5 coisas que pais gostariam de encontrar quando chegam em casa
Chegar em casa depois de um dia cansativo e encontrar algumas destas coisas pode deixar os pais de muito bom humor.
Michele Coronetti
Para aqueles pais que trabalham fora ou mesmo para os que saem por algum motivo e certamente retornarão existem alguns sonhos em comum. Sonhos que não são impossíveis.
Aqui listamos cinco coisas que os pais com certeza gostariam de encontrar ao retornar ao lar:
1. Abraços
Para quem está em casa, parar o que está fazendo pode parecer meio chato. Mas para quem chega este contato é importante. O dia se passou, muitas situações foram resolvidas e agora pais podem estar de volta ao lar junto das pessoas que mais ama no mundo.
Algumas dicas de como conquistar isso
Chegue com alegria. Sorria e conquiste os olhares dos familiares. Abra os braços e receba o carinho.
Deixe as preocupações de lado por um instante e dispenda um tempo para conversar, perguntar sobre o dia de quem já está em casa. Abrace e demonstre seu amor.
Leia: Dez motivos para abraçar mais sua família
2. Tarefas escolares em dia
A maior parte das lições podem ser realizadas antes dos pais chegarem, o que ajuda no entendimento, aprendizado e responsabilidade das crianças e adolescentes. Alguma coisa pode ficar para ser debatida com os pais, o que é muito positivo, mas não todas as tarefas.
Algumas dicas de como conseguir isso
Ao chegar em casa pergunte como foi a escola. Eles lembrarão se a lição foi feita ou se esqueceram. Ensine a importância de fazer as tarefas escolares antes de você chegar e assim ter mais tempo para fazerem outras coisas juntos.
Sempre acompanhe o desenvolvimento escolar olhando cadernos, reconhecendo a dedicação, corrigindo algo que precisa melhorar. Elogie sempre que as tarefas já estiverem prontas.
Ao pedirem por ajuda em alguma lição, tenha paciência e dê a atenção necessária. Se o momento for ruim explique que precisa fazer algo importante antes, mas que já lhe dará atenção. E não esqueça de cumprir a promessa.
Leia: 7 truques para ajudar os filhos a terem sucesso na escola
3. Pia limpa
Nada mais frustrante que chegar em casa e ter louça suja na pia. Parece que os filhos só sabem sujar louça após louça. Preparar um jantar acaba sendo adiado para dar lugar a esta tarefa desagradável para a maioria das pessoas.
Algumas dicas de como acabar com isso
Faça uma tabela dos dias e horários que a louça deve ser lavada. Estas tarefas domésticas podem ser remuneradas ou obrigatórias antes de jogos e outras diversões.
Cada um tem sua própria louça e não pode usar a do outro. Quando sujar um copo, se quiser usar em outra ocasião, terá que lavar.
Converse com os membros da família sobre o assunto. Explique que é muito mais fácil chegar em casa e, com a pia livre, preparar um bom e animado jantar. Eles entenderão e desejarão ajudar.
4. Ambiente organizado
Ninguém gosta de entrar em um ambiente pesado com a falta de organização. Chegando cansado torna tudo pior ainda. Às vezes nem é possível chegar ao outro cômodo por causa da bagunça.
Algumas dicas de como melhorar isso
Ensine os filhos sobre a importância de guardar após o uso. Pegar um brinquedo, depois outro, e mais um não é uma boa ideia. Crianças que se acostumam a guardar os brinquedos à medida que usam são mais felizes e seguras.
Enquanto recolhe os brinquedos ou outras coisas do chão com seu filho, explique que é muito importante que as coisas estejam organizadas antes do horário da sua chegada para que você possa dar um bom andamento nas outras tarefas.
Leia: Você não me disse que eu tinha tarefas: 10 dicas para conseguir as tarefas feitas!
5. Comunicação
Nada melhor para relaxar de mais um dia estressante que estar com as pessoas que amamos e conversar alegremente com elas. E para que esse hábito comece não é necessário muito esforço.
Algumas dicas de como promover isso
Reúna a família com algo que todo mundo gosta como um jantar e solte a língua. Faça perguntas e comente com alegria e interesse.
Familiares silenciosos podem ser contaminados com o bichinho da comunicação. Comente assuntos do interesse deles, e logo eles estarão envolvidos e mais falantes.
Leia: A comunicação para o entendimento
Um lar perfeito provavelmente não existe, mas um lar agradável com certeza é possível. Com um pouco de esforço de todos os familiares e sempre com muito amor, voltar para casa será ainda muito melhor.