5 atitudes que podem destruir a sua confiança
Uma pessoa confiante tem muito mais facilidade de alcançar seus objetivos e viver mais feliz. Se você acredita que pode ser mais confiante, então veja estas 5 atitudes que podem destruir a sua confiança e elimine-as da sua vida.
Mariana Cruz de Assis Rocha
A nossa realidade é consequência das nossas atitudes e dos nossos pensamentos. Assim, se a sua situação atual não está exatamente como você deseja, é possível que sejam necessárias algumas mudanças de atitudes e pensamentos. Às vezes, nos momentos de desmotivação e angústias, nossa confiança é afetada e os problemas tomam uma proporção maior do que a real. Essa situação, por sua vez, gera um sentimento de impotência, nos causando dúvidas se conseguiremos reverter aquilo que mais nos incomoda.
Leia: Como exercitar a força do pensamento
É importante termos consciência de que somos inteiramente responsáveis pelas situações que nos cercam e que pequenas mudanças na nossa forma de pensar e agir podem trazer de volta a nossa confiança. Desenvolvendo a nossa confiança, resgatamos a nossa autoestima, nosso estilo de vida e nosso bem-estar.
Se nesse momento você precisa resgatar sua confiança e seu bem-estar, veja estas 5 atitudes que destroem sua confiança e adote uma nova postura para ter a vida que você deseja.
1. Cultivar pensamentos depreciativos
Quando as coisas não saem à maneira que planejamos não significa que isso aconteceu por nossa culpa. Se você deseja resgatar sua confiança, e, assim, traçar voos mais altos, não fique procurando seus defeitos e nem se faça de vítima da situação, mantenha seu foco sempre voltado para suas qualidades e lembre-se que pequenas atitudes trazem grandes mudanças. Não perca seu tempo sentindo-se vítima das circunstâncias, ao invés disso, faça de cada situação uma chance de crescimento.
2. Desistir no primeiro erro
Quando desistimos de um objetivo na primeira dificuldade que enfrentamos, o sentimento de frustação só aumenta. Por isso, quando você não conseguir o que deseja na primeira tentativa, insista. O erro pode ser uma oportunidade de aprender mais e deve servir como incentivo e não como obstáculo.
Leia: O poder de sua atitude perante os problemas
3. Não valorizar pequenas conquistas
Um passo importante para quem deseja reconquistar a confiança é saber curtir as pequenas conquistas. Claro que devemos ter metas ambiciosas, mas se o nosso foco ficar voltado apenas para as grandes conquistas a chance de nos frustrarmos é muito maior. Por isso, tenha sim, sua meta maior, aquela que você irá buscar em longo prazo. Mas não deixe de planejar pequenas metas e celebrar a cada conquista. Assim, quando cada desafio for vencido, você sairá ainda mais confiante para traçar novas metas e novas conquistas para a sua vida.
4. Preocupar-se com a opinião de outras pessoas
Não se preocupe com a opinião de outras pessoas. As suas atitudes devem estar de acordo com os seus pensamentos e convicções. As pessoas a nossa volta nem sempre vão conhecer nossas lutas, nossas dificuldades e nossos desejos. Por isso, aja de acordo com a sua vontade, sem esquecer o senso de justiça. Só assim você terá a consciência tranquila de ter feito o que era melhor para aquele momento.
5. Não cuidar de si
Quando não acreditamos no nosso potencial, a nossa vontade é de nos esconder do mundo. Não queremos ser o foco da atenção de ninguém porque achamos que não somos capazes de corresponder a qualquer expectativa, por isso, nos sabotamos e muitas vezes nem cuidamos de nós mesmas para não aparecer. Se você deseja recuperar sua confiança, comece se dando o valor que você merece. Faça coisas para se agradar, cuide da sua saúde, do seu bem-estar, sinta-se uma pessoa bonita. Quanto mais cuidados você dedicar a si mesmo, mais você irá entender o seu valor e se sentir confiante para vencer os obstáculos.
Leia: 7 sugestões para blindar a autoconfiança