Como fazer uma programação de limpeza mensal da casa

Você já se sentiu sobrecarregada pelas tarefas domésticas? Aqui estão algumas dicas para ajudar a completá-las.

Margot Hovley

Você já se sentiu oprimida pelas atividades do trabalho doméstico em sua casa? Parece que você nunca completa o trabalho ou que nunca pode realmente dizer que está terminado? Aqui está uma maneira de sair dessa esteira rolante do trabalho doméstico e chegar àquele sentimento de satisfação e realização.

A ideia por trás deste método é desmembrar todas as tarefas necessárias e fazer um rodízio para manter sua casa limpa. Em seguida, divida-as nos dias que você terá disponível para a limpeza durante o mês. Se continuar com o cronograma, irá gradualmente circular por toda a casa. A parte formidável desse processo é a seguinte: quando você tiver concluído as tarefas atribuídas para o dia, você terá TERMINADO.

Aqui está a configuração:

Faça uma lista

. Escreva em uma lista cada tarefa necessária para manter sua casa limpa. Anote tudo o que lhe vier à mente, seja grande ou pequena. Você provavelmente precisará andar em cada cômodo e pensar em todas as áreas de cada aposento e dos itens ali encontrados. Por exemplo, no quarto principal, escreva coisas como: arrumar as camas, lavar a roupa de cama, virar o colchão, organizar as gavetas, tirar a poeira dos móveis, organizar a mesa de cabeceira, tirar a poeira da lâmpada, lavar as cortinas, limpar as luminárias, passar o aspirador de pó, aspirar embaixo da cama, lavar as janelas, limpar as paredes, tirar o pó das molduras dos quadros e assim por diante. Montar essa lista levará tempo, e presuma que para a maioria das casas, será relativamente longo porque você estará escrevendo tudo, dos mínimos detalhes de cada serviço às grandes tarefas.

Classifique a lista

. Agora pegue sua lista e marque cada trabalho com a frequência com que você acha que deva ser feito. Você pode usar códigos na margem da sua lista como D para diário, S para semanal, Q para quinzenal e M para mensal. Provavelmente haverá coisas em sua lista que precisarão ser feitas com bem menos frequência, talvez até mesmo de forma anual.

Advertisement

Selecione

. Ordene a lista por frequência. Coloque as tarefas diárias em uma lista principal de “coisas a fazer” para cada dia. Divida as tarefas semanais de forma que funcione para a sua programação. Talvez possa escolher uma tarefa semanal para cada dia ou agrupar mais delas em conjunto se tiver designado um dia de faxina. Distribua as tarefas mensais à medida que o calendário começar a tomar forma.

Imprima

Algumas pessoas gostam de fazer isso no computador, seja por listas de tarefas ou na forma de calendário. Outras já preferem escrever cada tarefa em uma ficha de índice separada e arquivada em um arquivo de fichas com divisor de guias diários, semanais e mensais. Na seção de tarefas diárias, use abas numeradas de 1 a 31. Na seção semanal, use de 1 a 5. Em seguida, coloque as fichas conforme gostaria de agendar suas tarefas. A cada dia, você só precisará trabalhar com as fichas cujas abas estejam determinadas para aquele dia. Se você se atrasar poderá mudar as fichas adiante junto com as tarefas do dia seguinte, mas não deixe que as coisas se acumulem!

Depois de usar sua programação durante um mês ou dois, você provavelmente verá coisas que desejará ajustar. Faça disso um trabalho em desenvolvimento.

Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original How to make a montly house cleaning schedule, de Margot Hovley.

Toma un momento para compartir ...

Margot Hovley

Margot Hovley has published two novels with Covenant Communications: "Sudden Darkness" (2012) and "Glimmering Light" (2014).