Como ajudar seu filho a perder peso

Perder peso não é fácil para a maior parte das pessoas. Quando são os filhos que precisam emagrecer, há algumas maneiras de os pais ajudarem nesse desafiante processo.

Patricia Andrade

Se você tem em casa uma criança ou adolescente acima do peso, deve naturalmente se preocupar com as consequências que essa situação pode trazer para a saúde e autoestima de seu filho. Emagrecer não é fácil para a grande maioria das pessoas, e exige mudanças de hábitos que nem sempre são confortáveis. Se você precisa ajudar seu filho ou filha nesse desafio, aqui vão algumas dicas:

Não o deixe sozinho na dieta

– nada dificulta mais uma dieta alimentar que a sabotagem da própria família. Se um de seus filhos está precisando perder peso, todos na casa precisarão fazer um sacrifício e apoiá-lo. Embora os outros membros da família queiram e porventura possam comer guloseimas, fazê-lo ao lado daquele que precisa emagrecer é uma verdadeira tortura! Aproveite para tornar a dieta de toda a família mais saudável.

Tenha sempre em casa uma cesta de frutas

, para que quando seu filho tiver fome fora do horário das refeições ele não seja “obrigado” a comer doces, salgadinhos ou outros snacks engordativos. Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde revelou que a dieta das famílias brasileiras é pobre em frutas e hortaliças; certamente esse fato está relacionado à grande parcela da população com sobrepeso. Adicione mais desses alimentos à mesa de sua família!

Cuidado com o lanche

– como as crianças e adolescentes geralmente comem nos intervalos da escola, os lanches podem ser uma armadilha para o peso ideal. Sempre que possível, prepare um lanche saudável e nutritivo para que seu filho leve à escola; assim, ele não precisará comer os salgadinhos gordurosos e com grandes quantidades de sódio que habitam os pátios escolares na hora do recreio.

Ajude seu filho a estabelecer uma rotina

; com horários certos para se alimentar e lanches adequados, haverá menos biscoitos e refrigerantes na alimentação dele.

Advertisement

Tire-o do sedentarismo

– programe mais atividades ao ar livre e convide-o para fazer mais trajetos a pé. Quando for possível, deixe o carro e o elevador de folga e dê a seu filho o exemplo de uma vida mais ativa (mesmo que para isso você precise mudar seus costumes). Além disso, ajude-o a encontrar um esporte de que goste e queira praticar.

Dê o exemplo!

Talvez essa seja a parte mais difícil, mas dizer a seu filho que ele deve comer comidas leves e saudáveis quando você mesmo não o faz, não fará muito efeito… Envolva-se na mudança de hábitos e mostre a seu filho os benefícios dessa transformação em sua própria disposição para as atividades do dia-a-dia.

Toma un momento para compartir ...

Patricia Andrade

Patrícia Andrade Baialuna é professora, mestre e doutoranda em Estudos Literários.