10 sintomas certeiros de gravidez

Saiba mais sobre os 10 principais sintomas da gravidez para passar pela gestação com mais tranquilidade.

14,177 views   |   16 shares
  • Talvez a menstruação tenha atrasado ou talvez você tenha acordado pela manhã sentindo-se completamente enjoada. Talvez você não sinta nada do que já ouviu falar ser comum ao engravidar. Mesmo assim, bate aquele sentimento de que algo está diferente com seu corpo. Parece que alguma coisa está mudada na maneira como você está enxergando o mundo. Pode ser que você esteja esperando um bebê.

  • Caso você suspeite de que está grávida, faça um teste caseiro ou de sangue para confirmar. Se der positivo, parabéns! Você está gestando uma nova vida. Agora, antes de pensar em você, considere que todos os seus atos influenciam diretamente na formação do seu filho.

  • Separamos aqui dez sintomas que a maioria das grávidas compartilham, para que você saiba o que está enfrentando e possa curtir a gravidez sem sobressaltos.

  • 1. Enjoos

  • Evidências científicas mostram que a grande maioria das mulheres - cerca de 70%, sofre de enjoos durante o primeiro trimestre da gestação. Geralmente, eles ocorrem pela manhã e podem provocar vômitos. Pesquisas mostram que as alterações hormonais que ocorrem na gravidez são as responsáveis por esse sintoma e que assim que ocorre sua estabilização - a partir do segundo trimestre gestacional, a tendência é a redução ou mesmo o fim destes enjoos. O importante é não se desesperar e manter-se hidratada. Nunca tome medicação sem indicação médica, pois há remédios que não podem ser ingeridos por mulheres grávidas. Leia também o artigo Cura para os enjoos matinais na gravidez.

  • 2. Micção frequente

  • Como o útero cresce bastante durante a gestação, ele desloca todos os outros órgãos que se localizam no abdome. Um desses órgãos é a bexiga urinária, que além de ser movida de lugar é também pressionada constantemente. Por isso e também por causa das mudanças hormonais, as mulheres grávidas sentem vontade de fazer xixi o tempo todo. Procure se aliviar toda vez que sentir vontade de urinar, pois segurar o xixi pode causar dor abdominal e infecções urinárias.

  • 3. Seios maiores e doloridos

  • Alguns dias após engravidar, os hormônios que atuam na manutenção da gestação já começam a agir no corpo da mulher. Por isso, ela sente que está diferente, mesmo que ainda não saiba que está grávida. Um dos sintomas é a mudança que ocorre nos seios. Inicialmente, eles podem ficar mais inchados e um tanto doloridos - algo parecido com o que muitas mulheres sentem quando estão na época de menstruar. Depois, os vasos sanguíneos mais superficiais começam a ficar visíveis e os bicos dos seios (aréolas) vão escurecendo. Procure por sutiens que dão mais sustentação às mamas. Você vai se sentir mais confortável.

  • Advertisement
  • 4. Desejos alimentares

  • Não se trata de frescura. Há, pelo menos, alguns motivos para que uma mulher grávida sinta aquela vontade de comer certos alimentos, muitas vezes em combinações que achamos estranhas. Primeiramente, os hormônios gestacionais são responsáveis pela alteração do apetite e das necessidades alimentares. Além disso, a mulher fica mais sensível quando está grávida e come porque esse ato traz conforto. Há também o fato de que comer libera determinadas substâncias no cérebro que causam sensação de prazer. Desde que você não exagere, coma o que tem vontade.

  • 5. Humor à flor da pele

  • As mulheres grávidas são um caldeirão de hormônios que atingem dosagens perfeitas no organismo para que o humor sofra alterações dramáticas e repentinas. A mulher grávida pode acordar pela manhã com enjôo, passar disso ao choro convulsivo e, de repente, se ver saltitante, sem caber em si de felicidade. Gravidez é assim. Não tem jeito. Temos que respirar fundo e tentar minimizar os efeitos dessa sopa maluca que nos tornamos. Assim, conseguiremos curtir realmente todo o processo.

