5 maneiras de encorajar seu filho a escrever um diário

Considerações sobre o hábito de manter diários e como incentivar seu filho a começar.

1,182 views   |   1 shares
  • Manter um diário pessoal pode ser uma experiência extremamente recompensadora, pois permite-nos relembrar momentos únicos e até mesmo entender melhor o desenrolar dos fatos através dos anos.

  • James Barrie, um poeta escocês, declarou: “Deus deu-nos recordações, para que possamos ter as rosas da primavera no inverno da nossa vida”.Registrar essas recordações em um diário é como guardar um tesouro em um baú bem protegido! Se você gostaria de ensinar esse excelente hábito aos seus filhos(as), seguem algumas sugestões:

  • 1. Dê o exemplo

  • Faça seu próprio diário, seja constante e permita que toda família perceba que você considera essa atividade gratificante, e não um peso ou uma coisa sem graça. Se tiver um diário de algum familiar, como pais ou avós, deixe-os ler e compartilhe seus trechos preferidos.

  • 2. Explique que nossa memória é falha

  • Por isso, vamos esquecendo de muitas coisas com o tempo, ao passo que, tudo que escrevemos, fica guardado e pode ser lembrado sempre que quisermos. Detalhes sobre a vida familiar, a escola, os amigos, as brincadeiras, passeios e ideias, são exemplos de tópicos que merecem ser registrados.

  • 3. Presenteie com um caderno legal

  • Isso pode ser um grande incentivo para as crianças, talvez algum com imagens de seu personagem preferido, adesivos ou fitas decorativas seja uma boa ideia. O importante é que ele/ela goste do caderno e saiba que aquele deve ser seu diário e não um caderno qualquer. Atualmente, existem várias formas de se manter um diário usando o computador, embora seja melhor do que registro nenhum, esse estilo carece do toque pessoal que somente os feitos a mão tem.

  • 4. Não corrija

  • É normal que as crianças cometam vários erros ao escrever, mas esse não é o melhor momento para treinar a ortografia correta, nem conjugação verbal ou caligrafia. Se ficar notificando cada erro, isso pode desanimá-lo(a), e também, como é um registro pessoal, será interessante para ele/ela verificar seu próprio progresso depois de alguns anos.

  • 5. Oriente sobre o que seria adequado escrever

  • Quando ele/ela tiver um dia especial ou aprender algo novo, por exemplo, você pode dizer algo do gênero: Isso seria uma boa coisa para colocar no diário, não acha? Conforme vão crescendo, também pode ser necessário explicar que diários permanecem como herança familiar, portanto, devemos procurar escrever coisas edificantes, que ajudem os filhos e netos a nos conhecerem melhor e que possam servir de inspiração. Não é proibido registrar trivialidades, mas evitar o que possa causar vergonha, quando lido por outras pessoas no futuro, é importante, afinal, o propósito do diário não é ser um caderno de segredos!

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

5 maneiras de encorajar seu filho a escrever um diário

Considerações sobre o hábito de manter diários e como incentivar seu filho a começar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr