5 argumentos que vão convencê-la a usar fraldas de pano em seu bebê
Será sempre mais prático e rápido comprar comida pronta, mas nunca melhor. O mesmo acontece com as fraldas descartáveis. Entenda por que as fraldas de pano são a melhor opção.
Isis Lugo
Quando surgiram as primeiras fraldas? Não sabemos: sabemos que Maria envolveu Jesus em panos (Lucas 2:7), e Hesíodo, por volta do século VIII a.C, conta um mito em que Cronos devorou uma pedra envolta em panos do deus Zeus.
Por pelo menos três mil anos, as fraldas de pano eram absolutamente a única opção que as mães tinham para a higiene e o cuidado de seus bebês. Mas em meados do século passado, com o advento das fraldas descartáveis, as fraldas de pano caíram no esquecimento por serem consideradas impraticáveis e inconvenientes com o nosso estilo de vida atual.
Na década de 1950, uma mãe chamada Marion Donovan inventou a primeira fralda descartável, respondendo à necessidade de evitar ter que lavar repetidamente os panos velhos usados nos bebês. Anos depois, seu design foi modificado até chegar ao design das fraldas que conhecemos hoje: descartável, feitas com polietileno, polipropileno, polpa de madeira e poliacrilato de sódio, entre outros ingredientes, o que as torna tão extraordinariamente absorventes e resistentes, assim como poluentes.
Precisamente alguns anos depois, Tereson Dunphy, preocupada com o impacto ambiental e dermatológico dos compostos químicos com os quais as fraldas são feitas, projetou uma fralda de pano completamente moderna que contém um bolso onde é inserido um tecido absorvente que ajuda a reter os resíduos do bebê. Elas podem ser reutilizadas inúmeras vezes e se ajustam ao crescimento do bebê.
Como muitas vezes acontece, o uso de certas ideias é apenas uma questão de moda, e essa invenção reavivou a necessidade da sociedade de considerar as fraldas de pano como uma opção para usar com bebês. Aqui estão cinco razões para considerar como benefícios de seu uso:
Fraldas de pano são amigas do meio ambiente
Fraldas descartáveis levam muitos anos para se decompor e, embora novos estudos e tecnologias de fabricação permitiram que a natureza leve “apenas” 50 anos para reabsorvê-las em circunstâncias ideais, ainda é extremamente difícil gerir a enorme quantidade que é jogada fora a cada ano.
Considerando que um bebê gasta de 1.500 a 2.000 fraldas no primeiro ano, podemos calcular quanto lixo desse tipo é gerado no planeta. Em contrapartida, as fraldas de pano são feitas de fibras naturais como o algodão. Uma criança usará apenas entre 12 e 24 fraldas desse tipo ao longo da vida.
Não prejudicam a pele
Está comprovado que, ao não utilizar componentes químicos, lesões como assaduras e dermatite são reduzidas. Elas também permitem que a pele do bebê respire naturalmente através do tecido. Com isso, acaba não sendo necessário investir em pomadas para assaduras, talco ou medicamentos específicos, além de evitar transtornos desnecessários às crianças.
São fáceis de lavar
As fraldas de pano modernas são feitas para serem lavadas na máquina, com um pouco de sabão específico para bebês, um pouco de bicarbonato de sódio ou vinagre branco, sem amaciantes e em um único ciclo de lavagem.
Podem ser passadas adiante
Isto por serem feitas de pano, são como roupas. Se forem bem cuidadas, podem ser passadas de um irmão para o outro ou para um primo. Verifique com a empresa que as fabrica quais são as medidas de higiene mais adequadas para prolongar a vida útil desses produtos para que outra pessoa possa se beneficiar deles posteriormente.
São muito mais baratas
Sua compra pode significar um investimento inicial um pouco pesado, principalmente se buscar os melhores modelos. Mas nem se compara ao gasto com fraldas descartáveis, principalmente se você busca as melhores marcas. Só para ter ideia, apenas no primeiro ano de vida, a criança usa, em média, 2.500 fraldas. Agora faça o cálculo. É absurdamente mais caro do que comprar fraldas de pano.
Espero que, levando em conta esses argumentos, muitas famílias considerem o uso de fraldas de pano como uma opção para seus filhos, que os mitos sobre fraldas de pano se tornem coisa do passado e que, por fim, acabe o preconceito contra elas. A saúde e a economia de nossas famílias agradecem e, é claro, o planeta agradecerá ainda mais.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Cinco razones que te convencerán para usar pañales de tela con tus bebés