Ensinar boas maneiras aos filhos pode começar à mesa

Ensinar boas maneiras aos filhos pode começar com a educação à mesa. Aprenda algumas regras de etiqueta que servirão para toda a família, e as crianças levarão para a vida.

6,624 views   |   17 shares
  • Crianças também utilizam as habilidades sociais em todas as fases da vida. Seja para interagir com outros bebês e adultos da família, com as crianças na escola, no clube, na creche. O sucesso das relações humanas depende da experiência com essas habilidades. Ensinar boas maneiras desde cedo garante facilidade no desenvolvimento de obtenção de sucesso nas relações futuras.

  • Habilidades sociais são as formas de comportamento que nos proporcionam a interação com outras pessoas. Boas maneiras são comportamentos que ajudam a manter a paz e a boa convivência, tratar outras pessoas com respeito, e ajudam nos resultados.

  • Nós não nascemos sabendo de tudo, principalmente boas maneiras. Nossas crianças precisam ser ensinadas a como se comportar em várias situações. E a mesa é um bom lugar para começar. Não são regras de etiqueta ainda, conforme elas vão crescendo, podemos evoluir os ensinamentos, mas estas são condutas básicas para serem usadas em qualquer situação. O conhecimento destas regras ajudarão as crianças a sentirem-se confiantes, seja quando estão comendo com os amigos no recreio da escola, ou num restaurante com a família.

  • 5 formas de como podemos ensinar boas maneiras à mesa

    1. Dê o exemplo.

    2. Mantenha a simplicidade.

    3. Pratique em diversas situações, com cenários diferentes.

    4. Reforce e recompense.

    5. Reconheça e ajude.

  • Ensinamentos para começar

    1. Comer com garfo, faca e colher quando conveniente. Mostre como segurar e como proceder. Ensine que não se come com as mãos.

    2. Não colocar muita comida em sua boca.

    3. Mastigar de boca fechada.

    4. Não falar com a boca cheia.

    5. Manter os cotovelos fora da mesa, perto do corpo.

    6. Não criticar a comida enquanto come, ou reclamar de nada.

    7. Dizer "obrigado(a)" quando for servido algo.

    8. Esperar até sua mãe ou o anfitrião começar a comer para você começar.

    9. Não usar facas para colocar comida na boca, apenas garfos ou colheres.

    10. Não deitar na mesa para pegar algo, pedir educadamente dizendo "por favor".

    11. Não palitar seus dentes à mesa. Quando estiver incomodando, ensine a criança a pedir licença e ir ao banheiro para isso.

    12. Colocar sempre os guardanapos no colo, nunca na mesa.

    13. Quando comer na casa de uma pessoa diferente, agradecer o convite, e elogiar a comida. Mesmo que não se goste daquele tipo de comida, alguém levou bastante tempo preparando-a.

    14. Antes de sair da mesa, esperar o dono da casa terminar de comer, ou se for urgente, pedir permissão.

  • Advertisement
  • Dicas à mesa aprendidas quando crianças são habilidades importantes para serem levadas por toda a vida em relacionamentos, e trazem prazer e ordem. Pessoas educadas aproveitam mais a vida, e reconhecem melhor as oportunidades.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

Ensinar boas maneiras aos filhos pode começar à mesa

Ensinar boas maneiras aos filhos pode começar com a educação à mesa. Aprenda algumas regras de etiqueta que servirão para toda a família, e as crianças levarão para a vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr