5 técnicas básicas para educar bem uma criança

Pais devem estar unidos em propósito na educação dos filhos. Aprenda aqui 5 técnicas importantes para a formação de adultos bem resolvidos.

C. A. Ayres

A família, além da reprodução de seres humanos, assegura também a reprodução do saber, comportamentos e valores, além da educação e formação de pessoas.

Educamos nossos filhos através dos mitos e realidades, ideias, sentimentos e condutas que aprendemos e propagamos dentro de nossa família. São valores, crenças, metas, comunicação que ensinamos às nossas gerações descendentes.

Toda criança tem direito a viver em família com pai e mãe presentes, e viver seu tempo de infância num ambiente que inspira proteção e segurança. Pais devem estar unidos em propósito na educação dos filhos. Quando disciplina e amor existem, o sucesso em se criar filhos com autoconfiança, autoestima e inteligentes emocionalmente é infinitamente maior.

Conheça e aplique estas 5 técnicas sobre como educar crianças de forma que se tornem adultos felizes.

1. Estabelecer limites

Com paciência, explique as regras que devem ser seguidas dentro e fora de casa, como estabelecer que não se pode comer doces antes das refeições, deve-se tomar banho na hora certa e sentar-se à mesa para comer na hora em que se é chamado. E é importante que saibamos manter as regras de forma constante.

Advertisement

2. Ser tolerante, mas firme

Se você lhe pediu que arrumasse os brinquedos mas ele ainda não obedeceu, não desista nem faça o dever dele. O ideal é insistir até que ele lhe atenda.

3. Focar e dar atenção

Seja para firmar a autoridade ou prestar atenção em suas dificuldades, e mostrar que você está presente e lhe ouve enquanto fala. Crianças pequenas se distraem mais facilmente, neste caso, você pode segurar-lhe pelo rosto com carinho que ele prestará atenção, absorvendo melhor a lição e mudará de atitude mais rápido.

4. Cantinho da disciplina

Violência não cria adolescentes e adultos melhores. Consistência sim. Violência é diferente de disciplina. Na violência a criança obedece por medo e hora ou outra se revolta. Com a disciplina consistente a criança entende as regras como necessárias para a boa convivência da família. Ser firme caso a criança não obedeça e puni-lo, é necessário. Primeiramente avise-o da punição. Depois vem o castigo. Se ele não cumprir com suas obrigações, pode proibir o videogame ou o desenho que ele gosta na TV. Quando colocá-lo de castigo no chamado “cantinho da disciplina”, que pode ser uma cadeirinha olhando para a parede, sem nada que o distraia, peça que ele pense no que fez, e comunique-o que sairá de lá quando reconhecer o erro e pedir desculpas.

5. Recompensar

É essencial haver um equilíbrio entre a disciplina e o amor demonstrado à criança. Se disciplinamos demais, sem recompensarmos, tornamo-nos autoritários. Se recompensamos sem merecimento, tornamo-nos permissivos. Recompensar a criança é agir como a vida, trazendo consequências boas como fruto de ações acertadas. Reconhecer o esforço incentiva a criança a cumprir as regras. Mas há recompensas certas. Um doce não é a recompensa correta. Já um quadro com adesivos onde para cada ato completo, um adesivo colorido preenche, funciona com crianças pequenas. A cada semana pode também dar um pequeno prêmio como um passeio ou atividade em conjunto com os amigos.

Há um provérbio que diz: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”(Provérbios 22:6).

Advertisement

Isso envolve tempo, paciência e abnegação, e é uma tarefa árdua e desafiadora de nossas vidas, mas não devemos fugir à responsabilidade, pois os frutos também são proveitosos.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.