Ideias simples para armazenar 5 alimentos básicos

Reflexões e ideias sobre armazenamento de alimentos.

3,659 views   |   2 shares
  • Pode parecer inconveniente manter uma reserva de alimentos e outros itens de primeira necessidade dentro de casa quando se pode guardar dinheiro e comprar o que for preciso no momento em que surgir a necessidade, no entanto, é bom considerar que nem sempre podemos adquirir as coisas com a facilidade costumeira, pois crises de abastecimento podem ocorrer por diversos motivos como: greves de caminhoneiros, surtos de doenças contagiosas, conflitos políticos ou mesmo catástrofes naturais.

  • Ter um armazenamento em casa também pode ser uma segurança em caso de desemprego ou revézes financeiros. Confira abaixo algumas formas simples de armazenar:

  • 1. Água

  • Aproveite para guardar água em garrafas/garrafões enquanto ela sai naturalmente das torneiras, em caso de falta, esse simples ato pode fazer uma grande diferença. A quantidade recomendada para 2 semanas é 30 litros por pessoa para beber e outros 30 litros para higiene (lavar mãos, escovar dentes, lavar louças). Os recipientes devem estar esterelizados e a água filtrada ou fervida durante 5 minutos. Caso suspeite da qualidade da água, você pode esterelizá-la usando 2 gotas de cloro para cada litro ou ½ colher de chá para 20 litros.

  • 2. Arroz

  • Lave bem garrafas pet de refrigerante (e as tampas) e esterilize-as com alcool 96 graus. Deixe-as de boca para baixo sob um guardanapo limpo até secarem completamente. Então comece a colocar os grãos e intercale com 2 dentes de alho (com casca e em bom estado) a cada 4 dedos de altura. Vá batendo a garrafa sob um pano dobrado, segurando pela base, de forma a compactar os grãos e tirar o máximo de ar possível, ela deve ficar dura no final. Guardando dessa forma, o arroz dura, pelo menos, 2 anos, ao passo que, ficando na embalagem não chegaria a um ano.

  • 3. Ovos

  • Misture 250g de cal virgem em 4 litros de água, despeje em um vidro de boca larga ou pequeno barril. Mergulhe os ovos neste líquido com cuidado e tampe. Eles duram 6 meses e permanecem frescos.

  • 4. Frutas

  • É possível aproveitar vidros desde que não tenham nenhuma parte quebrada ou trincada e se a tampa não for de plástico. Eles podem ser esterilizados com o calor do forno médio por 10 minutos e retirados com pegador (previamente esterilizado em água fervendo, todos utensílios utilizados precisam passar por esse processo). As frutas são acomodadas nos vidros depois de descascadas/picadas e despeja-se uma calda quente por cima, feita com 3 copos de açucar e 4 copos de água. Para criar vácuo nos potes, basta tampá-los (vedá-los) bem e colocá-los para ferver 20 minutos em uma panela com água e alguns guardanapos embaixo dos vidros, deixe esfriar naturalmente para não causar quebra por choque térmico.

  • Advertisement
  • 5. Leite condensado

  • Pode ser transformado em leite adicionando água e tem boa durabilidade na própria embalagem.

  • Você pode obter mais instruções sobre diversos processos de armazenamento em http://sud.tvieira.net/2010/01/29/apostila-completa-de-armazenamento-de-alimentos/

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Ideias simples para armazenar 5 alimentos básicos

Reflexões e ideias sobre armazenamento de alimentos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr