Como as novelas interferem na vida real

Reflexões sobre a influência das novelas na vida cotidiana. O que você faria se alguém lhe oferecesse uma espécie de anestésico para ser tomado diariamente, cujo objetivo seria diminuir sua sensibilidade ? dor e dessa maneira, tornar seu dia mais

Suzana Ribeiro

Reflexões sobre a influência das novelas na vida cotidiana.

O que você faria se alguém lhe oferecesse uma espécie de anestésico para ser tomado diariamente, cujo objetivo seria diminuir sua sensibilidade à dor e dessa maneira, tornar seu dia mais relaxante e descontraído? Você aceitaria antes de conhecer bem o produto e seus efeitos colaterais? Tomaria tranquilo(a) sem pensar nas consequências?

Assim como esse tipo de medicamento é obviamente perigoso, especialmente para uso contínuo, a programação da TV merece atenção e cuidado, pois a banalização dos valores, expostos de tantas formas, provoca séria insensibilidade emocional. Vê-se tanto certas coisas que, por mais absurdas que sejam, passam a parecer normais, e até aceitáveis! As novelas modernas, por exemplo, estão cada vez mais apelativas. Acompanhá-las é como tomar um anestésico, tem-se a impressão de estar apenas relaxando e se entretendo, mas na verdade, acontece mais do que isso.

Confira alguns efeitos que as novelas exercem sobre os telespectadores:

  • Lança-se modas através das atrizes e atores, muitos tentam imitar o modo de vestir dos personagens, mas vale lembrar que nem sempre esses estilos são dignos de imitação.

    Advertisement
  • Cria-se formas de falar, expressões e sotaques que ficam na mente do povo e muitos passam a usá-los no dia a dia. Isso pode despertar conversas sobre os assuntos da trama na vida real.

  • Ao contrário dos itens mencionados acima, que são mais inofensivos, há muitos também que imitam o modo de agir dos personagens. Agressividade, infidelidade e desonestidade são comportamentos retratados de forma humorística, suavizando o que deveria causar repulsa. Embora seja pouco provável que alguém aja conscientemente copiando o que assistiu, as histórias permanecem no subconsciente e acabam motivando grande parte do que a pessoa pensa ou faz.

  • Os enredos transmitem uma visão de mundo distorcida. A mocinha é desobediente aos pais e mentirosa, mesmo assim, todos torcem por ela. O heroi é trapaceiro e desonrado, mesmo assim, todos esperam que ele se dê bem no final. Os valores de certo e errado são pisoteados até se tornarem praticamente inexistentes. A traição e adultério viram motivo de piada e quanto mais indecência é mostrada, mais telespectadores permanecem diante da tela.

  • Cenas impróprias de violência e agressividade, de nudez ou semi nudez, e insinuações de sexo aparecem a todo instante. Isso faz muito mal para a família, principalmente para as crianças e jovens, que ainda estão construindo seu conhecimento da vida e deveriam ser inspiradas por exemplos melhores.

  • Desperdício de tempo. Há muitas atividades produtivas, saudáveis e fortalecedoras que podem ocupar o tempo melhor do que a TV. O fato de ter o aparelho ligado desestimula a conversa e a interação genuína entre os familiares. Experimente fazer coisas diferentes nos horários que costuma passar vendo novelas e descobrirá que não lhe fará falta alguma!

    Advertisement

_Suzana A. Ribeiro é casada, mãe de duas garotinhas adoráveis e atualmente está esperando sua terceira filha. Dona de casa, estudante de Letras e escritora nas horas livres.

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.