5 assuntos de casal que por nenhum motivo seus amigos devem conhecer
Os amigos são uma parte importante da vida; entretanto, cuidado com aquilo que você irá confiar a eles.
Erika Otero Romero
É normal que os casais tenham amizades; quer se trate de amigos em comum ou particulares. Também é comum que, ao ter confiança neles, conte muitos eventos íntimos da vida matrimonial. No entanto, aqui é importante fazer uma pausa, é preciso ter cuidado com o que conta aos amigos.
Não é que “tudo o que disser poderá ser usado contra você”. Se seus amigos são valiosos, eles não serão capazes de usar seus segredos para obter vantagens. Apesar disso, você deve saber diferenciar o que confiar e o que não confiar.
Porque é que reforço que você deve saber o que contar e o que não contar? Pois bem, porque todo casamento tem seus próprios limites e, com certeza, você sabe quais são os do seu casamento; com isto em conta, ambos sabem discernir que temas são delicados para o parceiro e quais podem gerar conflito. São justamente estes os temas que devem ser tratados com prudência e apenas entre vocês.
Agora, quais são os temas que devem ser tratados apenas em casal e não com os amigos? Isto é o que compartilharei a seguir:
1 Temas particulares que geram discussões e desacordos
Muitos casais recorrem aos amigos quando têm brigas. Entendo que queiram desabafar, mas tentar fazer com que os amigos tomem parte e validem o seu ponto e assim sentirem-se apoiados, não é saudável.
Há que saber quanta informação se pode dar aos amigos. Pode ter muita confiança, mas se por alguma razão sua amiga ficar do lado do seu parceiro, a amizade pode deteriorar-se. Acrescente ao anterior que o que procura é desabafar, e não revelar seus mais íntimos segredos.
O que deve ser feito parte de duas opções:
1. Procurar a ajuda de um terapeuta de casal. Ele irá ajudá-los a falar calmamente e assim encontrar a cordialidade entre vocês.
2 Falar honestamente com o seu cônjuge sobre o que o incomodou e procurar a solução.
2 Sexualidade
Uma vez que este é um assunto que não diz respeito apenas a você, é desconsiderado falar disso com os seus amigos independentemente do que pensam.
Falar de seus problemas na intimidade e confiar certos detalhes, pode fazê-los sentir julgados. Lembre-se que ninguém é especialista nestes assuntos, exceto os profissionais.
Além disso, alguns amigos tendem a romantizar as coisas que são importantes para você. Isso o que faz é diminuir a importância do ocorrido e afetar você. Também haverá quem julgue mal algumas de suas práticas, e ninguém precisa sentir-se na arena.
De novo, o melhor que podem fazer é serem francos um com o outro. Falem sobre o que os faz sentir-se confortáveis ou não e tentem encontrar harmonia nesses aspectos. Se não encontrarem respostas, procurem orientação profissional.
3 Segredos familiares
Uma coisa clara, se o seu cônjuge lhe contou um segredo familiar é porque confia em você, então por que precisa falar com um amigo sobre isso?
Não, não se atreva a fazê-lo porque estará traindo a confiança que seu parceiro tem em você. Isto talvez seja pior que ser infiel.
4 Finanças ou problemas de trabalho
Nem quando têm um golpe de sorte nem quando estão em crise financeira.
A razão é que este é um assunto que deve ser tratado em privado. Nenhuma pessoa, por mais que você a ame, terá a capacidade de entender o que estão vivendo.
Os homens tendem a sentir-se muito desconfortáveis quando sofrem um fracasso financeiro ou perdem o emprego. Então, por consideração ao seu parceiro, é melhor lidar com isso em particular.
Talvez já superado o impasse possa falar do tema, mas enquanto viverem a situação complicada é melhor serem prudentes.
5 Do corpo de seu parceiro
Em nenhuma circunstância é bom falar do corpo do seu parceiro com os seus amigos.
Sejamos francos, muitos de nós têm uma infinidade de inseguranças. Já nos é complicado lidar com elas em privado, imagine se o seu marido fala sobre a sua barriga ou estrias com os seus amigos.
Acredite, não é bom saber disso. Considere que se a autoestima por si só já está em colapso, que necessidade há de que seus quilos a mais ou sua impotência estejam na boca de terceiros?
6 De sua felicidade
Sim senhor, e ainda mais se este é um tema de que falam com total abertura ante seus amigos solteiros.
Nada há de errado em desfrutar de um matrimônio tremendamente feliz; no entanto, por consideração com seus amigos, que talvez não estejam nas mesmas circunstâncias, é melhor que seja um pouco prudente a respeito.
Tudo em excesso é mau
Vivemos hoje numa sociedade em que a censura já não é tão incisiva em algumas questões matrimoniais. Além disso, as pessoas tendem a ser muito mais abertas com suas amizades ao falar de sua intimidade conjugal. Apesar disso, há que saber distinguir quando é apropriado falar de alguns temas e com quem fazê-lo.
Como disse anteriormente, há questões que, embora se possa tratar com os amigos, deve-se fazer com o conhecimento prévio do parceiro. É simples, não é só sua intimidade, é a dele ou dela também. Se você se expõe, você o expõe.
Agora, é muito importante saber quem é considerado amigo. Esta é, por vezes, uma estimativa leviana, e muitas vezes as pessoas são muito astutas ao esconder os seus verdadeiros sentimentos. Então, por mais que você tenha um bom conceito de suas amizades, você nunca saberá onde seus verdadeiros inimigos estão.
Só falta dizer que o seu parceiro é primeira pessoa com quem você deve falar sobre os assuntos relacionados com a sua relação. Se não pode fazer isso, procure ajuda profissional porque você tem um grave problema de confiança.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 asuntos de pareja que por ningún motivo tus amigos deben conocer