5 razões de conflito para casais recém-casados

Tomar conhecimento das razões que comumente causam conflitos no início do casamento pode fazer com que sejam solucionadas antes de causarem maior prejuízo ? relação.

Suely Buriasco

Terminada a lua de mel, os recém-casados iniciam a convivência mais íntima e é nesse período, principalmente no primeiro ano, que passam a se conhecer melhor. É chegado o momento de enfrentar as consequências das diferenças e limar as arestas que elas provocam; de se adequar à convivência diária e se ajustarem um ao outro.

Tudo o que é novo passa por um período de adaptação e com o casamento não é diferente. No sentido de levantar reflexões, listei algumas ações que comumente colaboram para que os conflitos aconteçam no início do relacionamento.

1- Tudo é motivo de discussão

Para passar esse primeiro período com sucesso e manter uma relação duradoura é fundamental que os cônjuges desenvolvam a tolerância. Claro que existem coisas que precisam ser tratadas e que o diálogo é necessário, mas não é preciso levar tudo tão a sério. Assim, antes de levantar uma discussão pense: isso vale à pena? Eu preciso mesmo provar que tenho razão? Refletir sobre a importância dos assuntos pode evitar muita discussão e mal-estar.

2- Imediatismo na solução dos problemas

Então vamos a segunda grande aquisição fundamental aos recém-casados: a paciência. Ouvimos muito que um casal não deve dormir zangado, no entanto, melhor isso do que passar a noite brigando. Resolve-se um conflito quando tudo se acalma, quando as emoções se equilibram e o ambiente se torna propício para uma conversa amigável. Não queira resolver dificuldades instantaneamente; isso facilita muito o despertar do ego e, quase sempre, vira briga. Dê tempo ao tempo e saiba escolher o momento certo para resolver os problemas.

3 – Cobranças intermináveis

Quase nunca é por querer, mas reclamar de tudo o tempo todo, torna o ambiente extremamente desagradável. O bom humor é muito importante na vida do casal e ninguém consegue mantê-lo com cobranças constantes. Conselho interessante eu encontrei nesta matéria: “Mantenham a chama que há dentro de vocês, acesa, especialmente quando alguns desentendimentos a parecem apagar; às vezes não há nada tão simples como um sorriso para transformar um momento mau num momento bom“. A amizade é outra aquisição indispensável.

Advertisement

4- Ciúmes constantes

É comum que diante de tantas novidades os cônjuges se sintam inseguros, principalmente quando a euforia inicial começa a diminuir. No artigo Como vencer a insegurança quando recém-casados escrevi: “Tudo isso pode fazer com que os recém-casados entrem em um processo de insegurança que precisa ser vencido antes que afete as bases do relacionamento que se inicia“. Vale muito cuidar da autoestima e desenvolver a autoconfiança conquistando respeito e sendo leais um ao outro. A lealdade é outra aquisição imprescindível nos relacionamentos saudáveis.

5- Influência externa

É normal que a família de origem de cada cônjuge queira ajudar o casal na nova vida, mas muitas vezes essa intenção pode ter efeito contrário. Influências externas reforçam as diferenças entre os cônjuges porque carregam todo um contexto cultural e educacional de cada um; normalmente causam pequenos conflitos que podem tomar proporções complicadas para o casal. Assim, desde o início é importante manter a privacidade e não se deixar influenciar, mesmo pelas pessoas mais próximas.

Para manter a saúde da relação os cônjuges precisam compreender o mecanismo normal pelo qual a paixão vai cedendo espaço para um sentimento muito mais forte: o amor. Sobre isso escrevi no livro Mediando Conflitos no relacionamento a dois: “O amor é um sentimento amadurecido, por isso não acontece do dia para a noite; leva tempo, pois vai surgindo aos poucos e se descortinando por meio do conhecimento das boas e más características que cada um possui. É como a planta que está crescendo lentamente em terra fértil e cujas raízes são profundas. No amor, os sentimentos são constantes, firmes e sinceros.”

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.