Como abordar o assunto sexualidade com seu filho

Definindo o que abordar sobre sexo com os filhos.

2,118 views   |   1 shares
  • Como pai ou mãe, é correto para mim querer que meu filho veja o sexo de forma mais conservadora do que eu? É hipócrita de minha parte querer que ele evite coisas que eu não evitei em minha própria vida?

  • É muito comum que os pais desejem que seus filhos aguardem por um comprometimento, por causa da segurança física, emocional, moral e a esperança de um bom casamento e outras razões. A maioria dos pais possui uma visão surpreendentemente conservadora quando o assunto diz respeito ao quererem o melhor para seus filhos. Não é hipocrisia ensinar algo que você não tenha vivido, especialmente se você sabe que é o melhor a fazer para evitar as frustrações e decepções que você mesmo experimentou.

  • É realístico esperar que meus filhos hoje tenham menos ou nenhuma atividade sexual antes do casamento?

  • Os fatos indicam que sim. Mais e mais estudos nos conduzem ao fato de que a geração atual desenvolve problemas de todas as ordens devido à gratificação imediata de seus desejos. Uma gratificação paciente é mais inteligente e segura. As coisas estão mudando. Adolescentes que há pouco tempo entravam na vida sexual cedo por força do grupo e tinham vergonha de admitir que eram virgens, hoje o admitem com orgulho. Mas essas são decisões individuais, que os pais podem ajudar e usar de empatia para a melhora das relações a que os filhos estão sujeitos.

  • Posso decidir o que é melhor para meu filho ou ele tem o direito de crescer e decidir por si mesmo?

  • Esperar que uma criança cresça e descubra o que é melhor para si mesma é como colocá-la num pequeno barco na correnteza, sem um remo, nas Cataratas do Iguaçu. A criança pode decidir por si mesma eventualmente, mas não ensiná-lo a forma correta através de nossa experiência é abdicar de nossa responsabilidade como pais. Somente com boas ferramentas de decisão, um filho terá sucesso na hora que precisar.

  • Mas, e se eu não tiver certeza sobre o que é melhor para meu filho?

  • Crie um esquema sobre o que você acredita ser o melhor. Pense em seus valores. Informe-se. Depois, ensine seu filho com honestidade. Ninguém o fará por você.

  • Que tipo de influência sobre sexo a mídia tem sobre meu filho? Essas cenas casuais que vemos nas novelas e filmes sobre sexo casual, irresponsável ou indiferente é perigoso?

  • O sexo na mídia é pior do que a violência. Uma porcentagem muito pequena de crianças e adolescentes tendem a repetir o que veem em filmes e novelas relacionados à violência, mas milhares imitam a forma irresponsável, sem comprometimento, de sexo inseguro, fora do casamento ou casual que eles assistem na TV ou no cinema. Talvez se as crianças tivessem armas de fogo ao redor delas, elas copiariam mais os comportamentos de violência que veem na TV. Sexualidade é algo que elas carregam consigo, e o potencial para imitar comportamentos está presente o tempo todo. Os problemas na sociedade são claros: gravidez na adolescência, abortos, doenças e depressão são resultados de más escolhas feitas por crianças e adolescentes que iniciam sua atividade sexual antes do tempo sem a devida responsabilidade, e na maioria das vezes, não tendo sido clarificada pelos pais.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

Como abordar o assunto sexualidade com seu filho

Definindo o que abordar sobre sexo com os filhos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr