5 atitudes que magoam profundamente sua mãe

Você pode não perceber, mas essas ações podem estar machucando-a. A vida é uma só, aproveite o tempo com sua mãe!

Fernanda Gonzales Casafús

“Só quando for mãe você vai entender o que eu estou falando”, costumamos ouvir. E é verdade, quando me tornei mãe, percebi o quão sortuda eu era toda a minha vida por ter uma mãe como a que tenho. E certamente a mesma coisa acontecerá a você.

Elas estão lá, “sempre a postos”, prontas a lutar por nós. Quanto reconhecemos isso como filhos? Às vezes somos ingratos e nossas ações as magoam. Elas sabem que são o nosso mundo, mas sem perceber, ferimos seus corações quando tomamos algumas dessas ações:

1. Não ligar para ela

Quando você saiu de casa, ela viu como você voou. Não há nada que encha mais uma mãe de orgulho do que ver que seus filhos cresceram. No entanto, seu coração fica apertado quando os dias passam sem receber notícias suas.

Sim, a vida agitada muitas vezes nos leva em atropelos. Mas nada impede que você dedique um tempo para ligar para sua mãe apenas para saber como ela está, como passou o dia e como está se sentindo.

Minha mãe e eu enviamos mensagens todos os dias e conversamos uma com a outra. Ela é uma mulher livre e independente, mas eu adoro saber dela e cuidar que ela esteja bem. Ela deu sua vida por mim e quero ter certeza de que ela sabe que tenho interesse em seu bem-estar. Além disso, conversar com sua mãe ao telefone traz benefícios para a saúde, sabia?

Advertisement

2. Menosprezar

Parece mentira, mas muitos filhos depreciam suas mães quando chegam a certa idade. Não levam em conta o conselho delas, desacreditam sua sabedoria ou simplesmente as tratam mal, acreditando que tudo o que a mãe diz não serve.

Além dos problemas familiares que podem surgir, humilhar a mãe é desonrá-la e deixar de valorizar o que ela fez por nós. Pergunte a si mesmo o que o leva a tratá-la mal ou a menosprezá-la, porque pode haver lesões do passado que você ainda não conseguiu curar.

Agora que você é adulto, converse com sua mãe e tente consertar o que o deixa irritado quando está com ela. Você verá que uma conversa profunda pode curar o relacionamento, e sentirá o prazer e a satisfação de tratar sua mãe com respeito e gentileza.

3. Provocá-la

Você ri porque ela não sabe como usar o seu novo smartphone ou ridiculariza o quão desatualizadas são suas ideias. Embora ambos riam disso, muitas das piadas podem magoá-la no mais íntimo de seu coração.

Tente prestar atenção a essas piadas ou provocações que possam estar machucando sua mãe. Ela não merece isso. Observe suas palavras, avalie seus gestos e apazigue suas atitudes. Você também será um avô ou avó um dia, e seu filho está vendo como você desacredita a opinião dos idosos. Você não vai querer que seus filhos sejam assim.

Advertisement

4. Brigar constantemente com seus irmãos

Não há nada que fira mais uma mãe do que ver seus filhos brigando. Na infância as brigas são até naturais. Mas quando essa rivalidade é prolongada no tempo, é prejudicial para a mãe e é prejudicial para toda a família.

Corrija suas disputas com seus irmãos, mesmo que demore muito tempo para fazê-lo. Por amor a sua mãe, e pelo amor fraternal que você tem por eles, entrem em acordo para que o relacionamento melhore.

Acima de tudo, evite falar mal de seus irmãos na frente de sua mãe. Ela sofre muito porque ama todos os seus filhos igualmente, e o que ela mais quer no mundo é vê-los unidos em afeição.

5. Revolver feridas da infância

Todos os pais cometem erros, não somos perfeitos. Talvez você tenha filhos pequenos que em alguns anos também “te apresentem a conta”. Certamente você ainda se lembra do que o magoou quando era pequeno, mas não há necessidade de voltar a isso repetidas vezes, principalmente sabendo que foi apenas um erro, que qualquer pai ou mãe pode cometer.

Certamente sua mãe sempre quis o melhor para você. Muitos pais, no desejo de criar seus filhos da melhor maneira, estão cometendo erros. Perdoe sua mãe e siga em frente. Tenha certeza de que ela nunca quis machucá-lo.

Advertisement

6. Não lhe agradecer

Agradecer é algo que você nunca deve esquecer. Embora os pais tenham a responsabilidade de cuidar de seus filhos e satisfazer suas necessidades, há muitas outras coisas que eles simplesmente fazem de coração.

Quando você não sente gratidão por sua mãe, ela se sentirá magoada, porque pensará que você não valoriza todo o amor que ela lhe deu ao longo dos anos. E mesmo que você tenha certeza de que é grato a ela, deixe-a saber disso.

Agradeça-a por todo o esforço em fazer aquela festa de aniversário ou aquela viagem, por todas as noites em claro ou pelo simples fato de que seus filhos sempre foram sua prioridade. Não espere por uma data especial. Agradeça todos os dias a Deus por tê-la em sua vida e agradeça à sua mãe por estar sempre com você.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 actitudes que lastiman profundamente a tu madre

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.