6 bons exemplos de amor ao cônjuge que os pais dão aos filhos diariamente

Ensine seus filhos pelo exemplo com pequenos atos diários que demostram amor ao seu cônjuge.

17,744 views   |   10 shares
  • Criar filhos não é tarefa fácil, e nem existe uma “receita pronta e perfeita" a ser seguida que se aplica a todo mundo. Filhos têm personalidades diferentes, famílias são diferentes e situações que acontecem em uma família não necessariamente acontecem em outras.

  • Mesmo sabendo tudo isso, sabemos também que uma das maneiras mais eficazes de ensinar nossos filhos é pelo exemplo. O fato deles estarem vivendo conosco e observando nossas ações diariamente, ano após ano, faz com que as coisas que fazemos sejam absorvidas por eles mais do que qualquer conversa ou bronca.

  • Por essa razão, o nosso relacionamento com nosso cônjuge influencia muito a vida dos nossos filhos. Ao observar o tipo de relação que temos, nossos filhos estão decidindo involuntariamente o tipo de relação que eles querem ter no futuro. Um casal que passa para os filhos constantemente a ideia que tem um relacionamento feliz e estável também faz que seus filhos sejam mais confiantes neles mesmos e respeitem mais os seus pais.

  • Pequenos atos diários, quando constantes e verdadeiros, cumprem muito bem esse papel de ensinar nossos filhos pelo exemplo. Algumas dicas de atos que você e seu cônjuge podem decidir incluir na sua rotina são:

  • 1. Nunca falem mal um do outro

  • Nós devemos ser sempre e em qualquer situação os maiores defensores do nosso cônjuge. Criticar ou apontar defeitos, especialmente na frente dos outros, é uma maneira de trair a confiança da pessoa que, mesmo que imperfeita, deveria ser a mais importante das nossas vidas. Falar mal na frente das crianças, então, 100% proibido! Frases como: “Seu pai nunca cumpre horários” ou “Sua mãe demora muito para se arrumar” devem ser banidas do vocabulário da casa.

  • 2. Digam constantemente que se amam

  • Isso não é muito difícil. Você não precisa se esforçar para fazer uma declaração romântica na frente das crianças ou adolescentes todos os dias. Uma simples despedida como: “Bom trabalho, querido! Amo você.” já cumpre bem o papel.

  • 3. Se importem com a opinião um do outro

  • Mostre para seus filhos que vocês se importam com que o outro membro do casal pensa de você. Uma mãe que fala: “Seu pai vai chegar em casa daqui a pouco! Melhor eu subir e colocar um batom.” Ou um marido que ao se arrumar pergunta para um filho: “Você acha que sua mãe vai gostar dessa camisa? Vai me achar bonito?” mostra para os filhos o quão importante vocês ainda são um para o outro.

  • 4. Não discutam ou resolvam problemas na frente dos filhos

  • Advertisement
  • O casal não vai concordar sempre em tudo, mas não significa que os filhos precisam saber disso. Mostrem sempre unidade quando se mostra necessário, use frases como: “Se sua mãe disse que você não pode ir, é por que não pode” e resolvam os problemas e desavenças quando estiverem sozinhos. Apoiem as decisões um do outro.

  • 5. Demostrem afeto um pelo outro

  • Não é por que vocês estão casados há anos que a época de namoro precisa acabar. Filhos adoram ver os pais apaixonados um pelo outro. Se vão assistir televisão, sentem-se um ao lado do outro no sofá e fiquem de mãos dadas. Sempre recebam um ao outro com beijos ao chegar em casa ou se encontrarem em algum lugar.

  • 6. Elogiem um ao outro

  • Sempre aproveitem a oportunidade para elogiar seu cônjuge – seja para ele mesmo ou para seus filhos. E lembre-se: nunca subestime o poder de um elogio! Um elogio para o outro membro do casal vai fazer ele se sentir melhor e querer melhorar, mostrar para seus filhos como você ama seu/sua marido/esposa e de quebra vai fazer com que seu filho também admire essa qualidade na pessoa e tente desenvolvê-la também. Fale coisas como: “É ótimo viver com a sua mãe, ela é uma pessoa muito organizada”, ou ainda “Nossa, você parece tão cansado hoje! Obrigada por trabalhar tão duro, querido”. Essas frases ficam gravadas na mente do seu cônjuge e dos seus filhos. E ainda ajudam seu cônjuge a se esforçar para ser uma pessoa melhor. (Para mais dicas sobre esse último ponto, leia o meu artigo aqui no site chamado “Como uma esposa recém-casada deve agir”.

  • Lembrem-se que nada demonstra mais amor do que verdadeira fidelidade e respeito para o seu cônjuge. Seus filhos e seu/sua marido/esposa precisam ter a certeza absoluta que você só tem olhos para ele/ela. Isso significa que olhar para outras mulheres na rua ou falar como aquele homem na televisão é lindo e atraente não devem ser coisas aceitáveis na sua casa. Se esforcem de verdade para que seus pensamentos, no que diz respeito a afeto ou a quem você acha atraente, sejam sempre focados apenas no outro membro do casal. Assim vocês vão estar demosntrando (muito mais do que apenas falando) para seus filhos o quanto seu relacionamento - e ao mesmo tempo, toda a sua família - são importantes para vocês.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Simony é casada, mãe de 3 filhos e optou ser mãe em tempo integral. É formada em Adm. Publica pela UDESC tem um MPA pela Brigham Young University.

6 bons exemplos de amor ao cônjuge que os pais dão aos filhos diariamente

Ensine seus filhos pelo exemplo com pequenos atos diários que demostram amor ao seu cônjuge.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr