5 coisas que aprendemos dos filhos ao longo da vida
Nossos filhos nos ensinam muitas coisas mesmo em sua pouca idade. Descubra quantas lições valiosas podem lhe ensinar e transformar sua vida.
Adriana Acosta Bujan
Uma das mais belas experiências que podemos experimentar como mães é sentir o amor incondicional que damos e recebemos de nossos filhos. O amor por eles é como uma conexão mágica difícil de explicar em palavras.
É uma questão de sentir o mesmo que eles, de viver, explorar, temer, se entregar e se comprometer, como se tivéssemos a oportunidade de ter duas ou mais vidas ao mesmo tempo.
Sim, a criação de filhos não é nada simples, apesar do grande amor que sentimos pelos filhos. É um caminho cheio de preocupações, de temores e angústias, tudo para vê-los felizes, no entanto, tudo o que sentimos tem uma recompensa e uma grande satisfação pessoal no futuro.
É claro que existem muitas coisas que desejamos que nossos filhos aprendam de nós para que seu caminho até a felicidade seja bem-sucedido. No entanto, a aprendizagem é mútua, ou seja, muitas vezes eles nos dão grandes lições que vidas que nos deixam refletindo e nos fazem amadurecer apesar de sua pouca idade e experiência.
Por isso, é preciso dar uma pausa e pensar para compreender e adaptar essas lições de vida que os filhos nos dão, para sermos melhores pessoas a cada dia.
Uma lição para as mães
“Logo tudo passará”, dizia meu filho quando tinha 6 anos de idade. Enquanto me dizia isso, acariciava uma e outra vez meus cabelos e me abraçava. Esse momento foi especial para mim, já que ele não compreendia a dor que eu estava passando. No entanto, sua frase ficou cravada em meu ser, e depois de um tempo, aprendi que meu filho tinha razão.
Assim como eu, com certeza você também tem suas experiências para contar, esses momentos que lhe deslumbram na mente e no coração e que lhe fazem sentir a menos capaz no mundo, de dar lições de vida.
É por isso que vou compartilhar com você algumas lições que os filhos nos ensinam, para que tenha em mente qu,e com sua inocência e inexperiência, são capazes de fazer-nos mudar e modificar nossos erros.
1. Ser o que se é
Sem dúvida, esta é uma lição que os pais ensinam aos filhos com grande frequência. Como mães, desejamos que eles sejam eles mesmos sem medo do que os outros dirão ou de serem julgados. Mas, nossos filhos também nos ensinam essa lição quando se mostram autênticos na infância.
As crianças não têm medo de ser o que querem ser, são birrentas, travessas, atrevidas, exploradoras e nunca desistem de ter aquilo que querem. Mostram-se com seus defeitos e virtudes, sem ocultar nada.
Assim como elas, devemos aprender a ser autênticas, a amar-nos como somos, sem mudar nada de nossa essência e personalidade. Agradar aos outros, buscar um elogio e aceitação, pode mudá-la por completo, o que, ao final, irá fazê-la sentir insatisfação e tristeza por não poder ser você mesma.
2. Desfrutar os momentos
Como adultos, muitas vezes temos os pensamentos em milhões de coisas, entre as obrigações, responsabilidades, economia, saúde, entre outras coisas. Deixamos de aproveitar os momentos únicos que se vive no aqui e no agora.
Os filhos nos ensinam a viver e aproveitar cada momento de nossa vida, eles sempre transformam qualquer momento em algo especial, divertido e cheio de aprendizagem. São agradecidos, tagarelas, criativos e sabem ser felizes com o que têm. Eles não pensam no futuro nem no passado, só vivem seu dia a dia.
3. O rancor não é para sempre
Uma das coisas que devemos admirar e aprender das crianças é sua grande capacidade de perdoar e esquecer. Talvez possam reagir com certa mágoa e raiva quando se sentem agredidas por outros. No entanto, esses sentimentos são esquecidos em pouco minutos, pois se reconciliam em seguida e seguem brincando felizes da vida.
Está justamente aí a lição de vida que nós, adultos, devemos aprender, a deixar o rancor e os sentimentos negativos que os outros causam em nós para seguir com a vida e aprender a perdoar.
4. Seguir adiante
Quando as coisas não saem como esperamos, é muito fácil nos sentirmos derrotados. Essa lição que os filhos nos ensinam é que, precisamente, devemos continuar repetidas vezes tentando alcançar nossos sonhos, já que eles sempre fazem assim.
Para eles, não há limites, não existem obstáculos e tudo o que querem conseguem obter, sempre e o quanto sejam perseverantes.
Nós devemos adotar essa lição e aplicá-la em nossas vidas, seguir conquistando nossos sonhos é algo que nos manterá ocupadas e cheios de esperança.
5. Ser corajosos
Esta é uma palavra que sempre dizemos a nossos filhos quando eles sentem medo, dúvidas ou inseguranças. Mas, muitas vezes não a aplicamos em nossa própria vida e não acreditamos ser tão valentes ou fortes.
A diferença é que os filhos sim, acreditam ser valentes, e por isso é que conseguem superar seus medos facilmente. Devemos aprender que temos a capacidade e a força interior que nos farão invencíveis, fortes, resistentes a tudo o que nos cause dor, mal-estar ou nos afete.
As crianças podem ensinar-nos muitas lições de vida, por isso devemos estar atentos para aplicar essas aprendizagens em nosso dia a dia. Nunca devemos subestimá-las por sua pouca idade ou por sua falta de maturidade. Você muitas vezes se surpreenderá com o quanto elas têm para ensinar aos adultos.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 cosas que aprendemos de los hijos a lo largo de la vida