5 coisas que fazem um casamento continuar sendo cor-de-rosa
Seu casamento pode permanecer cor-de-rosa como no início. Reflita sobre essas dicas e coloque-as em prática.
Adriana Acosta Bujan
O casamento é um dos compromissos mais lindos já feitos. A expectativa ao vislumbrar uma vida longa junto com o ser amado, sentindo-se protegida, segura e especial, faz com que qualquer pessoa pense que a vida com o cônjuge será sempre cor-de-rosa.
No início de todo relacionamento é natural que tudo corra às mil maravilhas, pois é a fase em que a paixão transborda, sonhos são compartilhados e é criado um vínculo poderoso chamado amor verdadeiro.
Com o passar dos anos de casamento, tudo muda; a paixão vai minguando simplesmente porque o casal entra em uma rotina cheia de responsabilidades e obrigações. Talvez a família cresça quando os filhos chegam e as metas são alcançadas, o que faz com que o amor seja mais sólido e forte a cada dia.
Apesar de se sentir completamente feliz com o cônjuge e com a vida que conquistaram juntos, sempre haverá adversidades a serem superadas para que o casamento continue cor-de-rosa.
Um “eu te amo“, acordar com o cônjuge, tomar o desjejum juntos e partilhar momentos de qualidade não é o suficiente para manter o amor vivo. A relação requer mais do que do que demonstrações de afeto, é muito mais complexo. Em outras palavras, para que o casamento seja sempre como você imaginou no princípio, “cor-de-rosa”, há muitos aspectos que você deve levar em consideração.
O caminho para o verdadeiro compromisso
Comprometer-se com seu parceiro não é apenas assinar alguns papéis e morar juntos. É muito mais! É estar presente nos bons e nos maus momentos, antecipar-se às necessidades do outro, resolver os problemas juntos, comunicar-se de forma assertiva, aliviar fardos e sendo empático. Ou seja, ter um compromisso é aprender um com o outro e motivar-se para realmente se sentir completo.
Para garantir que o amor verdadeiro tenha raízes fortes em seu casamento, considere as seguintes dicas:
1. Um espaço para respirar
Sabemos que as relações sociais são um tanto complicadas; já que todos nós pensamos, agimos e temos interesses diferentes na vida. Agora, em um casamento acontece a mesma coisa. Embora o conceito de casal esteja relacionado a dois indivíduos, no casamento é diferente, pois ambos são pessoas totalmente individuais e independentes, que têm ideias, costumes e objetivos pessoais.
Por isso, embora você queira fazer tudo com seu cônjuge, deve pensar que ele também precisa de um espaço para conquistar seus próprios sonhos. É importante que em cada relacionamento seja proporcionado um espaço de privacidade, isso os tornará mais unidos do que nunca. Ao fazer isso, vocês dois se sentirão satisfeitos e completos consigo mesmos.
2. Não tente mudá-lo
É comum, na convivência a dois, que haja vários comportamentos ou atitudes que o incomodam ou desagradam e, no fundo do seu coração, você quer que ele mude para que vocês possam ter um relacionamento melhor.
Porém, o verdadeiro amor não é mudar o parceiro, mas aceitá-lo como é, com todos os seus defeitos e virtudes, com suas concepções, manias ou maus hábitos. Você não deve intervir e lutar para mudar o seu cônjuge, mas aceitá-lo, ser mais tolerante e paciente. No final, ele ou ela mudará sem ter que ser lembrado(a), dará o passo inicial por conta própria.
3. Um futuro incerto
Todos nós temos planos para o futuro; é normal. No entanto, alguns casais esquecem-se de viver e desfrutar o presente com o único propósito de garantir um futuro de bem-estar à família. Se você quer que seu casamento seja cor-de-rosa, não pense apenas no futuro, mas aprenda a aproveitar cada momento, cada dia e cada instante com seu cônjuge. Ou seja, viva o aqui e agora.
Reserve um tempo para construir experiências significativas com seu marido ou mulher, aquelas experiências que são guardadas no coração, na memória e no passado. Viva cada dia como se fosse o último, assim poderá valorizar tudo o que tem.
4. Não dê lugar a suposições
Um dos erros mais comuns em todos os casais é presumir o que ele ou ela pensa sem primeiro perguntar. Se você parasse de presumir o que seu parceiro quer, pensa ou sente, seus conflitos ou discussões desapareceriam completamente. Aprenda a ouvir e a tentar entender seu parceiro além do que suas palavras dizem, assim você será mais empático e descobrirá as razões de seus comportamentos ou atitudes.
Seja a pessoa que toma a iniciativa para conversar para ter uma boa comunicação, deixe seu cônjuge se expressar com total liberdade, confiança e segurança; evite julgar e reclamar quando algo não parecer certo para você; apenas ouça.
5. Motivação, um segredo para ser melhor
Todos os casais devem manter a motivação viva de uma forma ou de outra. Os objetivos mudam e os sonhos que se tinha no início podem ser diferentes. Por isso, vocês devem encontrar uma maneira de motivar um ao outro para se sentirem plenamente felizes; para que que possam lutar juntos diante de cada adversidade.
O que motiva você? Qual é o seu objetivo? O que você deseja alcançar? Essas são perguntas que podem ser respondidas em conjunto para andarem no mesmo caminho.
Seu casamento pode continuar sendo cor-de-rosa quando você coloca essas dicas em prática. Lembre-se de que o amor é como uma planta que deve ser regada diariamente para crescer forte. Por isso, valorize e dedique-se a desfrutar ao máximo seu relacionamento agora, como se fosse o último dia de sua vida.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 cosas para que un matrimonio siga siendo color de rosa