Criando tradições em família: União e exemplo para os filhos

As vantagens que as tradições criadas em família trazem para a união e estabelecimento de bem-estar que não pode ser encontrado em qualquer outro local.

4,273 views   |   4 shares
  • Boas tradições fortalecem o senso de pertencer a uma família, enriquecem a vida e aquecem o coração . Algumas são mantidas por longas datas e podem ser consideradas preciosas como joias antigas de família, mas as mais recentes também funcionam, basta executá-las por algum tempo e terá então plantado a semente de uma nova tradição! Se sua família ainda não tem suas tradições, vocês podem escolher as que desejarem e começar a implantá-las. Seguem algumas ideias:

  • Práticas/Programas

  • Coisas específicas, como reunir a família para uma tarde assistindo esportes ou filmes, fazer um piquenique especial a cada Dia das Crianças, viajar para a praia favorita anualmente, organizar um projeto de serviço perto do natal, manter uma reunião familiar semanal com lições, brincadeiras e um lanche, fazer juntos uma pizza caseira todo sábado a noite, etc.

  • Costumes/Expectativas

  • Fazem parte da rotina, como a distribuição de tarefas a cada membro da família para a arrumação da casa, o aprendizado de música ou um determinado esporte, o hábito de dormir cedo, a manutenção de um jardim/horta em família, etc.

  • Formas de Pensar/Agir

  • Essas entram na questão do caráter e da honra, incluem o ensinamento de valores como por exemplo: honestidade, integridade, castidade, esforço, trabalho árduo, economia, persistência, etc.

  • Em alguns casos, herdamos tradições não só dos pais, como também da cultura em que vivemos. E é importante ressaltar que nem toda tradição que chega até nós precisa ser levada adiante, pois nem todas são boas! As que foram citadas nos exemplos acima promovem harmonia, sucesso e união familiar, mas também existem casos em que a tradição envolve coisas nocivas ao espírito, como ingerir bebidas alcoólicas em datas festivas, tirar vantagem de outras pessoas por meio de atos desonestos, mentir para se livrar de encrencas, ou ter como normal um clima de brigas e insultos no lar.

  • Se o exemplo que recebemos de nossos pais não é bom, temos a responsabilidade de quebrar o ciclo. (...) Todos podem aprender a buscar um caminho melhor e, ao fazê-lo, abençoar a vida dos familiares e ensinar tradições corretas às gerações futuras”. (Robert D. Hales)

  • Reflita sobre os tipos de tradições que gostaria de ter e escolha com amor as que melhor atendem as necessidades de sua família. Lembre-se de ser firme ao implementá-las, pois novos hábitos exigem algum esforço até se tornarem arraigados. O que for prioridade deve ser inegociável, isso significa que vamos fazer o que nos propomos a fazer, a menos que algo realmente maior interfira, não permitindo que coisas banais, ou mesmo a preguiça ou desânimo atrapalhem o plano pré-estabelecido.

  • Advertisement
  • No futuro, seus filhos/netos vão se lembrar com carinho desses momentos únicos vividos em família.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Criando tradições em família: União e exemplo para os filhos

As vantagens que as tradições criadas em família trazem para a união e estabelecimento de bem-estar que não pode ser encontrado em qualquer outro local.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr