5 coisas muito melhores que a tecnologia na educação de seus filhos
Usar um computador, navegar na internet e se comunicar em inglês são prioridades, mas você sabia que existem habilidades ainda mais importantes?
Emma E. Sánchez
Educamos nossos filhos em casa para que possam aprender as habilidades necessárias para se desenvolverem na sociedade, e os enviamos à escola para que aprendam a sobreviver nela.
Nunca antes se havia vivido o fenômeno de educar uma nova geração para um mundo desconhecido para nós. A tecnologia, a globalização e o rápido movimento da informação nos forçaram a mudar as ideias que tínhamos sobre a educação e formação de nossos filhos.
A cada dia as escolas nos fazem novas propostas educacionais que, aparentemente, serão a resposta a todas as nossas dúvidas e que deixarão nossas crianças prontas para o sucesso quando atingirem a idade produtiva.
Continuamos reprovando na língua inglesa
O desafio deste milênio não mudou o que já sabíamos há duas gerações: uma pessoa deve ser capaz de se comunicar confortavelmente; isto é, ler, escrever e não apenas compreender ou falar, na sua língua materna e em inglês. Estudar uma terceira ou quarta língua é bom, mas não é uma prioridade se você ainda não domina o inglês.
Haverá êxito no aprendizado e domínio quando se ensinar na infância e praticar ao longo da vida. E, cá para nós, gostemos ou não, essa língua precisa ser aprendida, quer consideremos fácil ou muito difícil.
Muitas pessoas continuam sem ter, manter ou ser promovido em um emprego por não entenderem, não falarem fluentemente ou acharem impossível escrever nesse idioma.
A teoria e a prática
Podemos ensinar muito às crianças em sala de aula, mas se isso não for aplicado à sua realidade, nunca terá sentido para elas e logo vão esquecer.
Ajude seu filho a usar o conhecimento que aprendeu na escola: adicione, multiplique e resolva problemas práticos em casa; faça orçamentos e aplique os princípios da química e toda a ciência em casa.
Nos dias de hoje, as crianças têm muitos conceitos em mente, mas pouca aplicação em sua inteligência.
As verdadeiras habilidades a serem desenvolvidas
Autoaprendizado
É vital! Uma pessoa que assume a responsabilidade pelo próprio aprendizado nunca encontrará uma porta fechada, sempre terá meios de aprender, de se capacitar, de resolver os problemas que surgirem.
A tecnologia de hoje nos permite conectar-nos ao outro lado do mundo para aprender o que quisermos e quando quisermos, mas se não tivermos a capacidade do autoestudo, nunca poderemos aproveitar essas grandes oportunidades de aprendizado.
Resiliência
Estamos criando gerações cada vez mais fracas, intolerantes e dependentes da proteção de seus pais. São crianças que não tiveram necessidade de se esforçar, que nasceram em lares onde todas as suas necessidades são muitas vezes satisfeitas antes mesmo de quererem qualquer coisa.
Se você quer que seu filho sobreviva neste novo mundo, ajude-o a aprender a lidar com a frustração e o fracasso.
Consciência de bem pessoal e bem comum
Ou seja, que nossos filhos possam se cuidar e tomar decisões corretas e saudáveis, para si mesmos e para aqueles ao seu redor.
Exercitar-se e ter uma alimentação saudável enquanto são pequenos pode soar estranho. No entanto, a obesidade e doenças degenerativas estão aparecendo em crianças cada vez mais jovens.
A pornografia, o abuso de álcool e outras drogas fazem cair mais jovens a cada ano. A violência dentro das escolas tornou-se um problema social muito difícil de ser controlado.
O respeito pelo próprio corpo, pela natureza e pelo bem comum são habilidades que farão a diferença na vida futura de nossos filhos. Portanto, temos muito o que fazer, não é mesmo?
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 cosas mucho mejores que la tecnología en la educación de tus hijos