10 Dicas para Aprender a Economizar

Dicas a serem aplicadas no dia-a-dia para viver uma vida livre de dívidas.

C. A. Ayres

Viver de forma frugal é uma necessidade nos dias de hoje, mesmo que não estejamos passando por necessidades e tenhamos um bom emprego.

A crise é mundial, e a atenção deve ser constante. O que temos hoje talvez não tenhamos amanhã. Muito do que consideramos como direitos adquiridos, na verdade, são privilégios disponíveis a poucos, se compararmos as diferentes classes sociais e a existência de crianças e muitas famílias inteiras que ainda vivem pelas ruas de nosso país.

Para aprendermos a economizar e mantermos o foco no que nós e nossa família precisamos, listamos aqui alguns hábitos que nos ajudarão a economizar:

1. Cozinhar em casa

Muitas pessoas gastam uma boa parte do orçamento mensal com alimentação. Comer fora de casa parece, muitas vezes, facilitar a vida corrida que temos. Porém, já começamos a ver os resultados na saúde da população, como obesidade, diabetes e outros decorrentes da alimentação desequilibrada. Podemos preparar refeições e congelar para uso durante a semana.

2. Pagamentos online

À medida que nos familiarizamos mais com a internet, aplicamos a tecnologia a nosso favor, as empresas atualizam seus sistemas e websites, isto também se tornará um grande benefício. Quando pagamos contas e prestações online economizamos selos, envelopes e gasolina ou mesmo o contratempo e estress de ter que esperar por horas em filas de banco ou casas lotéricas.

Advertisement

3. Saber costurar

Um dos grandes princípios da vida frugal é reciclar e reutilizar aquilo que já temos, como reformar e consertar roupas.

4. Desligar luzes e eletrodomésticos

Trocar lâmpadas tradicionais por lâmpadas mais econômicas e aprender a desligar as luzes que não são utilizadas.

5. Planejar

Geralmente temos várias coisas para fazer todos os dias, desde ir ao supermercado, colocar gasolina, entregar uma encomenda, visitar uma amiga. Antes de sair para tratar de um assunto, podemos fazer uma listinha de tudo o que precisamos fazer, bem como todos os lugares onde teremos de ir, e esquematizar um roteiro, de forma a economizar tempo e gasolina.

6. Usar ônibus ou andar

Podemos economizar também usando o transporte público, bem como andando a pé quando o local que precisamos ir é próximo.

7. Liquidações e cupons

Existem liquidações de produtos diversos no decorrer do ano, bem como cupons que vêm em revistas e jornais. É preciso ser sábio para utilizar essas oportunidades para as coisas que precisamos.

Advertisement

8. Abolir o uso de cartão de crédito

Habitue-se a comprar o que pode com o que tem – com dinheiro vivo. Este método nos faz refletir sobre os gastos diários e planejar melhor o orçamento, enquanto que as compras com cartões de crédito e à prestação nos impõe juros e outros impostos que, muitas vezes, podem virar uma bola de neve.

9. Troca e venda

De tempos em tempos, organizamos nossas gavetas e guarda-roupas. Não precisamos comprar roupas e sapatos todos os meses. Em vez disso, podemos trocar ou vender coisas que temos sobrando e que já não usamos mais.

10. Abrir uma poupança

Seja para a faculdade dos filhos, para a viagem tão sonhada, ou mesmo para emergências como: problemas de saúde, desemprego, morte, e outros. É sempre bom viver de acordo com o que ganhamos, fazermos um orçamento e colocarmos o restante na poupança.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.