  • 6. Cansaço

  • Fazer as atividades diárias está exigindo mais de você? De manhã, é quase impossível acordar quando o despertador toca? Cansaço e sono são sintomas normais da gravidez. Pense que você está trabalhando o tempo todo para o desenvolvimento do seu bebê. São os nutrientes que você ingere e as suas energias que ele consome para poder crescer. Portanto, quanto mais você descansar, melhor será para vocês dois. Procure também se alimentar de forma saudável: Peixes, carnes magras, legumes, frutas e grãos são capazes de gerar mais energia que carboidratos refinados, como pizzas, massas e bolos.

  • 7. Dor de cabeça

  • Algumas mulheres podem vir a apresentar dor de cabeça durante a gestação. Novamente, há que se culpar os hormônios. Mas pode haver outra causa para isso. Verifique se você está dormindo em posição que possa comprimir o pescoço ou a nuca, se o travesseiro não está alto ou baixo demais ou se o colchão não é muito mole. Procure dormir de lado e coloque um travesseiro entre as pernas. Você pode dormir abraçada ao seu marido ou a outro travesseiro. Vai ver como acorda mais relaxada e sem dores. Mas, se sofre de enxaquecas hormonais, tenha calma. Infelizmente, os medicamentos liberados para uso durante a gestação não costumam aliviar muito essas dores. O ideal é se deitar em um local escuro e quieto e repousar o máximo que puder. Geralmente, as enxaquecas melhoram no segundo trimestre da gravidez.

  • Advertisement
  • 8. Gases e prisão de ventre

  • Esse é um sintoma nada agradável. Mas, infelizmente, é mais comum que se imagina. Devido ao deslocamento dos órgãos abdominais causado pelo aumento do útero, os intestinos sofrem para manter seu movimento, chamado de peristaltismo. A consequência disso é a prisão de ventre e o aumento da produção de gases. Ainda bem que existem remédios permitidos para grávidas que ajudam a melhorar esses sintomas. Consulte seu médico e lembre-se que iogurtes que auxiliam o trânsito intestinal também são ótimos.

  • 9. Sangramento vaginal

  • Quando o embrião se implanta na parede uterina - logo no início da gravidez, o embrião precisa "grudar" na parede do útero para conseguir se alimentar e crescer, alguns vasos sanguíneos podem se romper e o sangue sai pela vagina. Não se trata de uma grande quantidade de sangue, como aquele que se observa durante a menstruação, mas de um pequeno sangramento que, às vezes, pode passar despercebido pela mulher. Caso você observe dias seguidos de sangramento ou uma quantidade de sangue grande, sabendo que está grávida, procure seu médico.

  • 10. Mudanças no olfato e paladar

  • Chegar à área de frutas do mercado quando se está grávida é uma experiência única. Parece que todos os odores de frutas maduras descobrem que você chegou e seguem na sua direção. Igualmente incrível é o gosto que os alimentos adquirem quando se está gestando. Ou a gente odeia ou ama, a ponto de comer por dias seguidos, um alimento em específico. Gravidez é assim. Aproveite!

  • Engravidar é algo mágico. Uma dádiva de Deus. Poder gerar uma vida, com pés, mãos, olhos, boca é a coisa mais espetacular do universo. Logicamente, nem todos os sintomas da gestação são agradáveis.

  • Trata-se de um momento único na vida da mulher, seja pela sensibilidade aumentada, pela dificuldade de equilíbrio emocional ou pelo simples fato de que nosso corpo é capaz de formar uma nova vida. Curta esse momento. As dificuldades serão esquecidas no minuto em que você colocar os olhos naquela figura perfeita que você chamará de filho. Parabéns!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

10 sintomas certeiros de gravidez

Saiba mais sobre os 10 principais sintomas da gravidez para passar pela gestação com mais tranquilidade.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr