5 alimentos que fortalecem a inteligência das crianças
Descubra quais alimentos podem promover o bom funcionamento do cérebro de seus filhos.
Adriana Acosta Bujan
A maioria dos pais se preocupa em fornecer uma boa alimentação aos filhos simplesmente por querer que eles cresçam saudáveis e fortes, evitando que adoeçam com frequência.
E embora nossos critérios e conhecimento prévio possam nos ajudar a escolher e selecionar os melhores alimentos, às vezes desconhecemos os benefícios que alguns deles podem oferecer para o desenvolvimento das crianças.
Para termos uma ideia, não é apenas o leite que ajuda a fortalecer os ossos de nossos filhos, também há outros alimentos que podem substituir o leite e oferecer os mesmos benefícios.
Portanto, compartilho alguns alimentos que podem ser incluídos na dieta de seu filho, que ajudarão a suprir suas necessidades nutricionais:
É possível comer alimentos gostosos que sejam saudáveis
Alguns alimentos podem ajudar a nutrir e estimular as áreas do cérebro relacionadas à aprendizagem, memória e concentração e, ao mesmo tempo, dar a seus filhos muita energia para realizarem de forma eficaz as atividades durante o dia.
1. Peixes oleosos (pescado azul)
Salmão, sardinha, arenque, bacalhau, atum, truta, carpa, entre outros, são considerados pescado azul porque adquirem uma coloração azulada devido às baixas temperaturas das águas em que habitam.
Vários estudos afirmam que o consumo de peixes oleosos proporciona grandes benefícios para o funcionamento do cérebro, fortalecimento da memória, capacidade de reação e clareza mental, além de contribuir para o bom desenvolvimento da estrutura óssea por conterem o ácido graxo ômega 3 e DHA (docosahexaenoico) que favorecem as conexões neurais.
Portanto, considere incluir esse alimento na dieta de seus filhos, certificando-se de que o consumam pelo menos duas ou três vezes por semana.
2. Massa
A maioria das crianças adora comer massa (macarrão), então aproveite para incluí-la na dieta. A massa contém carboidratos que ajudam o cérebro a ter energia e, portanto, maior concentração. É como dar ao nosso corpo uma reserva de glicose saudável.
As massas também contêm minerais como ferro, vitamina A, ácido fólico e zinco (quando produzidas com farinha enriquecida), que ajudam a formar glóbulos vermelhos que fortalecem a oxigenação do sangue, o que ajudará a melhorar as funções cognitivas. Ou seja, esses minerais são bons aliados quando se trata de concentração e memória.
Comer massa traz saciedade, o que ajuda a evitar que seus filhos comam demais ou comam porcaria.
3. Ovo
O ovo é um dos alimentos mais nutritivos para inserir na dieta de seus filhos. Clara e gema possuem muitas vitaminas. Esse alimento é rico em proteína, minerais e gorduras insaturadas.
Colina e luteína, que também estão presentes, são nutrientes que auxiliam no bom desenvolvimento e funcionamento do cérebro, além de melhorar a memória e o aprendizado, e ajudar na produção de glóbulos vermelhos, que fortalecem a oxigenação do cérebro.
Além disso, o consumo do ovo ajuda seus filhos a prevenir doenças, é ideal para fortalecer seu sistema cardiovascular e ter mais energia.
4. Frutas oleaginosas
Embora essas frutas sejam ricas em gordura e calorias, são benéficas para o bom funcionamento do cérebro. A maioria possui nutrientes essenciais que fornecem proteínas, antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas. Juntos eles ajudam a reduzir os níveis de colesterol, ou seja, seu consumo melhora os vasos sanguíneos, ajudando o corpo a ter mais energia e concentração.
Alguns oleaginosos para incluir na dieta são: pinhão, amêndoas, nozes, amendoim, castanha-do-pará, castanha-de-caju e sementes de abóbora. Você pode adicioná-los à dieta de seus filhos como um lanche delicioso e nutritivo para levar para a escola ou para beliscarem enquanto fazem a lição de casa.
5. Chocolate amargo
O chocolate é um dos alimentos preferidos das crianças, pois contém proteínas compostas por aminoácidos essenciais como o triptofano, que ajuda a produzir serotonina (substância que intervém no humor) e promove uma sensação de bem-estar.
Consumir chocolate ajuda a ter maior concentração e também gera calma, é bom para combater a depressão e o estresse. Também ajuda o corpo a baixar os níveis de colesterol, previne o declínio cognitivo e reduz os problemas cardiovasculares. Especialistas recomendam consumir 30 gramas de chocolate amargo por dia.
Todos esses alimentos são eficazes para fortalecer a inteligência de seus filhos, no entanto, considere que a prática diária de esportes e o consumo adequado de água também os ajudarão a se manterem saudáveis.
Agora você já sabe, inclua esses alimentos para que tenham uma vida mais saudável. Sobretudo, motive seus filhos a realizarem atividades físicas e recreativas para que tenham um ótimo crescimento.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 alimentos que fortalecen la inteligencia de los niños