7 maneiras de preservar as fotos.

Dicas para organizar e preservar fotos familiares.

10,999 views   |   13 shares
  • Fotografias familiares podem ser verdadeiros tesouros na preservação das memórias e lembranças. Uma boa sessão de fotos antigas ou até mesmo de alguns anos passados é como uma viagem pelo túnel do tempo, ajuda a recordar o que já vivemos, como nos sentimos e permite observar detalhes que, se não estivessem registrados, acabariam ficando perdidos.

  • Para evitar que esses documentos preciosos se estraguem ou percam, seguem algumas dicas:

  • 1. Digitalize todas as fotos impressas usando um scanner e guarde o arquivo em dois ou três lugares, como cd's, pen drives, e-mail, além do próprio computador. Para aumentar a qualidade do que for

  • scanneado, procure um software que utilize um nível alto de DPI (Dot Per Inch- Pontos Por Polegada) mínimo de 300.

  • 2. As fotos antigas, de papel fotográfico, não devem ser armazenadas em caixas de papelão, couro ou madeira, pois passam umidade e permitem a proliferação de fungos e bactérias.

  • 3. Procure álbuns que possuam plásticos magnéticos, pois conservam melhor as fotos, evitando o amarelamento. Guarde-as na horizontal para evitar deformações e em local seco, fresco e ventilado.

  • 4. Para organizar as fotos impressas, separe os álbuns por temas, e se for necessário fazer anotações no verso, use uma caneta apropriada pois as canetas normais podem escorrer e deixar borrado. Mas evite manuseá-las sem o uso de luvas pois mesmo com as mãos limpas ficam marcas que iniciam o processo de desgaste.

  • 5. Para organizar as fotos digitalizadas, faça uma pasta para cada ano e dentro de cada ano uma pasta para cada evento, como: Natal, formatura, viagens, feriados, parques e outros. Assim pode localizar fotos específicas com mais facilidade.

  • 6. Se tiver uma foto importante com partes apagadas ou danificadas, existem laboratórios fotográficos que fazem recuperações muito boas e, em alguns casos, ficam como se fossem novas.

  • 7. Passe as fotos da câmera para seu computador com frequência, assim caso perca o aparelho ou tenha algum problema com o cartão, perderá o menos possível.

  • Quando as câmeras fotográficas surgiram no Brasil, por volta de 1840, muitas pessoas tinham receio, senão medo, de serem fotografadas, era comum a crença de que "tirar" uma foto, "tirava" a alma da pessoa! Embora nossa alma não possa realmente ser tirada e presa em um pedaço de papel, é interessante pensar no quanto podemos guardar de nós mesmos e de nossos entes queridos através desta genial invenção, e de certa forma, talvez podemos encontrar nossa alma nesses arquivos.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

7 maneiras de preservar as fotos.

Dicas para organizar e preservar fotos familiares.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr