5 coisas que seu casamento precisa todos os dias
Sempre busque dar ao seu cônjuge o melhor de si mesmo, não o que sobrou depois de ter dado o seu melhor para os outros.
Dave Willis
Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis, reproduzido aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.
“Algum dia” é uma expressão comum no casamento. Dizemos coisas como: “Algum dia, vamos à Europa. Algum dia vamos fazer um retiro de casamento. Algum dia vamos pagar a nossa casa.”
Essas metas “algum dia” são boas, mas há cinco coisas em seu casamento que não podem esperar para “algum dia” serem feitas. Elas precisam acontecer todos os dias. Um dia, em seu casamento, sem todas as cinco é um dia muito longo.
Essas são elas – não necessariamente nesta ordem…
1. Consideração
A consideração é um combustível que mantém um casamento forte. A maioria de nós se saiu bem em mostrar consideração todos os dias durante a fase de namoro, mas à medida que o casamento continua, esta pode desaparecer (o que é mortal para um casamento). Não caia na armadilha de considerar mais os colegas de trabalho e estranhos durante todo o dia e dar o que sobra para seu cônjuge.
Sempre busque dar ao seu cônjuge o melhor de si mesmo, não o que sobrou depois de ter dado o seu melhor para os outros.
2. Respeito
Um casamento não pode sobreviver sem respeito. Meus artigos sobre as 7 maneiras que uma esposa precisa do respeito de seu marido e também as 7 maneiras que um marido precisa do respeito de sua esposa apontam caminhos práticos para mostrar respeito diariamente um ao outro.
Grandes casamentos não acontecem por sorte ou por acidente. Eles são o resultado de um investimento de tempo consistente, reflexão, perdão, afeto, oração, respeito mútuo e um compromisso sólido entre marido e mulher.
3. Carinho
Estou falando de muito mais do que apenas sexo aqui (embora o sexo seja muito importante no casamento). Todos os dias, vocês devem se tocar. Deem-se as mãos, afaguem um ao outro, faça uma massagem nos pés, abracem. Esses toques quentes são uma maneira diária de aproximar seus corações.
Briguem menos, abracem-se mais. Exijam menos, sirvam mais. Menos mensagens, mais diálogo. Critiquem menos, encorajem mais. Preocupem-se menos, orem mais. A cada novo dia, encontrem novas maneiras de amar um ao outro ainda mais.
4. Incentivo
Seja o maior incentivador de seu cônjuge; não seu maior crítico. Seja aquele que enxuga suas lágrimas; não quem as provoca! Encorajem um ao outro todos os dias.
O seu cônjuge é a única pessoa que o vê em seus piores momentos, que sente o seu hálito matinal, suporta seus parentes loucos, seus hábitos estranhos e ainda o ama mais do que ninguém na terra.
5. Parceria
Quando sentir que você e seu cônjuge estão fazendo suas coisas separadamente em vez de operarem como uma equipe unificada, alguns reajustes imediatos devem ser feitos. O casamento é um compromisso vitalício de parceria diária.
O marido e a mulher devem ser como duas asas do mesmo pássaro. Eles devem trabalhar juntos ou o casamento nunca vai sair do chão.
Leia também: 4 razões para sempre ouvir o que sua esposa diz