Como ensinar honestidade aos filhos

Os filhos não aprendem sozinhos como ser virtuosos. Os pais precisam ensiná-los. Veja como ensinar aos filhos uma das virtudes mais escassas no mundo de hoje, a honestidade.

3,945 views   |   21 shares
  • As pessoas nunca aprendem de uma hora para a outra. Seja o que for, elas começam a fazer algo aos poucos e vão desenvolvendo até ficarem craques naquilo. Quando aprende a escrever, por exemplo, a criança erra muitas vezes até que se habitue às letras e palavras e escreva com rapidez e boa desenvoltura.

  • Com os princípios é o mesmo. Uma criança não nasce solidária, mas vai aprendendo aos poucos, à medida que vê outras pessoas ao seu redor praticando a solidariedade.

  • E como desenvolver honestidade? O processo é o mesmo. Ninguém se torna honesto ou desonesto do dia para a noite. As pessoas aprendem a ser honestas depois que presenciam as pessoas próximas agindo com honestidade.

  • Será que ser honesto é fácil?

  • O mundo inteiro vive em meio à corrupção e à desmoralização. Desse modo, as pessoas podem pensar que ser desonesto é a única maneira para se dar “bem”. Afinal, uma mentirinha aqui ou uma enganadinha ali podem parecer inofensivas. E é exatamente assim que um pequeno mentiroso aprende a se tornar um grande desonesto. A desonestidade cresce de forma gradual, como uma doença. E se ela não é interrompida assim que é detectada, fica cada vez mais profunda, e difícil de cessar. Principalmente porque, depois de um tempo, quem é desonesto passa a considerar normal a ação de “passar a perna”, e nem percebe que está fazendo isso com os outros.

  • Só há um jeito verdadeiramente eficiente de se ensinar a honestidade aos filhos

  • Os pais podem passar a vida inteira falando aos filhos como devem agir. E sempre repreendê-los quando fizerem algo de errado, mas se os próprios pais não agirem de acordo com o que ensinam, podem esquecer que os filhos vão aprender. Palavras são muito menos eficientes do que o exemplo.

  • Então, se você quer que seus filhos aprendam boas virtudes, comece você mesmo a praticá-las. E lembre-se de que a honestidade começa nas pequenas coisas.

  • Se o seu filho, por exemplo, encontrar um brinquedo que não é dele, uma atitude sábia da parte dos pais, seria incentivá-lo a encontrar o dono daquele brinquedo, ao invés de dizer “achado não é roubado”. Depois seu filho saberá sozinho como agir de forma honesta diante de outras situações.

  • Ensine também como colar em provas escolares pode ser prejudicial para o aprendizado do seu filho, e para sua integridade. Não considere a desonestidade, mesmo que em pequenas proporções, como sendo algo normal. E tenha certeza de que o exemplo tem um poder muito maior do que cobranças. Seja para o bem ou para o mal, seu filho vai aprender vendo diariamente as atitudes dos pais e daqueles com quem convive diariamente. Por isso, analise suas atitudes antes de criticar as de seu filho, e se você perceber que está agindo de forma incorreta, procure mudar o quanto antes, para que seu filho também aprenda a andar na linha.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Como ensinar honestidade aos filhos

Os filhos não aprendem sozinhos como ser virtuosos. Os pais precisam ensiná-los. Veja como ensinar aos filhos uma das virtudes mais escassas no mundo de hoje, a honestidade.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr