5 passos para uma vida mais simples

Se deseja simplificar sua vida e não sabe por onde começar aqui estão cinco sugestões para ajudá-lo.

2,646 views   |   shares
  • No mundo de hoje, é normal ficar agitado e muito fácil se sentir sobrecarregado. Com uma lista cada vez maior de coisas que demandam nosso tempo e atenção, acesso ilimitado a um fluxo interminável de informações e uma cultura mundial que valoriza a "ocupação" como um sinal de produtividade, pode ser difícil voltar atrás e encontrar formas de desacelerar e ter mais tempo para desfrutar a vida.

  • Quando você está tentando manter-se no ritmo frenético do mundo ao seu redor, muitas vezes se dará conta do desejo de ter um pouco mais de estrutura, de simplicidade e alegria em sua rotina diária.

  • Se você quer simplificar, mas acha difícil saber por onde começar, aqui estão cinco dicas que poderão ajudá-lo a encontrar o seu caminho para uma vida mais feliz e cheia de paz.

  • 1. Priorizar, priorizar, priorizar!

  • Você não pode simplificar a sua vida sem antes determinar suas prioridades. Faça uma lista de todas as coisas que tomam o seu tempo, e tente separá-las em 2 ou 3 categorias por ordem de importância. Que tarefas são de extrema importância para a saúde e o bem-estar de sua família? Quais são divertidas e gratificantes, mas finalmente elegíveis?

  • Crie uma classificação de planejamento diário ou semanal do que você precisa realizar por ordem de importância. Busque completar tarefas obrigatórias, as que você deve fazer em primeiro lugar, em seguida, passe para as outras da lista. Se você descobrir que está ficando sem tempo, energia ou resistência antes de chegar ao final da lista, tudo bem! Seja realista com as expectativas que você definiu para si mesmo, e lembre-se que as tarefas que não forem urgentes sempre poderão ser transferidas para outro dia ou semana.

  • 2. Aprenda a dizer "não"

  • Embora possa ser difícil recusar um convite para divertir-se ou declinar assumir uma responsabilidade de importância, é importante saber que, às vezes, você precisa dizer "não".

  • Se você sente que não pode executar uma tarefa que alguém lhe pediu para fazer, delicadamente, mas com firmeza, explique que você não será capaz de levar isso adiante, agora. Se você foi convidado para fazer algo que você sabe que adoraria fazer, mas simplesmente não tem tempo no momento, sugira o reescalonamento do evento. Se isso não for possível, não há problema em recusar com elegância.

  • Lembre-se que só você pode saber de suas necessidades e limitações. Salvaguardar o seu tempo e os recursos o ajudarão a ter mais para dar aos que o rodeiam. Às vezes, um simples e encantador "não" pode ser exatamente o que você precisa para ajudar a combater o sentimento avassalador que vem de se sentir muito ocupado.

  • Advertisement
  • 3. Reconheça quando as coisas não forem tão importantes quanto parecem ser

  • Se você estiver se sentindo esmagado e sobrecarregado por suas responsabilidades diárias, pode parecer como se tudo o que exige seu tempo seja de fundamental importância. Quase sempre, no entanto, uma inspeção mais minuciosa revelará que essa não é bem a verdade.

  • Muitas coisas que possam parecer importantes e urgentes depois de um olhar mais atento poderão se tornar menos importantes do que pensamos. Seja honesto com você mesmo ao reconhecer quais são as responsabilidades realmente essenciais e quais são as atribuições que você tomou sobre si mesmo. Lembre-se que às vezes é bom deixar de lado as tarefas menos importantes - como Dieter F. Uchtdorf disse: "Um homem sábio certa vez distinguiu entre 'a arte nobre de fazer as coisas' e 'a arte mais nobre de deixar as coisas por fazer'"(ênfase adicionada).

  • 4. Organize, mantenha a ordem e não compre coisas que não irá usar

  • Nada pode complicar uma vida simples tão rapidamente como uma casa cheia de coisas que você realmente não precisa. Dê uma olhada nos brinquedos, quinquilharias, jornais, revistas e outras coisas materiais em sua casa - são necessárias? Elas são usadas com frequência? Será que ajudam a tornar sua vida mais fácil ou parecem ficar no caminho e tornar a limpeza mais difícil?

  • Tire um fim de semana para limpar e organizar a sua casa, deixar ir as coisas que não façam sentido ou não sejam úteis para você. Considere doar o que você não precisa a uma loja de caridade ou brechó.

  • Também é importante ter cuidado nas compras que faz. Será que esta compra adicionará mais desordem em sua casa, ou será que servirá a um propósito útil? Tente não comprar coisas que você não usará com frequência. Pense em conseguir esmprestados livros, filmes e outros meios de comunicação através de uma biblioteca local ou fonte semelhante - não só economizará espaço na prateleira e reduzirá a desordem em sua casa, mas ajudará você a economizar dinheiro.

  • 5. Tire um tempo para si mesmo

  • Conforme trabalhar para reorganizar sua agenda e simplificar a sua vida, não se esqueça de tirar um tempo para si mesmo. Dar a si mesmo a oportunidade de descansar e rejuvenescer ao fazer algo que você ama irá ajudá-lo a avançar e a realizar as coisas que você precisa sem sentir-se esgotado e sobrecarregado.

  • Embora possa parecer difícil no começo, a implementação de algumas dessas dicas de simplificação em sua vida poderão ajudá-lo a encontrar a medida extra de paz e realização que você tanto deseja. Você poderá se surpreender – com frequência, você será capaz de fazer mais quando tiver a garantia de manter-se organizado, de desatravancar seu horário e sua casa, e de ter tempo para si mesmo.

  • Advertisement
  • Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original 5 steps to a simpler life.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Cindy Baldwin é uma dona de casa e escritora freelance que está esperando seu primeiro filho. Sua poesia e prosa têm sido destaque em várias publicações.

Website: http://beingcindy.blogspot.com

5 passos para uma vida mais simples

Se deseja simplificar sua vida e não sabe por onde começar aqui estão cinco sugestões para ajudá-lo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr