8 detalhes a levar em conta na hora de escolher um plano de saúde

Ter um plano de saúde é muito fácil, porém devemos avaliar muito bem antes da escolha para que não tenhamos problemas futuros.

764 views   |   shares
  • Hoje o mundo esta voltado para questões sociais como planeta sustentável, um viver previdente, planejamento financeiro, planejamento familiar, profissional e junto com essa grande demanda de planejamentos e necessidades humanas, temos a necessidade de fazer um planejamento em relação a planos de saúde.

  • Muitas vezes ficamos perdidos sobre qual plano escolher, quais tipos de planos existem. Necessitamos de referências de outras pessoas, para saber se o plano é bom ou não, e acabamos perdidos em meio a tantas informações, por isso é importante planejar e pesquisar para que seu plano de saúde não se torne uma frustração, e sim uma bênção em sua vida.

  • Um plano de saúde privado, assim como qualquer empresa, precisa ter um contrato e é importante entender todas as cláusulas do contrato e quais são os benefícios disponíveis nesse plano.

  • Ter um plano de saúde não é tão difícil, porém os grandes problemas que podem surgir ao adquirir o plano são as coberturas para exames, internações, emergências, etc.

  • O que levar em conta na hora de escolher um plano de saúde

    • Tenha em mente quais são suas necessidades, desta forma você vai adequar-se ao plano que precisa. Lembre-se, a escolha demanda tempo e uma reserva financeira dedicada exclusivamente a esse fim.

    • Tenha referências a respeito do plano. É muito bom conhecer pessoas que tenham o mesmo plano, assim você poderá saber se é bom ou ruim, quais os hospitais que atendem e quais as maiores dificuldades que as pessoas encontram.

    • Escolha um corretor de confiança, normalmente existe um profissional específico que pode orientar a escolher o plano de acordo com seu desejo. Eles explicam detalhadamente cada categoria de plano, as coberturas, exclusões e a rede credenciada (clínicas e hospitais conveniados). Tenha isso muito claro na mente e procure sempre tirar dúvidas com esses profissionais.

    • Pesquise os possíveis planos que possam dar descontos de acordo com o ramo que você trabalha, hoje em dia é muito comum ter planos que são associados aos sindicatos, à determinadas categorias profissionais e que por isso oferecem algumas vantagens a seus clientes.

    • Escolher um plano de saúde não deve ser feito às pressas; avalie, pesquise, verifique tópico por tópico do contrato, verifique quais as porcentagens de reajuste que o plano tem no ano, principalmente a portabilidade caso você queira mudar de plano no decorrer da vigência. Normalmente ao mudar de plano, caso você já tenha cumprido parte ou toda a carência, fazendo a transferência, você não precisará cumprir algumas carências novamente.

    • Utilize a ANS (Agência Nacional de Saúde), caso tenha alguma dúvida, ou se por um acaso o corretor não conseguir esclarecer. A ANS é o órgão responsável por todos os planos de saúde. Ao ligar você é direcionado ao setor de informação e reclamações, utilize este órgão sempre que necessário.

    • Tenha em mente a possibilidade de incluir outras pessoas como dependentes no plano. Pergunte ao corretor quais as pessoas que você pode incluir e seus possíveis valores.

    • Fique atento ao tempo de carência. Um dos grandes problemas no plano de saúde, é que existe um tempo de espera para utilizar determinadas especialidades. Verifique se em caso de emergências essas carências são desconsideradas. É muito ruim quando percebemos que quando mais precisamos do plano não podemos ser atendidos devido a essas carências. Lembre-se um plano de saúde é um contrato particular, por mais que o tempo de carência seja pouco para você usar aquela especialidade, eles são muito rigorosos em cumprir carências.

  • Advertisement
  • Depois de contratar, use-o com sabedoria

  • Normalmente quando contratamos um plano de saúde não sabemos quando vamos usar, é importante que possamos aproveitar ao máximo esse plano principalmente sendo bons pagadores. Quando nos tornamos inadimplentes, isso cria um histórico nosso como clientes daquela empresa. Por mais que os planos de saúde não possam recusar o atendimento por atraso de pagamento é importante cumprir a nossa parte do contrato, portanto evite frustrações, conheça muito bem a sua escolha, e assim você poderá desfrutar melhor de seu plano.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.

8 detalhes a levar em conta na hora de escolher um plano de saúde

Ter um plano de saúde é muito fácil, porém devemos avaliar muito bem antes da escolha para que não tenhamos problemas futuros.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr