5 coisas que toda mulher que quer ter outro filho deve fazer
Você está pronta para ter outro filho? Avalie por meio dessas 5 coisas se chegou a sua hora!
Evelise Toporoski
Se vocês já experimentaram como é ter um filho, entenderam os papéis da mãe e do pai, mas sentem que a família pode ficar ainda melhor se vier mais um, pode ser que tenha chegado a hora de planejar a vinda da cegonha novamente na sua casa!
No Brasil, é comum as famílias terem mais de um filho, mas não passa muito disso! Segundo o IBGE, a média de filhos nos lares brasileiros é de 1,59. Entre os 20% mais pobres, a média é de 2,15.
Isso é uma média das famílias brasileiras, não quer dizer que você não possa ter o terceiro, quarto ou quinto filho se quiser!
Mas, é importante haver um planejamento para que este momento seja de muita felicidade para todos. Leve em consideração alguns aspectos importantes para a chegada do próximo filho, como:
1. Cuidar da saúde
Ao decidir por uma nova gestação, a mulher pode consultar seu ginecologista e pedir uma série de exames pré-concepcionais para evitar riscos para a mãe ou o bebê.
Alguns dos exames são hemograma, glicemia, rubéola, toxoplasmose, sífilis, HIV, HPV e outros que o especialista julgar necessário.
2. Fazer um planejamento financeiro
Ter um filho é trazer ainda mais amor para a família, mas você já deve saber como eles também trazem mais gastos. Por isso, é importante ter em mente que o orçamento vai ficar um pouco mais apertado com a chegada do novo membro da família. Vocês vão precisar abrir mão de algumas coisas e espaços da casa para ele.
Afinal, não é só quando nasce, mas pelos próximos anos mais uma “pessoinha” dependerá dos pais para sua alimentação, vestuário, educação e lazer.
3. Ter tempo
Você sabe melhor que ninguém como é bom estar presente na vida dos filhos, acompanhar seus primeiros passos, palavras e dentinhos que nascem. Para isso, é necessário passar um tempo com eles.
Um filho exige acima de tudo dedicação e tempo. Um tempo de qualidade com carinho, amor e firmeza, quando necessário. Por isso, pense em seu planejamento para o próximo filho quanto tempo vocês terão disponível para ele.
4. Estabilidade amorosa
A decisão de ter mais um filho tem que partir do pai e da mãe do futuro bebê. Ambos têm que estar dispostos a se amarem, respeitarem e criarem os filhos em um ambiente saudável.
Se o casal passa por problemas sérios de relacionamento, um filho não trará a solução desses problemas, mas pode gerar ainda mais conflitos. E quem mais sofrerá com esta decisão pode ainda nem ter nascido.
5. Responsabilidade e maturidade
Ter um filho é uma responsabilidade para a vida toda. Terá alguém nesse mundo que dependerá de você e de suas decisões 24 horas por dia. Tudo o que você fizer depois do nascimento dele não reflete só em sua vida, mas na dele também.
Por isso, tenha um filho para abraçar esta responsabilidade e estar pronto para receber todo o amor desse mundo de volta.
Não tenha um filho se não for para desempenhar da melhor maneira possível seu papel de mãe ou pai.