Particularidades do desenvolvimento do bebê - 1 a 2 anos

Etapas do desenvolvimento do bebê de 1 a 2 anos de idade, cuidados e observação.

1,823 views   |   shares
  • Essa época do desenvolvimento infantil - que vai do primeiro ao segundo ano - é muito divertida, tanto para o bebê quanto para os pais. Nessa época o bebê dá menos trabalho, já que dorme a noite inteira, caminha, segura pequenos petiscos e caixinhas se suco sozinho e coisas assim, fazendo com que os pais não tenham que fazer tudo por ele. O bebê também já come as mesmas comidas do resto da casa, como arroz, feijão, carne picadinha e assim vai.

  • Esse é um ótimo período para ensinar coisas novas, por que eles adoram brincar; e para eles, aprender é uma brincadeira divertidíssima. Algumas das coisas que eles já estão prontos para aprender e gostar são:

  • Falar

  • Temos que lembrar que durante esse período o bebê tem um grande potencial de aprendizagem, e que durante esse ano vai falar suas primeiras palavrinhas. Se alguém na casa fala uma segunda língua, é uma ótima ideia conversar durante alguns períodos com a criança todos os dias nessa língua. Outra opção é falar tudo para o bebê duas vezes seguidas, cada vez em uma língua diferente. Não tenha medo de usar palavras diferentes de vez em quando, isso só vai aumentando o vocabulário do seu filho.

  • Letrinhas

  • Não se iluda: mesmo sem saber falar direito, seu bebê tem plena capacidade de aprender o alfabeto antes dos 2 anos. Tenha as letrinhas separadas, de plástico, madeira, ou qualquer outro material que eles possam manejar, em letras coloridas e grandes. Todos os dias fale: “Vamos bricar de letrinhas?” e assim mostre a letrinha “A”e explique que esse é o “A”de avião. Repita várias vezes e coloque a letrinha no chão, no meio de meia dúzia de outras e pergunte: “Onde está a letra “A”, de avião?" E deixe ele pegar para você. Quando ele acertar, faça uma festa, bata palmas, diga parabéns! No dia seguinte, lembre da letrinha “A”e já ensine a letrinha “B”, de bola, e por aí vai. Se você perceber que seu filho aprende rápido, pode fazer até mesmo 2 ou 3 letrinhas por dia. Ensine as letras mais parecidas (como M e N, ou E e F) em dias diferentes.

  • Como meu primeiro filho aprendeu muito rápido, para o segundo eu investi num desses tapetinhos de EVA (uma espuma compacta) que são montáveis e cada quadrado tem uma letrinha que se destaca e se monta de novo. Ele adora, e com 1 ano e 8 meses já decorou todas as letras. Muitas vezes ele destaca uma dúzia de letrinhas e leva até onde eu estou para brincarmos. Eu apenas espalho tudo pelo chão e fico perguntando: “Onde está o P de papai? E o M de mamãe?” Ele acha todas elas e me entrega todo feliz.

  • Advertisement
  • Livrinhos

  • Ótimo momento para investir em livrinhos de páginas duras e contar historinhas. Conte a história de forma animada, imitando sons e vozes, mostrando as figuras. É a partir dessa idade que já podemos plantar neles as sementes de leitores assíduos.

  • Coordenação motora e desenvoltura

  • Ao aprender a caminhar e correr, seu filho também vai começar a querer abrir e fechar recipientes, encaixar coisas e subir em tudo que puder. Aproveite e deixe que ele, por exemplo, abra o armário das panelas, tire tudo para fora e fique encaixando as tampas de tamanhos diferentes nos lugares corretos. Brinquedos de encaixar formas geométricas também já são um bom presente, mesmo que seja difícil para eles no começo. Blocos e legos (dos grandes!) já chamam a atenção e encaixar peças e empilhar cubos bara fazer torres são uma grande diversão. Incentive e brinque junto. Essa desenvoltura vai ajudá-lo a comer sozinho, segurar o copo e etc., mais cedo.

  • Deixe ele subir nas coisas seguras, como brinquedos do parquinho, sofás e afins. Fique bem por perto para caso ele caia, mas não impeça que ele suba. Nesta época é importantíssimo tomar muito cuidado com janelas. Se você mora em apartamento, grades e redes de segurança são vitais, por que seu bebê já consegue até mesmo arrastar móveis leves ou subir em brinquedos para chegar no parapeito. Outro item de muita importância para se tomar cuidado nessa época é a água. Alguns especialistas, ao contrário de outros, acreditam que bebês dessa idade ainda não aprendem a nadar, mas eles têm uma fascinação por piscinas, banheiras e praias. Por isso, todo cuidado e atenção é pouco. Não os deixe sozinhos nem por um minuto, ou sem boias, em um ambiente com água.

  • Essa é uma idade cheia de lembranças ótimas. Seu bebezinho andando ou correndo desajeitado para abraçar você, a primeira palavrinha, a primeira vez que ele repete “te amo” depois de você. Se você é mãe, tente ficar o máximo possível em casa, já que ele já compreende sua ausência e sente saudades. Evite colocar seu bebê na escolinha ou creche se tiver a opção nessa época. Se você é pai, lembre-se de chegar em casa com bom humor e brincar sempre que puder, assim ele vai ansiar pelo seu retorno.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Simony é casada, mãe de 3 filhos e optou ser mãe em tempo integral. É formada em Adm. Publica pela UDESC tem um MPA pela Brigham Young University.

Particularidades do desenvolvimento do bebê - 1 a 2 anos

Etapas do desenvolvimento do bebê de 1 a 2 anos de idade, cuidados e observação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr