5 etapas para se tornar uma pessoa mais responsável

A responsabilidade é um dos primeiros princípios para adquirir confiança de qualquer pessoa, seja nosso chefe ou nossos colegas de trabalho, ou até mesmo nossa família.

30,281 views   |   71 shares
  • A nossa vida é representada por etapas, existe a fase de criança, na qual nos divertimos e brincamos, e aos poucos os nossos pais nos dão responsabilidades, como cuidar de nossos brinquedos; depois vem a adolescência, onde precisamos ter responsabilidade com os estudos; existe a fase adulta, onde adquirimos mais responsabilidades, tal como cuidar de um lar, para alguns cuidar de uma família, desenvolver-se profissionalmente. A responsabilidade tem etapas a serem superadas, porém, existem pessoas que não têm o desejo de se tornar uma pessoa responsável.

  • A responsabilidade é um dos primeiros princípios necessários para adquirir a confiança de qualquer pessoa, seja a do nosso chefe ou a dos nossos colegas de trabalho, ou até mesmo a de nossa família. A responsabilidade é necessária para demonstrar o quanto somos capazes de desempenhar tarefas com confiança.

  • Como ser uma pessoa mais responsável

    1. Não existe forma de adquirirmos responsabilidades a não ser praticando. O fato de agir com responsabilidade não significa que não podemos ser extrovertidos, ou que não podemos nos descontrair em nenhum momento, pelo contrario, é simplesmente mostrar que agir com sabedoria faz toda a diferença.

    2. Tornar-se uma pessoa mais responsável requer mais atitude do que um simples desejo de mudança, é uma transformação de dentro para fora nas pessoas que não têm, ou uma questão de atitude para as que têm. Quando não somos pessoas responsáveis, raramente alguém tem confiança em nosso trabalho e também no nosso desejo de ajudar alguém.

    3. A nossa vida precisa ser um constante exemplo, porque não tem como cobrar uma atitude de determinadas pessoas, se nós não somos uma pessoa exemplar para cobrar ou até mesmo pedir uma atitude responsável do outro.

    4. Para alguns, a quantidade de responsabilidade pode sufocar, incomodar e até mesmo se tornar algo chato. Mas assim como todas as demais virtudes de um ser humano, a responsabilidade traz consigo uma bagagem de profissionalismo, amor e compromisso.

    5. Podemos perceber que adquirir responsabilidade é uma questão de escolha. É claro que a responsabilidade por si só não faz milagres e sim um conjunto de virtudes como: caridade, humildade, respeito e, principalmente, colocar-se no lugar do outro, e agir como gostaria que fosse com você.

  • "Somos totalmente responsáveis pela qualidade da nossa vida e pelo efeito exercido sobre os outros, construtivo ou destrutivo, quer pelo exemplo, quer pela influência direta." (Alfred Montapert)

  • Advertisement
  • Ter responsabilidade nos traz consequências e felicidades eternas

  • Às vezes, não conseguimos imaginar o que o ato de ter responsabilidade pode refletir na vida de uma pessoa, quem dirá de uma geração, mas com certeza a vida é um grande círculo, se praticamos o bem, o bem retornará. Portanto, se praticarmos o dom da responsabilidade, seremos pessoas melhores, mais confiáveis e principalmente capazes de servir ao próximo com muito mais eficácia.

  • Nada nesta vida é conquistado sem responsabilidade. Portanto, lutemos para que a nossa vida seja repleta de sucesso vindo do esforço sincero, e principalmente com muita responsabilidade.

  • "A cada novo minuto, você tem a liberdade e a responsabilidade de escolher para onde quer seguir, mas é bom lembrar que tudo na vida tem seu preço." (Zíbia Gasparetto).

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.

5 etapas para se tornar uma pessoa mais responsável

A responsabilidade é um dos primeiros princípios para adquirir confiança de qualquer pessoa, seja nosso chefe ou nossos colegas de trabalho, ou até mesmo nossa família.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr