5 chaves para evitar uma infidelidade conjugal

A infidelidade tem algumas causas que podem ser evitadas, então, compartilho algumas chaves para fortalecer seu relacionamento.

Adriana Acosta Bujan

Se existe amor verdadeiro entre um casal, poderíamos pensar que jamais existirá uma infidelidade. No entanto, essa situação é um problema que muitas vezes preocupa a muitos, apesar de estar uma relação estável. Nada está garantido, mas todos sabemos que compromisso é um assunto que diz respeito aos dois.

Infelizmente, há muitas causas pelas quais as pessoas decidem trair o parceiro. Uma delas é a falta de comunicação, quando ela não existe, os conflitos são frequentes e podem ocasionar a falta de confiança, que conduzirá a uma infidelidade e possivelmente a uma ruptura amorosa.

Infelizmente, seria uma afronta da minha parte dizer que as chaves que vou explicar a seguir são eficientes para todos os casais, porque cada relação é diferente; mas o que posso dizer é que, se você pensar nisso e puser em prática os conselhos, é possível que sua relação seja mais sólida e bem-sucedida para evitar uma possível traição.

Um amor indestrutível

Talvez as estatísticas sobre infidelidade possam assustar, já que o índice aumenta a cada dia; mas lembre-se de que existe uma diversidade de razões pelas quais uma relação não dá certo, e não é precisamente a infidelidade, pois para uma relação funcionar, há milhões de coisas que têm de ser tratadas.

Agora, veja quais são as chaves que o ajudarão a evitar a infidelidade e fazer com que sua relação seja cada dia mais estável:

Advertisement

1. Boa comunicação

Muitos conflitos se resolvem quando os casais sabem se comunicar. Isto significa que se deve ser autêntico, deve ser você mesmo quando falar com seu cônjuge; evite os sentimentos de ser julgado ou criticado; em poucas palavras, em seu relacionamento deve existir a liberdade de expressão.

Pare de inventar histórias irreais em sua mente e supor coisas que você não verificou, é melhor ter conversas com seu parceiro para evitar mal-entendidos e, assim, entrar em acordo para resolver qualquer conflito ou dúvida.

Você pode aplicar a comunicação positiva, é uma ferramenta que funciona quando você quer dizer ao seu parceiro algo que o preocupa ou incomoda. Por exemplo, quando seu parceiro faz algo que o irrita ou lhe causa dúvidas, comece com uma frase de amor, explique o seu desconforto e, no final, agradeça. Essa fórmula é muito eficaz para melhorar a comunicação.

2. Quebre a rotina

Muitas vezes, as responsabilidades e obrigações podem nos envolver em uma rotina cansativa, deixando de lado as diversões e distrações. O problema é que, se a sua relação seguir uma rotina constante, pode haver uma infidelidade.

Para evitar isso, ambos devem inovar, ser criativos e tentar romper com a monotonia. Lembre que a relação de casal deve ser cuidada e regada como se fosse uma planta para que se fortaleça. Dedique tempo do seu dia para estar com seu cônjuge, saiam juntos para compartilhar experiências significativas que construam boas lembranças.

Advertisement

Lembre-se de que nessa parte de quebrar a rotina pode-se incluir as surpresas e vários detalhes românticos. Tente passar muito tempo com seu cônjuge.

3. Fortaleça sua autoestima

Infelizmente, muitas vezes as pessoas não têm uma boa autoestima, e isso irá influenciar muito o relacionamento. Se você é uma pessoa insegura e com pouco amor-próprio, você pode deixar sua felicidade nas mãos do seu parceiro, o que seria um grande erro.

Por isso é necessário trabalhar em si mesmo, para não ter conflitos com seu par e evitar assim uma possível infidelidade. Pense desta forma: sua insegurança pode gerar ações de ciúme obsessivo, ou você pode até invadir a privacidade do cônjuge criando grandes brigas.

Se você é uma pessoa autoconfiante, por conseguinte, confiará plenamente no seu parceiro, uma vez que reconhecerá o próprio valor e importância.

4. Fortaleça o vínculo

As relações íntimas não são apenas ações que satisfazem as necessidades básicas dos seres humanos, mas atos de amor. Neste ponto é importante manter relações íntimas com o seu cônjuge de uma forma especial, fazendo com que suas almas se unam.

Advertisement

Volte a sentir a paixão em cada encontro, mantenha o contato físico em todo momento, beije intensamente, abrace forte, acaricie com doçura, expresse com seu olhar o que quiser dizer, desfrute, divirta-se e entregue seu coração.

5. Objetivos e sonhos partilhados

Todos temos metas na vida, mas quando as partilhamos com o nosso cônjuge e trabalhamos em conjunto para as conquistar, é possível que se possa evitar uma infidelidade. Nunca deixe de ter projetos de vida e uma motivação a seguir, isso os unirá e fortalecerá.

Seja uma pessoa empática, ajude quando for necessário, apoie e guie seu cônjuge. Torne-se a pessoa que sempre está presente nos bons e maus momentos, a que compreende, a que oferece soluções, luta e não se dá por vencida.

Trabalhem em conjunto, sonhem grande e sejam persistentes. Tornem-se uma equipe para conquistar seus objetivos.

Quando existe respeito, confiança, compromisso e amor entre o casal, não há por que pensar em uma possível infidelidade. Tenha em mente que ambos são maduros o suficiente e sabem o que querem, confie em si e no seu marido ou mulher, trabalhem em conjunto e lembre-se sempre de ser você mesmo(a). Esse é o segredo para ter uma relação bem-sucedida.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 Claves para evitar una infidelidad de pareja

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.