Como preparar seu filho para um novo ano letivo

Mais um ano letivo na vida de seu filho, mais uma oportunidade de você ajudá-lo a ter sucesso em seus estudos e relacionamentos.

Patricia Andrade

Você é um pai ou uma mãe que acompanha de perto a vida escolar de seu filho? Que bom! Como professora, tenho observado a cada ano que passa e cada classe com a qual convivo que a efetiva participação dos pais na rotina escolar dos filhos faz uma diferença enorme no desempenho deles. E não basta cobrar resultados; já conheci muitos alunos com problemas de aprendizagem ou disciplina cujos pais eram severos e exigentes.

Como, então, apoiar os estudos dos filhos, realmente ajudando-os?

No início do ano letivo

O início de um novo ano letivo é um momento mais que indicado para rever sua participação na educação formal de seu filho.

1. Horários

Alguns dias antes do fim das férias, proponha a seu filho que atente para os horários de ir dormir e levantar-se; assim, ele não sofrerá tanto para acordar cedo na volta às aulas.

2. Material em ordem

Certifique-se também de que seu filho tenha todo o material necessário para as aulas requerido pela escola; prover esses materiais é obrigação dos pais. Organize-se e não deixe para comprar os itens da lista de material muito depois do início do ano letivo!

Advertisement

3. Rotina saudável

O estabelecimento de uma rotina é um dos primeiros passos. Toda criança e adolescente precisa de tempo e ambiente apropriados para os estudos em casa. Ninguém consegue estudar em um lugar de circulação de pessoas, com distrações e irmãozinhos brincando ao redor! Garanta para seu filho esse espaço apropriado.

Acompanhamento durante o ano

Olhe os cadernos e livros com certa frequência e fique a par dos conteúdos que seu filho está aprendendo. Assim, quando surgir a chance de uma atividade cultural em família, um filme ou outro recurso que reforce fora da escola o aprendizado daqueles conteúdos, você não perderá essas oportunidades.

Atentar para suas relações sociais

O desenvolvimento social que seu filho terá frequentando a escola o acompanhará por toda a vida. Converse sempre com ele, saiba como são suas amizades, seu relacionamento com os colegas, com os professores, sua habilidade para fazer trabalhos em grupo, e oriente-o constantemente quanto a esses pontos. No início do ano letivo, observe seu grau de entusiasmo ou apatia pela volta às aulas, e procure saber o que prejudica seu interesse pela escola, ou o que poderia aumentar esse interesse.

O início de um ano letivo, especialmente quando há mudança de escola, gera muita ansiedade em uma criança ou adolescente. Procure tranquilizá-la e fazer o que estiver ao seu alcance para que, no primeiro dia de aula, ela se sinta o mais confortável possível e não se sinta perdida. Seja um apoio para seu filho, e ele aprenderá, com o passar dos anos, a controlar sua ansiedade e sentir-se mais seguro diante de uma situação nova.

Toma un momento para compartir ...

Patricia Andrade

Patrícia Andrade Baialuna é professora, mestre e doutoranda em Estudos Literários.