Como encontrar alegria na jornada quando em meio à tribulação

Apesar de todas as intempéries e tribulações da vida, é possível encontrar luz, sentido e alegria ao longo do caminho, veja como.

Fernanda Ferraz

Em meio a tantas dificuldades e provas, sentimos que por vezes nosso espírito sente-se pressionado, triste e até por vezes desanimado. Muitos problemas surgem, podem ser problemas financeiros, perdas de entes queridos, crises em um relacionamento, testes que nos colocam no limite, que parecem torcer nossa alma por completo, dores que não podem ser vistas, somente sentidas, feridas que custam a cicatrizar, pessoas que teimam em magoar os pedacinhos reconstruídos de perdão e respeito. O mundo todo parece não lhe compreender. E em vez de oferecer consolo, parece apontar o dedo e discriminar.

E às vezes você busca consolo e alegria, porém se depara com rios de lágrimas. Mas, existe um meio de encontrar alegria na jornada da vida. Existem meios de se elevar, mesmo, quando todos os problemas desejam te puxar para baixo. Esse caminho chama-se: Não perder a fé em Cristo na tribulação.

Robert D. Hales disse: “Não importa o quanto a situação seja tenebrosa no mundo atual, não importa quais sejam as tempestades que cada um enfrente individualmente, podemos ter essa alegria agora.”

Como ter esta alegria?

Confiar

. Em certo momento, Jesus descansava no barco com os discípulos, e eles foram em direção da margem do mar da Galileia. Em dada ocasião, houve uma tremenda tempestade onde as ondas eram tão violentas que subiam ao barco, que certamente sacudia muito. Os discípulos aterrorizados o acordaram:

Advertisement

“Mestre, não se te dá que pereçamos?” Ele respondeu calmamente, como de costume: “Por que temeis, homens de pouca fé? “E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: “Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.” (Marcos 4:39.)

Quantas vezes as tempestades surgem em nossas vidas, trazendo dor, tragédias, perdas, angústia, desânimos… E quantas vezes conseguimos enxergar a luz no final da tempestade? Porque ela está ali, bem adiante, pronta para ser tocada.

Se confiarmos com fé, que adiante da tempestade o Mestre estará ao leme, e deseja nos ajudar e dar alegria, se confiarmos, o consolo e conforto virão, mas para isto, é preciso buscá-los no lugar certo.

Se avivarmos bem os sentidos espirituais, veremos que essas tempestades são necessárias para o nosso progresso. Sem elas não seríamos fortes o bastante, sem elas não trabalharíamos nossas imperfeições e atributos que precisam ser melhorados.

Buscar a Cristo

. Para termos felicidade é preciso exercermos fé, buscarmos em Jesus, essa fonte pura e cristalina, que alimenta esta certeza e esperança. Essas duas são os melhores alimentos para esta busca através do estudo das escrituras, que servem como fonte de amparo e socorro. Experimente bater e verá que a porta será aberta. “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á”. (Lucas 11:9-10.)

Advertisement

Ter paciência

. É preciso entender que todos estamos aqui para sermos aperfeiçoados e através do refinamento, aproximar-nos mais de Cristo. E assim, compreenderemos melhor como deve ser nossa vida, seguindo seus passos, para que tenhamos sincera alegria, que não durará apenas um momento, mas sim eternamente. Mas para isso, é preciso ter paciência para o tempo do Senhor, não o nosso. Paciência para que no tempo certo nossas feridas sejam cicatrizadas, paciência para amar quem nos ofendeu e machucou, paciência para perdoar, paciência para curar toda essa dor.

“Nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão”. (Romanos 5:3-5)

A importância de orar

. O meio mais seguro e eficaz de falar com o Pai Celestial e obter alegria, nesta jornada, é através da oração. Converse e abra todo o coração. Você pode orar em silêncio, em voz alta (não precisa gritar), o Senhor sabe te ouvir,e sonda até os teus mais íntimos pensamentos e emoções. Busque alegria através da oração sincera, sem formalidades, não necessita de palavras rebuscadas ou difíceis, basta dizer de modo simples tudo o que sente. Diga tudo ao que é grato e tudo o que precisa, e espere a ação divina, porque de fato ela chega e acontece, embora, muitas vezes de maneira lenta e suave, até imperceptível, mas de fato, acontece.

Assim como Cristo orou, devemos orar: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”. João 17:15.

Jamais devemos nos entregar ou desistir, e quando a dor for muito grande, peçamos que o Senhor nos livre do mal e não desejemos a morte.

Advertisement

Conforto em Cristo

. Pensem o quanto foi angustiante para Jesus passar tudo o que passou, foi perseguido, caçado, insultado, ferido… E mesmo assim nos amou com tamanho amor, que qualquer compreenssão que tenhamos é mínima, expiou para nos trazer felicidade eterna e encontrarmos alegria em seus braços de amor.

Experimente

. Experimente buscar alegria ao ouvir um hino ou uma bela música que incentive a continuar a lutar, experimente encontrar alegria estudando e meditando nos ensinamentos da palavra de Cristo, contido nas escrituras, experimente desabafar com um amigo de confiança, ou abrir mesmo o coração ao Senhor, e perceba o alívio advindo desse amor.

Encontre motivos

. Não se entregue à dor. Lute, siga em frente, seja forte, você pode ser. Não aceite nada menos que ser feliz de verdade, encontre motivos para lutar e ser feliz. Dedique-se às boas causas, a fazer mais pelo próximo, e levar apoio as almas desesperadas e fatigadas, construa um alicerce sólido em uma vida reta e pura, aprenda que o sofrimento, apesar de muito difícil, é essencial, para a boa moldura da alma, porque o sofrimento purifica, e enaltece a felicidade para aqueles que tem sabedoria, e sabe transformar dor em aprendizado, angústia em harmonia, desafio em superação.

“Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará”. João 16:22.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.