6 passos para desenvolver um caráter cristão

Desenvolver um caráter cristão requer comprometimento, dedicação e sacrifício. Veja alguns conselhos para tornar-se um cristão de fato.

104,380 views   |   814 shares
  • As maiores lições relativas à nossa fé, que poderíamos ensinar ao nosso próximo, estão relacionadas às nossas atitudes. As lindas palavras que dizemos se tornam vazias quando não vivemos aquilo que pregamos. O filósofo Ralph Emerson disse: “Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.” É dessa forma que somos vistos quando nossa fé é só da boca para fora.

  • Como cristãos, precisamos não somente falar sobre Cristo, mas apresentar um semblante e desenvolver um caráter cristão. Fazer isso requer comprometimento, dedicação e sacrifício. Se quisermos ser cristãos de fato, não podemos ignorar os seguintes conselhos:

  • 1. Conhecer bem os atributos de Cristo

  • Precisamos conhecer bem aquele que seguimos. Jesus Cristo tinha um caráter e uma personalidade sem igual. Ele era paciente, manso, humilde, gentil, amoroso, altruísta, obediente ao Pai, sábio ao lidar com as mais difíceis situações, enfim, Ele era perfeito. Se quisermos nos tornar verdadeiros cristãos, precisamos olhar para Cristo.

  • 2. Seguir os conselhos de Cristo, imitar seu exemplo e guardar os Seus mandamentos

  • É esperado, daqueles que abraçam o cristianismo, atitudes cristãs. Cristo ensinou incansavelmente pelo exemplo, por parábolas ou através de sermões. Temos um conteúdo vasto de informações nas escrituras sagradas. Nossa obrigação é não somente admirar Suas lindas palavras e ensinamentos, mas esforçar-nos, ao máximo, para moldar nossa vida segundo o que foi ensinado pelo Mestre.

  • 3. Cultivar pensamentos dignos

  • Os pensamentos antecedem nossos atos. Se os pensamentos são bons, os atos também serão. As más ações são precedidas por maus pensamentos. Pode acontecer de uma pessoa fazer algo aparentemente bom, movida por uma má intenção. Cristo alertou sobre isso quando disse: “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens.” Mateus 6:2. Manter bons pensamentos ajuda-nos a não cair na cilada da hipocrisia e a evitar as más atitudes.

  • David McKay disse: “Um caráter íntegro nada mais é que o resultado de esforços e pensamentos contínuos, o efeito de um convívio prolongado com pensamentos divinos.”

  • 4. Ter autocontrole

  • Nada dá tanta força de caráter a uma pessoa do que ela conseguir controlar a si mesma, ou seja, dominar seus apetites, paixões e desejos.

  • 5. Não ignorar as pequenas coisas

  • Quando admiramos o esplêndido oceano, esquecemos-nos de que ele é formado por inúmeras gotas de água. Da mesma forma nosso caráter é composto pelas pequenas atitudes do dia a dia. Por meio de pequenos gestos, grandes coisas são feitas. Dar um “bom dia” sorridente à família, devolver o troco que recebemos a mais, dar nosso assento no ônibus a uma pessoa, palavras gentis e educadas dirigidas ao vizinho, são exemplos de pequenas ações, que somadas, transformam o nosso caráter.

  • Advertisement
  • 6. Ter paciência e ser perseverante

  • Desenvolver um caráter cristão requer paciência e perseverança. David McKay disse que assim com um escultor que leva algum tempo para moldar – a partir de um material bruto e disforme – uma linda obra, levamos uma vida para esculpir a nossa própria alma. Se “ela vai terminar deformada ou se revelará algo admirável e belo”, depende de nós, da nossa disposição em trabalhar para esse fim.

  • Depois de conhecer bem Jesus Cristo, a quem dizemos seguir, compete a nós um esforço extra para moldar nossa vida segundo Seus ensinamentos. Precisamos cultivar bons pensamentos se quisermos ter boas atitudes. Através de pequenas atitudes diárias um grande caráter é moldado. A formação do caráter cristão é um processo diário e constante. O autocontrole é essencial para obter êxito.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

6 passos para desenvolver um caráter cristão

Desenvolver um caráter cristão requer comprometimento, dedicação e sacrifício. Veja alguns conselhos para tornar-se um cristão de fato.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr