Como identificar o suficiente para nossas necessidades (INFOGRÁFICO)

No mundo e no momento em que vivemos, possuir o todo não é suficiente. Por isso o hiperconsumo. Saiba como identificar suas necessidades para conhecer o quanto é suficiente para supri-las e viver frugalmente.

Antonio Alexandre Silva Neto

Na era do hiperconsumo, da corrida pelo PIB e da produtividade crescente a cada ano, a palavra suficiente torna-se um acinte. Pode-se dizer que é uma blasfêmia ao capitalismo.

Considere sua renda/salário. Sua renda atual é suficiente para atender suas necessidades? Se você ganhou um aumento, não pelo dissídio de classe, mas por mérito ou por promoção de cargo, a renda anterior era suficiente? E por que a atual ainda não é? Como se define o quanto será suficiente?

Voltemos a sua renda.

A sua renda não foi definida pelo seu patrão e sim pela escolha que fez da profissão que desejou, pela empresa em que desejou trabalhar e no cargo que sua habilidade te permitiu. E a profissão/habilidade que tem atualmente está relacionada com seu grau de instrução/escolaridade. Seu salário/renda é o seu limite para satisfazer suas necessidades atuais.

Normalmente almejamos sempre além daquilo que temos e podemos obter com os recursos que se nos apresentam ou temos. Sempre queremos mais. Na verdade não há limites para nossos desejos ou anseios. Isso não é algo ruim. Mas quanto será suficiente?

Advertisement

Veja o orçamento na ilustração acima a titulo de exemplo ( imagem do artigo):

Sem considerar outros aspectos do orçamento ou possíveis cortes/redução/suspensão de despesas, veja que o Sr. Emengardo possui as necessidades no limite de seus rendimentos. (Isso mesmo, essa é a visão que devemos ter).

Para que atenda essas necessidades e ainda tenha uma sobra líquida de pelo menos 20% seus rendimentos líquidos teriam que ser de R$ 1.872,00.

Verifique também que, nesse exemplo, listei propositadamente apenas despesas essenciais e apenas uma que pode ser suprimida.

Assim sendo, ao conhecer o valor de renda necessária para satisfazer suas necessidades passe primeiro pelo seu orçamento daquilo que é básico e essencial. Ou seja, dos itens orçamentários sem os quais não conseguirá obter/produzir os demais que darão conforto e maior bem-estar.

Advertisement

Se verificar que tem um orçamento semelhante ao do Sr Emengardo, então terá que tomar alguma atitude para obter uma renda que te dê um percentual líquido suficiente para aquilo que almeja para sua vida pessoal ou familiar.

Resumindo

1. A identificação de suas necessidades primárias começa pelo seu estilo de vida, cultura e valores pessoais e familiares.

2. O local onde mora atualmente revelará suas principais necessidades, pois é de sua base que começa suas ações.

3. Sua escolaridade /instrução define sua profissão/habilidades.

4. Sua profissão/habilidade determina o quanto ganha ou quer ganhar.

5. O local de trabalho/empresa onde trabalha determina sua despesa de transporte /tempo longe de casa e acesso ao crescimento profissional.

6. Sua renda pessoal/familiar limita o atendimento de seus anseios/desejos. Você pode atender seus anseios/desejos aumentando sua capacidade de ganhos e de administração de seus rendimentos.

7. Seu orçamento define suas necessidades.

8. A demanda familiar básica de alimentação, transporte, suporte básico de moradia, lazer, educação, saúde, animais de estimação é a medida de suas necessidades atuais.

9. Se sua renda atende essas necessidades atuais então essa é a medida do quanto é suficiente para suas necessidades. Obter 20% de liquidez é a medida ideal para qualquer que seja seu orçamento.

10. Sempre se é possível determinar quanto é suficiente num dado período. A vida promove diferentes necessidades ao longo de nossa existência.

Abraços e sucesso sempre.

Toma un momento para compartir ...

Antonio Alexandre Silva Neto

Antônio Alexandre é Tecnólogo em Gestão Empresarial e trabalha como Diretor Administrativo na Weyes Technology Solutions, empresa de inovações em Tecnologia da Informação. Autor do livro "Salário e Prosperidade", é casado, pai de cinco filhos com um neto (ou neta) a caminho. Gosta do mar, nadar e passear de bicicleta na praia, além de ler e escrever.