Crianças bem-sucedidas: 4 ideias para melhorar seu futuro

A responsabilidade dos pais tem seus desafios. Você se preocupa em saber como pode ajudar seus filhos? Estas ideias podem lhe conduzir a criar seu futuro com segurança.

2,060 views   |   shares
  • O futuro que aguarda nossa família e filhos pode ser preocupante se pararmos para pensar nas notícias atuais. Por exemplo, alguns eventos que acontecem não só na comunidade em que vivemos, mas também em outras regiões do mundo, são devastadores. Todos os dias ouvimos sobre acidentes, ataques fatais, perda de casas, crises econômicas, crime organizado, alta taxa de desemprego e conflitos entre nações.

  • Ao pensar sobre o que podemos fazer para criar um futuro promissor para nossos filhos, percebi que precisamos, entre outras coisas, fornecer a eles princípios básicos. Estes princípios podem lhes auxiliar a criar seu futuro de forma segura, e fazer uma contribuição pessoal para a sociedade em que vivem. A seguir, compartilho quatro passos que devemos tomar, como família, a fim de melhorar o futuro de nossos filhos:

  • 1. A importância de escolher bons amigos. Normalmente, os amigos possuem grande influência sobre nós, portanto, é importante que nossos filhos aprendam a escolher boas amizades. Embora seja necessário se darem bem com outras pessoas, devemos incutir a segurança que existe em ter boas influências ao seu redor. As amizades que nossos filhos formam com outras crianças irá afetar, e muito, suas decisões pessoais. Por exemplo, se os filhos se associarem àqueles que se interessam pelos estudos, eles também se sentirão motivados a estudar.

  • 2. As bênçãos de planejar o futuro. Quando os filhos sabem o que gostariam de ser no futuro ou como decidir o que estudar, é provável que tenham sucesso mesmo que se dediquem a algo diferente do que imaginaram a princípio. Planejar o futuro dá aos nossos filhos um senso de direção, lhes permite também, abordar metas que os conduzirão à realização de seus objetivos. Nós, como pais, podemos animá-los a lutar por seus sonhos, mesmo se acharmos que eles devem decidir-se por algo diferente. Se sentem que os apoiamos verdadeiramente, se sentirão mais propensos a ouvir conselhos, e estarão cientes de seus pontos fortes e limitações.

  • 3. A aquisição de sabedoria e experiência. Às vezes, a vida adquire um ritmo tão rápido que é difícil prestar atenção às lições que aprendemos. Precisamos ensinar nossos filhos sobre a importância de identificar as lições que vêm com a experiência. Acompanhado a isso também vem a sabedoria. Portanto, a fim de motivá-los a ganhar experiência e sabedoria, podemos fazer as seguintes perguntas a eles: "O que você aprendeu com essa decisão que você tomou?" ou "O que você faria diferente se pudesse viver essa experiência de novo?".

  • Advertisement
  • 4. A avaliação dos resultados. Muitas vezes nossos filhos planejam seu futuro com metas de curto prazo, outras vezes, nós, pensamos que seu futuro está baseado em algum talento ou habilidade que possuem. Por exemplo, se um filho quer ser um artista, talvez ele planeje estudar um instrumento. É essencial que a família avalie os resultados do tempo dedicado à meta e a obtenção da mesma. Este hábito de meditar e refletir sobre as metas é muito valioso, porque os ajuda a serem críticos em relação às decisões que tomam. Esses passos são úteis para preparar nossos filhos para a vida. Esta preparação começa cedo, nos primeiros anos de vida dos pequenos. Se fizermos nossa parte, apesar das calamidades que o mundo apresenta diariamente, estaremos em posição para ajudar nossos filhos a melhorar seu futuro, um passo de cada vez.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Hijos exitosos: 4 ideas para perfeccionar su porvenir, de Cindy Peterson.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Cindy Peterson é mãe de três filhos e trabalho como Coordenadora de educação especial em uma escola pública. Ela gosta de passar seu tempo livre com a família e amigos fazendo atividades ao ar livre e servindo a comunidade.

Crianças bem-sucedidas: 4 ideias para melhorar seu futuro

A responsabilidade dos pais tem seus desafios. Você se preocupa em saber como pode ajudar seus filhos? Estas ideias podem lhe conduzir a criar seu futuro com segurança.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr