5 benefícios que uma fé prática traz ao casamento quando marido e mulher andam de mãos dadas
Entenda de que forma a fé prática protege o casamento, produz mais união e fortalece o amor entre marido e mulher
Erika Strassburger
Ter uma fé prática é algo simplesmente reconfortante. Traz-nos paz de espírito em momentos difíceis, gratidão pelas coisas mais simples da vida, ajuda-nos a lidar melhor com momentos que, para muitos, podem ser insuportáveis. Ajuda-nos a valorizar aquilo que realmente merece a nossa atenção. Ajuda-nos a encarar a jornada mortal com esperança, ânimo e alegria, pois sabemos que a vida mortal é apenas um pontinho minúsculo na linha da eternidade.
Se somos casados, tudo o que queremos é que nosso cônjuge partilhe dessas bênçãos conosco. Há muitos benefícios que andar de mãos dadas na mesma fé traz para o casamento e à família. Abaixo estão apenas alguns:
1. Ter a mesma fé e os mesmos valores traz segurança ao casamento
Todos os ensinamentos e mandamentos de Deus são voltados ao fortalecimento de relacionamentos: seja com o próximo, com o cônjuge ou com o próprio Deus. Quando marido e mulher creem nas mesmas coisas e se esforçam para praticar o que aprendem, sentem-se tranquilos e seguros no casamento. Eles estão cientes de que precisam ser fiéis, precisam amar e respeitar um ao outro, entre outros.
2. Ir juntos à Igreja traz mais força espiritual e união
Poucas coisas são tão boas quanto ir à Igreja em família todas a semanas, ter um cônjuge que o acompanha, aprende o mesmo que você, serve ao Senhor como você serve. E quando chegam em casa, poder continuar falando daquilo que foi ensinado, mantendo no lar o doce espírito que sentiram na Igreja.
3. Orar juntos fortalece o amor do casal
Não sei como funciona nas outras religiões, mas na minha os casais são instruídos a orar juntos diariamente, pela manhã e antes de dormir. Os dois se ajoelham de mãos dadas na beira da cama e oram em voz alta, revezando-se cada vez que oram – quando a esposa ora pela manhã, o marido ora à noite. Enquanto um profere a oração, o outro apenas escuta, depositando toda a sua fé naquilo que está sendo dito. Nessa oração, entre outros pedidos e agradecimentos, marido e mulher expressam a Deus o amor que sentem um pelo outro, a gratidão que sentem por terem um ao outro. Fazem pedidos específicos pelo bem-estar um do outro. É um momento sublime, entre marido, mulher e Deus.
4. Estudar diariamente as escritura juntos é um escudo contra o mal e a tentação
O estudo diário das escrituras juntos, aliado à oração, fornece-nos a força espiritual diária que precisamos para encarar as provações e tentações do dia a dia. Todos os dias somos tentados a magoar, a brigar ou sermos infiéis a nossos cônjuges. Se estivermos em dia com o estudo das escrituras, torna-se bem mais fácil reconhecer que essas situações são, na verdade, tentações que podemos evitar.
5. Ter objetivos comuns torna mais fácil não perder o foco no casamento e na eternidade
Quando um casal crê nas mesmas coisas, suas metas pessoais e familiares conduzem ao mesmo objetivo final: ficar juntos para sempre. Então, independentemente das escolhas que fizerem – estudo, carreira, hobbies, diversão etc. – nenhuma delas será uma pedra de tropeço para a união conjugal e familiar. Se um dos dois receber uma proposta de emprego, por exemplo, ele ou ela irá avaliar o impacto que terá sobre seu casamento e sua família. E irá rejeitá-la se constatar que poderá afetá-los.
Leia: Devo me casar com alguém de outra fé? Aqui estão 5 pontos a considerar antes de tomar uma decisão
Somos seres falhos e esquecidos, precisamos ser relembrados constantemente de nossas responsabilidades para com Deus, com o cônjuge e a família. Ter uma fé prática faz-nos lembrar dessas responsabilidades, faz-nos querer consertar o que não está dando certo para que nosso relacionamento seja mais feliz. Faz com que sejamos mais humildes, admitindo nossos erros e pedindo perdão, algo que é tão essencial para uma relação duradoura. Faz-nos querer viver de forma a receber o galardão final ao lado de nossa família: a vida eterna.
Leia também: As 10 leis do casamento que todos deveriam seguir