Como se preparar para a gravidez

Ser pai e mãe é uma benção divina. Veja como cuidar de si mesma ao se preparar para a maternidade.

2,735 views   |   shares
  • A oportunidade de trazer filhos ao mundo é uma grande benção. Imaginar um ser tão pequeno e frágil, fruto do amor de um casal, é algo que provoca fortes emoções.

  • Normalmente, planejamos cada detalhe de como vai ser seu quartinho, as roupinhas, todos os mimos e cuidados que deveremos ter em cada fase de sua vida, que com certeza será, extremamente, aproveitada. Porém, o que às vezes não damos os devidos cuidados é a preparação que os pais precisam ter antes da gravidez.

  • A gestação requer cuidados tanto com a saúde da mulher quanto a do bebê, durante a gestação. E é claro, o pai tem o papel fundamental de apoiar e ajudar nas necessidades diárias que sua mulher e o futuro bebê terão durante a gravidez.

  • Cuidados que devemos tomar na preparação física

  • É importante preparar-se fisicamente. E para começar, precisamos fazer um check up geral. É através desses exames que o médico pode atestar como anda sua saúde e caso necessite de alguns cuidados, dará tempo para colocar a saúde em ordem e, assim, poder aproveitar a gravidez com tranquilidade.

  • Às vezes é difícil pensarmos nesses cuidados, principalmente, quando o desejo do casal de ter um filho é muito grande. Porém, é preciso pensar que a saúde do bebê depende de como está a saúde da mãe. E será mais trabalhoso e preocupante se tiver complicações na gravidez porque não se teve os devidos cuidados antes.

  • Outra forma saudável e extremamente benéfica para o corpo é deixar o sedentarismo de lado e praticar exercícios físicos. Os exercícios, além de fazerem bem para a saúde, dar-lhe-ão a oportunidade de ter um bom condicionamento físico, ajudando a manter um peso ideal para engravidar. Essa rotina de exercícios físicos poderá ser mantida durante a gestação, porém com menos esforço e de acordo com a orientação médica.

  • Cuidados que devemos tomar na preparação psicológica

  • A vinda de um bebê mexerá também com o psicológico dos pais. É necessário que você possa se preparar para isso, principalmente, quem vai ser pai pela primeira vez. Deve-se imaginar que as prioridades no casamento que antes eram um ao outro vão ser somadas também as necessidades do bebê. Além das adaptações que terão que ter com relação as horas de sono que poderão perder, as necessidades do bebê que precisarão ser supridas e as adaptações da casa.

  • A vinda de um bebê requer entender, também, que as atenções que antes eram compartilhadas somente com seu cônjuge serão compartilhadas também com ele. São todos pequenos detalhes que podem fazer diferença na relação.

  • Advertisement
  • Aqueles que já têm filhos sabem as adaptações que precisam passar e os cuidados que precisam ter. Porém, é necessário trabalhar com o psicológico dos filhos existentes, para que sentimentos como ciúmes não prejudiquem o relacionamento entre vocês. Mostre aos filhos que eles podem ser um ajudante muito especial para esse novo irmão.

  • Ter um bebê é uma benção. E o trabalho conjunto de preparação física com a preparação psicológica fará de vocês um casal mais unido e preparado para uma gravidez.

  • O amor é o principal meio de preparação

  • Quando o casal decide ter um filho, significa que o amor de ambos é tão forte que gostariam de ter um elo que fortalecesse ainda mais essa relação. E os filhos são essa benção, são esse elo. Portanto, lembre-se: o amor que existe entre o casal deve estar acima de todas as dificuldades. É através desse amor que vocês irão cuidar de seus filhos e prepará-los para criarem um lar onde sentimentos como, amor, carinho, cumplicidade e amizade prevalecerão dessa forma. Os filhos crescerão e verão nos pais o espelho de um lar e casal felizes.

  • Os filhos, por menores que sejam, percebem isso e sabem quando um casal, realmente, enxerga-o como uma benção. Por mais cuidados que possamos ter, tanto na preparação física como na psicológica, sempre vai ter uma coisa ou outra que pode fugir de nossas expectativas. Afinal, o bebê não vem com manual de instrução. O importante é que você possa agir com discernimento em suas decisões e, quando esse dia chegar, aproveite cada momento, afinal os filhos crescem rápido.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.

Como se preparar para a gravidez

Ser pai e mãe é uma benção divina. Veja como cuidar de si mesma ao se preparar para a maternidade.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr