5 coisas de que as crianças não gostam e que você deveria parar de fazer
Saiba quais coisas você faz, mesmo que não pareçam ruins, que deixam seus filhos tristes.
Adriana Acosta Bujan
Você se lembra de quais coisas seus pais faziam de que você não gostava quando era criança? Você com certeza está se lembrando de alguma situação agora.
Por exemplo, a primeira coisa que me veio à mente foram aquelas vezes em que meus pais apertavam minhas bochechas para me dizer que eu era uma menina bonita. Isso era muito desagradável para mim. Ou quando me obrigavam a comer legumes e eu não podia me levantar da mesa até terminar de comê-los.
Talvez meus pais e os seus tivessem motivos convincentes para fazer certas coisas de que não gostávamos, porque era a maneira deles de nos criar e nos fazer entender. Porém, às vezes os pais cometem erros na forma de educar os filhos, já que a criação de filhos não é uma ciência que se estuda, mas se aprende com lições de vida, opiniões, conselhos etc.
Às vezes, os erros que os pais cometem ao criar os filhos podem gerar consequências irreversíveis para eles, afetando sua autoestima, e autoconfiança. Por essa razão devemos levar em consideração o seguinte:
Coisas que as crianças não gostam
1. Que fale com eles com muito carinho na frente de amigos
Nossos filhos são divinos, lindos, maravilhosos, e amamos mil vezes lembrá-los de que são nossos queridinhos. Mas quando estiverem brincando com os amigos, evite dizer a eles frases muito carinhosas e inadequadas para o momento, pois é muito provável que isso lhes cause embaraço e talvez seja motivo de bullying contra ele na escola, pois você sabe bem como algumas crianças podem ser cruéis e provocativas.
Então, agora que já sabe, diga a seus filhos o que quiser, mas quando estiver com sua família, em particular, e não na frente de amigos.
2. Que não os leve em consideração
Lembre-se de que a opinião de seus filhos é valiosa, independentemente da idade deles. Portanto, leve-a em consideração. As crianças não gostam que suas ideias, conversas e opiniões sejam ignoradas pelos pais.
Se o fizer, é provável que não se sintam amados, mas desrespeitados, deslocados, não se sentindo parte de um grupo. O fato de simplesmente não serem levados em consideração pode prejudicar seu amor-próprio e autoconfiança,
3. De não ter o próprio espaço
Quando as crianças não têm o próprio espaço, acabam sendo repreendidas por tudo o que fazem. Pense comigo, se elas estão brincando na sala e acabam riscando a mesa, quebrando um objeto ou afrouxando uma cadeira etc., você irá repreendê-las.
Toda criança precisa ter seu espaço, um lugar que a faça se sentir amada, especial; onde possa espalhar os brinquedos no chão e passar horas e horas se divertindo, sem que ninguém a incomode ou repreenda. Seus filhos precisam desse lugar especial que os identifique e os faça se sentirem parte da família.
4. Que grite com eles ou use violência física
Infelizmente, ainda existem pais que se comunicam com seus filhos por meio de gritos e surras ocasionais. Na concepção deles, essa é a melhor forma de educá-los, pois foram padrões que aprenderam na infância.
No entanto, é imprescindível que aprendam outras formas de educar os filhos, pois apelar para a violência física e psicológica pode trazer consequências irreversíveis para a sua vida.
Nenhuma criança gosta de que seus pais percam o controle das emoções, pois se tornam violentos, e isso é muito assustador para ela.
5. Que fique entediado quando está com elas
A vida dos pais nem sempre é a mais divertida do mundo, pois há várias obrigações e responsabilidades que devem ser cumpridas em prol do bem-estar da família.
Essas obrigações drenam a energia e a vitalidade de muitos pais, por isso eles só pensam em chegar em casa para descansar e dormir. Porém, as crianças não gostam de brincar sozinhas, então vão sempre pedir que os pais brinquem com elas sem acharem isso entediante.
Agora já sabe, os filhos não gostam de que os pais façam essas coisas; então evite-as a todo custo. Caso contrário, você estará contribuindo para que desenvolvam medo, baixa autoestima, desconfiança e traumas emocionais.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 5 cosas que no les gustan a los niños y que deberías dejar de hacer