5 alicerces necessários para começar uma família
Quando nos preparamos para construir nossa própria família, devemos construí-la por meio de alicerces firmes e seguros.
Francione Sousa
Encontrei o amor da minha vida, quero passar o resto da vida e até a eternidade junto dele. Vou construir minha família, vou casar, e agora?! Quais coisas preciso fazer para preparar uma família? Essa deve ser uma pergunta que todo casal deve fazer.
Meu noivo me confessou certa vez pensar que casamento era apenas amar e ser feliz. Ele jamais havia pensado em outras coisas, como casa, diferenças eminentes entre o homem e a mulher, despesas da casa, do casal, da festa de casamento, etc. Então, naquele momento, ele percebeu que precisava se preparar.
Essa preparação é como a construção de uma casa. Precisa-se dos alicerces para se começar uma família, uma família feliz. Esse alicerce está divido em cinco partes: a parte emocional, a parte espiritual, a parte física, a parte material e a parte financeira.
Dentro dessas partes, citarei as 13 coisas que você deve preparar para começar sua família.
Começarei pela parte emocional, e a todas essas partes chamarei de alicerce. Porque alicerce, no sentido figurado, é aquilo que fundamenta e sustenta; é a base, o apoio para toda a estrutura familiar. Nestes alicerces, você encontrará a ajuda necessária para a construção de sua família, uma família feliz e bem-sucedida, exatamente por estar sendo construída em alicerces seguros.
Pois bem, vamos lá!
1. Alicerce emocional
Desenvolva sua maturidade emocional
É importante e primordial que você, antes do casamento, se prepare emocionalmente e entenda que existem diferenças eminentes entre o homem e a mulher. No casamento, essas diferenças ficarão mais evidentes. Porém, essas diferenças precisam ser respeitadas, pois, caso não sejam, serão motivos de brigas.
Conheça suas fraquezas emocionais e trabalhe-as antes, em sua casa, com sua família
Isso quer dizer: desenvolva suas aptidões emocionais já! Seja capaz de se acalmar e acalmar os outros. Crie empatia, aprenda a ouvir as pessoas. Você terá a capacidade de no casamento ter facilidade de resolver suas divergências e lidar com os desacordos que porventura você tenha em sua nova família. Não deixe que as coisas negativas sejam acumuladas em seu relacionamento conjugal. Comece a eliminar desde já pensamentos negativos a respeito das diferenças.
Recupere-se dos seus traumas de infância
Em um dos meus artigos, dei ótimas dicas de como lidar com esses traumas. “Para começar, eu acho que precisamos saber que ninguém é remédio, e sim, temos que primeiro conseguir ser feliz sozinho, aí então encontrar alguém, não para nos salvar, mas sim para somar. Temos que ser autossuficientes emocionalmente, pois só assim conseguimos respeitar nosso parceiro” (Loise Alencar, casada há 29 anos e mãe de dois filhos).
2. Alicerce físico
Cuide de sua saúde pessoal
Você deve cuidar de sua saúde. Se for mulher, você estará preparada para ter seus filhos saudáveis; se for homem, você será capaz de dar a sua futura esposa um corpo saudável e cheio de vigor físico, livre de doenças. Pratique exercícios regulares, faça uso de uma alimentação balanceada e vá regularmente ao médico.
Desenvolva suas aptidões intelectuais
Aumente seu desejo de aprender, principalmente se você não tiver esse hábito. Algo que ajuda é descobrir o que você gosta de fazer e o que lhe traz prazer.
3. Alicerce espiritual
Seja uma pessoa virtuosa
Independente se você faz parte de alguma denominação religiosa ou não, comece a praticar as virtudes, como a caridade, a tolerância, a preocupação com o outro, o amor genuíno, o espírito de cooperação. Se você não tem essas virtudes, este é um bom momento para começar a desenvolvê-las. Então, neste momento, faço esse convite a você, porque tudo que é bom irá retornar de modo positivo, e nesse caso, em sua futura família.
Seja honesto
Gosto muito desta frase: “Seja honesto com você mesmo, com os outros e com o Senhor.” Li essa frase em meu pequeno manual de bolso chamado “Para o Vigor da Juventude”. Uma pessoa honesta é sincera em seus atos e verdadeira em suas palavras; tem um ajuste pessoal e força de caráter.
4. Alicerce financeiro
Pergunte a si mesmo como você é financeiramente
Você é uma pessoa disciplinada? Caso não seja, discipline-se financeiramente. Estabeleça metas com seu noivo ou noiva.
Estabeleça prioridades
Antes do casamento, todo casal precisa estabelecer prioridades. O que é uma prioridade para você hoje? A faculdade? O carro do ano? A casa nova? A compra de uma roupa de marca, sapatos, perfumes? E depois do casamento, quais devem ser suas prioridades?
Estabeleça metas
Estabeleçam metas e condições para realizarem-nas. Suas metas podem ser o término da faculdade, a compra da casa do casal, metas de quantos filhos terão e o quanto poderão gastar.
Economize, poupe o quanto antes
Uma economia viabilizará as metas de vocês e evitará que iniciem a vida a dois endividados.
5. Alicerce material
Crie seu alicerce material
O alicerce material ajudará a manter um equilíbrio entre todos os outros alicerces. Por qual motivo eu coloquei ele como o último alicerce? Primeiro, fazendo uma analogia, é o que deve estar na parte mais firme, na primeira parte da construção, embaixo da construção da família. Segundo, para denominar que não é o mais importante, e nem a prioridade exagerada do coração do casal, pois o que deve estar no coração e na mente do casal é o amor genuíno, aquele capaz de superar qualquer tempestade. Não obstante, o alicerce material é aquele que aumentará a probabilidade de tornar o casamento e a futura família bem-sucedidos.
Trabalhe e trabalhe
Se você já estiver trabalhando, ótimo, agora é seguir o passo do alicerce financeiro. Caso não esteja, busque sua autossuficiência. Poupe seu dinheiro, estabeleça suas prioridades. Pergunte-se: “Quanto tempo eu tenho trabalhado? Nesse tempo, o quanto eu já ganhei?” Será que você usou o dinheiro de forma adequada? Lembre-se de que “o dinheiro tem que servir, não governar.” (Papa Francisco)
Para um alicerce seguro, é importante que o casal converse sobre o casamento. Perguntem-se quais serão os objetos materiais que comprarão; como será a recepção do casamento, algo luxuoso ou simples? E a lua de mel, o que vocês farão? Conheci um casal que preferiu poupar o dinheiro da lua de mel para criar sua primeira conta poupança familiar. Achei interessante e sábio.
Por fim, escrevo algumas frases que considerei relevante citar:
“A felicidade não consiste em regalar-se no luxo, que é o conceito mundano de “boa vida”. Tão pouco, devemos procurá-la em locais distantes de nomes estranhos. A felicidade encontra-se no lar (na família)”. (Thomas S. Monson)
“Coloque amor, e sua vida será como uma casa construída na rocha.” (Papa Francisco)
“Uma família feliz nada mais é do que o paraíso antecipado.” (Sir John Bowring)