5 coisas a saber quando contratar um empreiteiro
Basta encerrar um ano e começar outro para que as pessoas se animem a renovar a casa. Mas para que o sonho não se torne pesadelo atente-se para alguns detalhes.
Beth Proenca Bonilha
Construir a casa, reformar ou ampliar a que se mora é o sonho de muitos casais e famílias. Mas quando a obra começa, o sonho pode se transformar em pesadelo para muitos.
Segundo pesquisas, em 2011 a área da construção civil teve seu melhor momento, vindo a cair mais tarde, mas ainda em pauta.
Mas o que cresce também são as reclamações, pois com esse crescimento todo na área, falta qualidade, mão de obra especializada, profissionais que sejam honestos na hora de cumprir com o acordo firmado.
Para que a o sonho não vire pesadelo, as palavras de ordem são: planejamento e pesquisa nas seguintes áreas:
Procure profissionais com referência no mercado,
preferencialmente uma empreiteira que será responsável pelos encargos trabalhistas dos profissionais envolvidos na obra. Profissionais autônomos sem um responsável legal à frente podem causar problemas trabalhistas futuros.
Faça um planejamento
do que pretende realizar e pesquise pelo menos três empreiteiras diferentes que sejam do mesmo padrão e com referência, preferencialmente procure conhecer obras já entregues. Se preferir um autônomo, tenha certeza de coletar referências e verificar outras construções ou reformas por ele feitas.
Não se esqueça do contrato
Ele deve ser detalhado com relação aos serviços que deverão ser prestados, de preferência para que o preço e prazo de entrega sejam fixos. Prefira também que os pagamentos sejam acordados conforme cada etapa realizada.
Combine e registre em contrato o pagamento
da última parcela para somente após a entrega do serviço.
acompanhamento
Um dos passos mais importantes na obra é o acompanhamento, mesmo sendo uma empreiteira ou autônomo de renome e com boas indicações, somente você poderá aprovar se realmente as etapas contratadas estão sendo cumpridas, principalmente na qualidade, segurança e boa utilização do material para que não haja desperdícios.
Acredite que possa realizar seu sonho. Mas lembre-se, para que não seja um pesadelo, boa parte das ações deve partir de seu compromisso e disposição em planejar, pesquisar e acompanhar todo o processo.