Como iniciar um blog

Se você não sabe por onde começar a criar um blog aqui estão algumas dicas que o ajudarão na criação de um blog simples e bem-sucedido.

563 views   |   shares
  • Os blogs são uma maneira fácil e versátil para compartilhar informações com pessoas de todo o mundo. Se você estiver planejando usar o seu blog como um meio de chegar a amigos e familiares distantes, ou gostaria de tentar usar o blog como um meio de promover ou criar seu negócio, iniciar poderá fazê-lo sentir-se sobrecarregado. Por onde começar? Qual plataforma escolher? Como fazer um esboço do blog que seja único e visualmente atraente?

  • Se você não tiver certeza de por onde começar, aqui estão algumas dicas para a criação de um blog simples e bem-sucedido.

  • Primeiro, escolha a hospedagem do blog

  • Como blogar tem se tornado cada vez mais comum, mais plataformas de blogs têm sido criadas. Websites como Blogger, Wordpress, Typepad fazem da criação de um blog um processo fácil, simplificado e ainda lhe dá a opção de personalizar seu blog do jeito que você quiser. A maioria dessas plataformas são gratuitas, ou oferecem um pacote "básico" que é grátis ou de baixo custo.

  • Apesar de todos os sites de hospedagem de blogs possuírem suas próprias vantagens e características únicas, em última análise, é uma questão de preferência pessoal. Se você estiver com problemas para decidir qual plataforma usar para o blog, considere visitar alguns de seus blogs favoritos para ver qual software de construção eles utilizam.

  • Se você ainda não tiver certeza de qual plataforma gostaria de usar, uma análise de grande parte dos sites de blogs mais populares podem ser encontrados aqui ou aqui.

  • Em seguida, escolha um nome para o seu blog

  • Embora muitas pessoas simplesmente usem no endereço do seu blog, o seu próprio nome, o seu nome de família ou o seu nome juntamente com o nome do seu cônjuge, outros optam por escolher um nome que destaque um aspecto da sua personalidade ou introduza o tema do seu blog.

  • Advertisement
  • Considere a finalidade do seu blog. Você está planejando usar seu blog como um lugar para compartilhar histórias e fotos do seu dia a dia com amigos e familiares ao redor do mundo? Você está planejando usar seu blog para promover um negócio já existente, como fotografia ou negócio de artesanto? Você pretende que o seu blog seja um lugar para aprimorar suas habilidades de escrita e partilhar o seu trabalho com o mundo?

  • Focar no propósito do seu blog poderá ajudá-lo a decidir a respeito do nome ideal para o blog. Mais questões a serem consideradas é se você quer que seu nome real esteja disponível para o mundo e se você pensa que pode, eventualmente, mudar o título do seu blog. Embora o uso de parte ou de todo o seu nome próprio no endereço do seu blog na web possa ser uma maneira fácil e conveniente para nomeá-lo – o que lhe dará flexibilidade no caminho – algumas pessoas preferem manter secreto o seu nome real interessadas em uma melhor segurança na Internet.

  • A última coisa a considerar ao nomear o seu blog é como o endereço do link vai parecer. Com todas as plataformas de blogs populares, você terá a opção de um nome de domínio gratuito que inclui a plataforma de blog em seu link, por exemplo, “seunome.blogger.com." No entanto, você também tem a opção de comprar o seu próprio nome de domínio, o que geralmente pode ser feito por cerca de R$30,00 por ano em um plano básico. Se você escolher esta opção, o seu link será simplesmente exibido como "seunome.com." Existem muitos sites que permitem que você registre seu próprio nome de domínio. Dois dos mais populares são GoDaddy.com e Register.com.

  • Crie seu blog e personalize o seu layout

  • Começar um blog com um dos sites populares de hospedagem não poderia ser mais fácil! Basta ir ao seu site de escolha e procurar um botão que diga algo como "Comece agora" ou "Crie um blog". Sua plataforma escolhida provavelmente irá solicitar que você crie uma conta de autor e insira informações tais como o endereço do seu blog. Você também será capaz de escolher algumas das características de formatação básica que você gostaria de ter no seu blog.

  • Uma vez que seu blog tenha sido criado, é hora de começar a personalizá-lo para que tenha características exclusivamente suas. A maioria das plataformas de blogs facilita essa mudança de modelo, como fundo, cabeçalho, cor da fonte, e outros detalhes do blog. Dedique alguns minutos para explorar o software escolhido e encontrar essas ferramentas.

  • Advertisement
  • Você também tem a opção de carregar sua própria imagem no cabeçalho – a primeira coisa que os leitores verão quando carregar o seu blog. Você pode usar uma fotografia de família ou outra imagem que seja significativa ao público-alvo pretendido para o seu blog, ou você pode tentar fazer um pequeno projeto gráfico, criando um cabeçalho personalizado usando um software de edição de fotos como Photoshop, Picasa, ou seu programa preferido de manipulação de imagem.

  • Algumas pessoas querem um blog com um pouco mais de estilo do que os layouts de modelos padronizados disponíveis, mas não querem ter o trabalho de personalizar seus blogs. Alguns sites, como o popular "Cutest blog on the block," oferecem layouts de blogs pré-fabricados gratuitos ou pagos que podem ser facilmente enviados para incrementar seu blog, sem muito esforço.

  • Comece a postar!

  • Agora que você já selecionou a plataforma, o título e criou o seu blog, é hora de começar a postar! Em seu painel de usuário no seu software para blogs, procure por um botão "New Post" e use o modelo para criar um título do seu blog e o corpo de postagem. Ao postar esteja ciente de que grandes blocos de texto podem ser difíceis de ler em um computador ou outro dispositivo eletrônico. Considere manter parágrafos curtos e espaçamento duplo entre cada parágrafo.

  • Não se esqueça de deixar a família, amigos e outros potenciais leitores saberem que o seu blog já está no ar. Considere compartilhar o endereço do seu blog através do Facebook, Twitter, ou por e-mail. E não pare de explorar o mundo dos blogs, a criação de blogs, e a promoção do blog. É hora de compartilhar sua voz com o mundo!

  • Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original How to start a blog, de Cindy Baldwin.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Cindy Baldwin é uma dona de casa e escritora freelance que está esperando seu primeiro filho. Sua poesia e prosa têm sido destaque em várias publicações.

Website: http://beingcindy.blogspot.com

Como iniciar um blog

Se você não sabe por onde começar a criar um blog aqui estão algumas dicas que o ajudarão na criação de um blog simples e bem-sucedido.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr