cabra é altamente nutritivo, tem menor teor de gordura que o de vaca, menor potencial para a reação alérgica e é alcalino, o que faz um bem enorme ao corpo. Além disso, queijo de cabra é simplesmente delicioso. Você também pode tentar o leite de soja, de amêndoas, cânhamo e leite de coco.
-
Grãos sem glúten como arroz, quinua, milho, painço, amaranto e aveia podem ser substitutos para o trigo. A aveia sem glúten é processada de forma diferente da tradicional para não ser contaminada com glúten do trigo durante o processo. E trigo sarraceno não contém glúten como o trigo comum. Mas, novamente, pode ser contaminado com trigo através do processamento comercial. Se você está à procura de substitutos para a farinha de trigo em suas receitas, tente batata cozida e amassada ou outras farinhas como: farinha de amêndoas, de grão-de-bico, de arroz, de milho e de soja.
Advertisement -
Se o milho e a soja foram riscados da lista, tente substituir por farinha de nozes ou ainda por farinha de amêndoas, ou de coco. Se as castanhas também causam problemas, o arroz e o trigo sarraceno já antes mencionado devem ser a opção.
-
Cozinhar sem ovos também pode ser difícil, mas algumas receitas podem usar substitutos como purê de maçã ou de banana (1/4 de xícara para um ovo), iogurte de soja, tofu (queijo de soja) e uma ou duas colheres de chá a mais de fermento em pó para obter a mesma levedura e volume. (Mais ideias aqui)
2. A medicina ocidental
O pediatra do seu filho pode receitar medicamentos anti-inflamatórios, como anti-histamínicos ou corticóides para manter as respostas imunológicas sob controle. Mas uma intolerância absoluta a certos estímulos pode não ter um tratamento médico de fácil administração.
3. A medicina oriental
A medicina oriental tem uma variedade de opções para sensibilidades alimentares. Quer você acredite nessas técnicas antigas ou não, como acupuntura, reiki, chás de ervas e cura energética, mesmo assim, tudo deve ser tentado para ter de volta o seu filho com o corpo em equilíbrio. Faça o que for preciso.
4. Eliminação do alérgeno
Às vezes, a melhor defesa é um bom ataque. Eliminar o alérgeno da dieta do seu filho é uma forma garantida de evitar os problemas que eles causam. Mas, infelizmente, o mundo não está configurado para atender às necessidades dietéticas especiais. E o seu filho acabará entrando em contacto com alimentos proibidos, mais cedo ou mais tarde, especialmente os doces, salgados gordurosos, opções deliciosas que seus amigos certamente comerão perto dele.
Como saber quais erupções mostrar ao médico do seu filho
Eu sou alérgica a glúten e experimento uma notável mudança no meu humor ao ingerir alimentos que o contenham. A contragosto tive que eliminar completamente o milho da minha dieta devido a uma recente indigestão grave. Mesmo o milho orgânico não pôde manter meus amados cereais – sucrilhos e tortilhas crocantes – no meu café da manhã.
Ao lidar com as alergias do seu filho – sensibilidade e intolerância – pode ser um ajuste difícil no início. Mas essa é uma oportunidade para toda a família unir-se, encontrar alternativas e fazer escolhas mais saudáveis. A maior parte dos alimentos alérgenos pode ser substituída por outros mais nutritivos, alcalinos, alimentos integrais e suplementos processados de maneira mais natural. Pode também dar a você e a seus filhos a oportunidade de buscar opções saudáveis em novas receitas e experimentar novos sabores. Faça os testes, assuma o desafio e tenha a chance de uma dieta melhor. A saúde de seus filhos agradece.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Easy solutions for your child’s food allergy.