Como pôr fim a qualquer birra da criança em público

Veja o porquê de os filhos fazerem escândalos quando são contrariados. Aprenda como agir nessas situações.

13,013 views   |   60 shares
  • Imagine a cena: você está no supermercado, tranquilo, fazendo suas compras e seu filho pede que você compre algo. Você diz que não. Ele fica fazendo manha para tentar convencê-lo. Você continua firme. Subitamente, começa o espetáculo. Ele chora, grita, se atira no chão, se movimenta intensamente, chuta, joga as coisas no chão. Essa é umas das piores situações com as quais os pais de crianças pequenas precisam lidar.

  • As birras infantis acontecem porque a criança não tem maturidade suficiente para lidar com frustrações. Através da birra ela testa o limite (para ver até onde pode chegar), tenta manipular os pais ou simplesmente "pede socorro" pois está tendo de lidar com esse sentimento novo, a frustração.

  • As crianças até 5 anos ainda estão aprendendo sobre limites e regras sociais. Como ainda não conseguem lidar como fortes emoções, os pais têm um papel fundamental ao conter seus impulsos desenfreados. Se eles agirem de forma errada, como ceder à chantagem do filho, por exemplo, estarão contribuindo para que ele venha a ter sérios problemas, especialmente no futuro, como:

    • Não conseguir lidar com o fracasso.

    • Desistir facilmente de seus projetos.

    • Cometer delitos para conseguir o que quer.

    • Insubordinação.

    • Tornar-se um adulto imaturo.

  • Veja algumas ideias de coisas que você pode fazer:

  • Para evitar as birras

    1. Evite levar seu filho a locais públicos na hora em que ele deveria estar dormindo: As crianças ficam muito irritadas quando estão cansadas.

    2. Dê-lhe orientações antes de sair de casa: Você deve explicar onde vocês vão, quem ou o que encontrarão lá, e o que você espera dele naquele local. Se for fazer uma visita, deixe que ele leve alguns brinquedos junto para se distrair.

    3. Não o leve a eventos ou ambientes inadequados para a idade dele: É comum ver pais levando crianças pequenas a shows ao ar livre e outros lugares bem tumultuados e passam, às vezes, muitas horas nesses locais. Isso também contribui para que fiquem irritadas.

    4. Identifique sinais de uma possível birra: Quando seu filho começar com o "eu quero, eu quero" ou a mexer insistentemente onde não deve, tente interrompê-lo com firmeza. Seria interessante criar sinais que ele identificasse, para que você não precisasse chamar sua atenção em público.

  • Advertisement
  • Para contornar a situação no caso de uma birra:

    1. Tente manter a calma: Se você se alterar, vai somente reforçar esse comportamento da criança.

    2. Jamais ceda à chantagem emocional: Se ceder, seu filho verá que funciona e vai passar a usar essa "arma" com mais frequência.

    3. Tire-o de cena: Leve-o para um canto, para o carro, para o banheiro ou para fora de onde vocês estão. Não brigue com ele na frente dos outros. É o que ele quer, a atenção para si.

    4. Converse com ele com firmeza: Agache-se e fique como os olhos na altura dos olhos dele. Explique o porquê de ele não poder fazer ou ter aquilo que deseja. Use uma linguagem que ele entenda. Seja breve, pois as crianças pequenas conseguem se concentrar por cerca de 20 segundos.

    5. Vá embora, se necessário: Como punição, não permita que ele frequente aquele lugar por algum tempo. Ele precisa saber que, se mudar seu comportamento, poderá retornar lá.

  • A Dra. Tereza Marques, doutora em psicologia da educação diz: "A firmeza não é sinônimo de autoritarismo. As regras podem, e devem, ser explicadas às crianças desde muito cedo, para que lhes seja mais fácil cumpri-las. Uma criança que cresce sem regras, dificilmente poderá sentir-se bem enquadrada na sociedade e, ser um adulto equilibrado e feliz."

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

Como pôr fim a qualquer birra da criança em público

Veja o porquê de os filhos fazerem escândalos quando são contrariados. Aprenda como agir nessas situações.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr